Atores e papéis
Equipes de produção organizam-se seguindo um conjunto de papéis colaborativos e complementares, executados por indivíduos ou grupos em comunidades de aprendizagem.Cada ator listado não corresponde, necessariamente, a um indivíduo ou grupo de indivíduos, podendo designar papéis correspondentes a tarefas específicas que um mesmo membro da equipe pode realizar paralelamente ou até mesmo simultaneamente, considerando as circunstâncias de cada grupo acadêmico, escolar ou corporativo que aplique o modelo. Assim, dois ou mais desses papéis podem ser fusionados, combinados, sobrepostos, assim como cada um deles pode eventualmente dividir-se em dois ou mais grupos de tarefas paralelas (por exemplo, desmembrando-se o papel de “redator” nos grupos hipotéticos de tarefa “escrever” e “revisar”).
Quadro: Atores e papéis de produção de conteúdo
ATORES | PAPÉIS |
|
Responsável pela fruição interativa dos conteúdos veiculados; é geralmente identificado como aluno ou público, mas pode ser qualquer indivíduo ou segmento de público que acesse o ambiente televisivo de aprendizagem |
|
Responsável pela autoria de uma peça de conteúdo produzida no âmbito da comunidade de aprendizagem, de forma individual ou coletiva, ou adquirida a partir de acervos externos, conforme créditos indicados |
|
Responsável pelo planejamento e organização de peças de conteúdos para compor uma programação educativa; pode ou não atuar como mediador, roteirista, conteudista e apresentador de uma peça audiovisual educativa |
|
Responsável pelo fomento à interação na comunidade de aprendizagem a partir dos conteúdos veiculados, incluindo a supervisão de recomendação dos conteúdos e da participação de tele-interatores no fórum |
|
Responsável pela produção da pauta de conteúdos, a partir de pesquisa e seleção de informações de referência a serem roteirizados, com uso de acervos educativos multimídia, considerando os requisitos indicados |
|
Responsável pela redação de roteiro de produção de conteúdos educativos, a partir de referências indicados pelo conteudista, considerando os requisitos indicados |
|
Responsável pela apresentação de uma aula, documentário, entrevista, reportagem, debate ou outra peça educativa, a partir das especificações do roteiro de produção |
|
Responsável pela organização logística da produção de conteúdo, considerando condições e circunstâncias de planejamento, gravação, edição e finalização de peças educativas |
|
Responsável pelo desenvolvimento de códigos de aplicações computacionais, com uso de linguagens declarativas e procedurais para mídias interativas, de acordo com requisitos e especificações |
|
Responsável pela elaboração de estratégias de apresentação de conteúdo e organização de percursos de navegação interativa, considerando aspectos midiáticos e educacionais influentes no projeto |
|
Responsável pela identidade visual dos conteúdos e aplicações, com uso de cores, tipos e composições para o desenvolvimento de layout e telas, considerando padrões de conteúdo e diretrizes de usabilidade |
|
Responsável pela operação de câmeras e acessórios para captura de vídeo, conforme indicações do roteiro e princípios de iluminação, enquadramento e alternância de câmeras |
|
Responsável pela operação de microfones e acessórios para captura de áudio, conforme indicações do roteiro e princípios de microfonia e acústica, além da seleção de trilhas e demais efeitos sonoros |
|
Responsável pela decupagem, edição e montagem de conteúdos audiovisuais, incluindo vídeos e vinhetas, com uso de softwares especialistas, a partir de referências de conteúdo e requisitos indicados |
|
Responsável por redigir textos componentes das aplicações e conteúdos educacionais desenvolvido, considerando regras e padrões de legibilidade e requisitos de conteúdo |
|
Responsável por apresentar conteúdos educativos tais como entrevistas, debates e aulas, considerandos orientações expressas no roteiro e demais requisitos de conteúdo |
|
Responsável pela gravação de áudio de menus, narração de documentários e reportagens, entre outros componentes sonoros das peças de conteúdo audiovisual |
|
Responsável pela produção de reportagens que ilustrem, exemplifiquem ou atualizem outros conteúdos educativos |
|
Responsável pela produção de desenhos, charges, caricaturas e outras ilustrações associadas a ou caracterizadas como conteúdo educativo |
|
Responsável por modelar e animar ambientes virtuais de aprendizagem e espaços temáticos tridimensionais, entre outros conteúdos de animação, com uso de softwares especialistas |
|
Responsável por participar, na condição de palestrante, conferencista, entrevistado ou debatedor, da produção de conteúdos educativos |
|
Responsável pela organização geral da produção de conteúdos, considerando princípios de administração de recursos humanos e materiais |
telecomunicação |
Responsável por orientar, testar e validar tecnicamente as aplicações desenvolvidas, considerando sua transmissão e recepção por mídias convergentes e distribuídas, conforme sistemas e padrões adotados |