Trabalho final da disciplina: projeto gráfico de jornal impresso
Confira a seguir os itens a serem desenvolvidos e entregues para avaliação como trabalho de conclusão da disciplina de Planejamento Gráfico-Editorial em Jornalismo I. O trabalho deve ser desenvolvido em grupos de 4 a 6 pessoas e concluído até os dias 10 e 11/8, para ajustes, e apresentação final em 17 e 18/8, valendo 4,0 pontos.
PARTE I – Relatório de Planejamento Gráfico-Editorial
Entrega: comentário ao final deste post
Integrantes do grupo:
Nome e slogan do jornal (ainda que provisório):
Público-alvo:
Segmentação / especialização:
Região de circulação:
Local de produção:
Linha editorial:
Papel e formato:
Organização (estrutura de cadernos / editoriais):
Modulação / digramação (margens, grid, colunas, branco)
Paletas de cores (relação com editoriais e sessões):
Iconografia (imagens e aplicação):
Tipologia (fonte, corpo, grifo):
a) logotipo
b) fonte de títulos 1
c) fonte de títulos 2
d) fonte de textos 1
e) fonte de textos 2
e) fonte de legendas etc.
e) fonte de infográficos etc.
PARTE II – Páginas diagramadas
Entrega: salvas em PDF na pasta compartilhada
a) Capa Principal
b) Página de Opinião
c) Página de Informação – Reportagem
d) Página de Informação – Entrevista
e) Página de Serviços
Integrantes do grupo: Ariádne Mussato, Daniela Arcanjo, Julia Gonçalves, Matheus Ferreira, Nathalie Caroni
Nome e slogan do jornal (ainda que provisório): O Cacaieiro
“Sua bagagem de notícias”
Público-alvo: moradores de rua
Segmentação / especialização: Baixa especialização com ênfase em cidadania e direitos humanos.
Região de circulação: São Paulo-SP
Local de produção: São Paulo-SP
Linha editorial: Um jornal que entende a notícia como prestadora de serviço público e assistência social. Aborda-se temas como direito do cidadão, saúde, política (principalmente políticas públicas que interfiram na vida dessas pessoas). A periodicidade do jornal será semanal..
Papel e formato: tablóide (250mm x320mm) com baixa gramatura
Organização (estrutura de cadernos / editoriais):
Capa
Política: notícias nacionais, decisões política, etc
Cidade: notícias da cidade (sobre segurança, violência, obras, espaços), entrevistas, um box com a perspectiva de um morador de rua sobre alguma notícia ou acontecimento.
Saúde: Conselhos de especialistas sobre saúde, dicas de higiene, lugares para se tratar gratuitamente.
Opinião: O posicionamento do veículo sobre algum fato, a opinião de três diferentes cidadãos( morador de rua, especialista, pessoas que não vivem na rua) frente à uma notícia ou acontecimento.
Serviços: classificados de empregos de baixa formalidade, metereologia, lugares que distribuem comida, serviços culturais gratuíto, etc.
Modulação / digramação (margens, grid, colunas, branco): 3 colunas
Paletas de cores (relação com editoriais e sessões): Política: azul petróleo
Cidade: verde
Saúde: azul
Opinião: laranja(coral)
Serviços: vinho
Iconografia (imagens e aplicação): Imagens na sessão de metereologia;
Ariádne Mussato
01/09/2015 em 11:37
Integrantes do grupo:
Nome e slogan do jornal (ainda que provisório):The Garbage, o pior do mundo está aqui
Público-alvo: Universitários, fãs de literatura, pessoas com senso de humor refinado, fãs de política, membros da contracultura, alternativos.
Segmentação / especialização: Humor satírico
Região de circulação: Grandes capitais
Local de produção: São Paulo
Linha editorial: Jornal humorístico que aborda temas do cotidiano de maneira critica, com uma postura contestatória ao establishment, inclinada à esquerda, seguindo o exemplo de grandes jornais de resistência como o Pasquim
Papel e formato: papel jornal, no formato tabloide
Organização (estrutura de cadernos / editoriais): Caderno único, separado em editorias, como Brasil, política, mundo, cartums, esportes, artes
Modulação / diagramação (margens, grid, colunas, branco): número variado de colunas, majoritariamente entre 3 e 4, margem nas páginas de 1cm, uso moderado de branco
Paletas de cores (relação com editoriais e sessões): Cor geral: cinza azulado
brasil: verde e amarelo
política: marrom escuro
esportes: roxo escuro
Iconografia (imagens e aplicação): Lata de lixo no símbolo e editoriais, banana, globo em uma lixeira
Tipologia (fonte, corpo, grifo):
a) old english
b) Times New Roman
c) Arial
d) Timews
e) Garamond
e) Times etc.
e) Fontes manuscritas etc.
