teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Perfil

Francisco Rolfsen Belda, ou Tico. Formado em jornalismo pela PUC-Campinas, em 1999, venho atuando desde então como jornalista, gestor, pesquisador e professor universitário em áreas relacionadas a comunicação, ciência e novas tecnologias. Atualmente, sou professor de Jornalismo na Unesp e professor visitante na Brandeis University, em Massachussets, nos Estados Unidos.

Fui repórter do jornal “Correio Popular”, em Campinas, entre 1999 e 2001, e colaborei com algumas publicações, com textos publicados no Jornal da Unicamp, no caderno Mais! da “Folha de S. Paulo”, no caderno de Economia de “O Estado de S. Paulo”, nas revistas “Exame PME”, da Editora Abril, e “DNA”, do Hospital São Luiz, e no suplemento “Terramérica”, ligado ao PNUD-ONU.

Em 2003, concluí o mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Em 2009, defendi tese de doutorado em Engenharia de Produção pela EESC-USP, sobre modelagem de programas educativos para televisão digital. Na USP, fui também diretor editorial da Agência Multimídia de Educação e Comunicação Científica, do IEASC, que publica o portal “CiênciaWeb“.

Na Unesp de Bauru, atuo, desde janeiro de 2011, como docente do Programa de Pós-Graduação em TV Digital (hoje, Mídia e Tecnologia) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) e colaboro com o Lecotec. Em dezembro de 2012, assumi, por concurso público, o cargo de professor efetivo do Departamento de Comunicação Social (DCSO) da FAAC-Unesp, onde sou responsável pela disciplina de Planejamento Gráfico-Editorial e coordenador do curso de Jornalismo (2013-2015). No PPGMiT, sou atualmente vice-coordenador do curso de Doutorado e membro do conselho do curso de Mestrado Profissional.

Fundei, em 2005, em sociedade com meu irmão, Carlos Henrique, o Caê, a Editora Casa da Árvore, especializada em difusão científica e cultural, com trabalhos prestados ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, à Fundação Parque de Alta Tecnologia São Carlos, ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), entre outras instituições de ciência e tecnologia.

A editora também possui centenas de músicas registradas e algumas dezenas delas gravadas, em álbuns como o da Gafieira São Paulo, com direção musical do Caê, que venceu o Prêmio da Música Popular Brasileira de 2011 na categoria “melhor disco de samba”, em 2012 lançou seu primeiro trabalho solo, Estação Sé, e em 2016 trouxe à cena o fantástico A Nave de Odé.

Em agosto de 2009, assumi a gerência de Internet do Jornal Tribuna Impressa e coordenei a criação do portal Araraquara.com, com diversos canais de informação e serviço. Já no primeiro mês, o portal registrou mais de 10 mil visitantes únicos por dia, chegando a cerca de 20 mil visitantes/dia e mais de 2,2 milhões de pageviews mensais um ano após seu lançamento.

Em junho de 2010, passei ao cargo de diretor da empresa, com a missão de manter a qualidade editorial e criar novos produtos e serviços de comunicação impressa e digital. Deixei o cargo em agosto de 2011, após a assessorar o processo de venda do jornal ao Grupo EPTV, emissora afiliada à Rede Globo. Desde então, venho atuando como consultor em mídia digital para o grupo, especialmente na Tribuna, onde assino uma coluna às quintas-feiras. Participo, também, como colaborador, de um novo negócio de tecnologia educacional, o Conecta Mundo.

Atuei, ainda, como professor convidado de Metodologia de Pesquisa na Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL), ministrei, entre outras, as disciplinas de Jornalismo Científico e Laboratório de Tecnologias Digitais do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e de Novas Tecnologias Digitais na Barão de Mauá, em Ribeirão Preto. Até 2006, lecionei Jornalismo Especializado e Planejamento da Comunicação Jornalística na PUC-Campinas. Antes, dei aulas na Hoyler, em Hortolândia, e na Fafica, em Cantanduva.

Como pesquisador, interesso-me pelas relações entre linguagem jornalística, epistemologia, teorias da ciência e novas tecnologias de informação, comunicação e educação. Além da profissão, interesso-me por viagens, música brasileira (samba e choro) e filosofia.

Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda
Link para meu Currículo Lattes

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Bauru
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac)
Departamento de Comunicação Social – Curso de Jornalismo
Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital
http://www.faac.unesp.br | + 55 16 3103.6063

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

24/08/2008 às 21:59

Publicado em