Matheus Fernandes
01/09/2015 em 17:49
Integrantes do grupo: João Pedro, Arthur Finati, Victor Dantas, Guilherme Sette e Victor Pinheiro
Nome e slogan do jornal (ainda que provisório): Nova Leitura, lapidando seu jeito de ler
Público-alvo: Pessoas de 16 a 40 anos, sem classe social demarcada, que não estejam acostumadas com a leitura em geral
Segmentação / especialização: O jornal tem como objetivo introduzir pessoas ao hábito de ler, com fotos e cores chamativas, pouco texto, uso extensivo de ícones e fontes não convencionais
Região de circulação: São Paulo – SP
Local de produção: São Paulo – SP
Linha editorial: o jornal deve oferecer visões neutras dos acontecimentos. Não excluindo a possibilidade de reportagens que trariam argumentos de visões antagônicas e diversificadas acerca de temas que geraram debate durante a semana.
Papel e formato: papel jornal e formato tablóide
Organização (estrutura de cadernos / editoriais): capa, reportagem, entrevista, opnião e serviços
Modulação / digramação (margens, grid, colunas, branco): número de colunas variável entre 3 e 4, grid maleável.
Paleta de cores: Cores chamativas para as chamadas das editorias características, como verde para opinião, vermelho para cultura, azul para Brasil, etc. Harmonização pelo Paletton.
Iconografia: Logotipo do jornal em todas as páginas, losango em fins de textos, ícones nas chamadas das editorias, imagens de colunistas. (Obtidos pelo Flaticon, com uso permitido se creditado)
Tipologia: fontes (livres para uso) que facilitem a leitura, na seguinte maneira:
Logo do jornal e títulos: Esphimere Semi Bold Italic (fonte sem serifa em tamanhos grandes – de 27 a 42)
Corpo de texto: Bitstream Vera Serif (serifada, tamanho 14, para leitura confortável)
Créditos: Esphimere Light Italic
Legendas: Esphimere Italic
Editorias: Esphimere Bold (sendo essas três últimas sem serifa, mas utilizadas em textos curtos)
Victor Dantas
08/09/2015 em 15:34
PARTE I – Relatório de Planejamento Gráfico-Editorial
Integrantes do grupo: Ana Carolina, Camila, Luana, Mariana Hafiz, Nathane e Tatiane
Nome e slogan do jornal: “O Feminino – As informações que as mulheres querem ler”
Público-alvo: Público feminino, classes B e C, entre 20 e 40 anos
Segmentação/especialização: não segmentado e não especializado (informações gerais)
Região de circulação: Circulação nacional
Local de produção: Produzido em São Paulo, com duas sedes: uma na cidade de São Paulo e outra em Porto Alegre
Linha editorial: centro-esquerda, mas sem as limitações clássicas como nos exemplos da Veja e da Carta Capital
Papel e formato: papel jornal, em formato berliner (420mm X 280mm)
Organização (estrutura de cadernos/editoriais): O Feminino seria dividido em 4 cadernos e cada editoria teria uma cor.
1º caderno: Duas editorias – notícias sobre Política e Economia, no Brasil e no mundo, além do Editorial, Espaço do Leitor e Opinião.
2º caderno: Duas editorias – notícias gerais sobre o Mundo e o Brasil.
3º Caderno: Esportes – caderno sobre diversos esportes (futebol, vôlei, basquete, tênis, handebol, futebol americano, rugby, lutas e esportes olímpicos, etc.), no Brasil e no mundo.
4º caderno: Cultura – a primeira página sempre apresentará uma entrevista com um artista, as outras notícias serão sobre cinema e teatro, literatura, música e dança, escultura e pintura, moda e uma seção de ‘faça você mesmo’, sugestão de produtos de higiene e beleza. A última página do caderno trará tirinhas, cruzadas e sudoku.
Modulação/digramação (margens, grid, colunas, branco): O grid teria 6 colunas, inicialmente, porém não é algo totalmente inflexível, podendo ser alterado de acordo com cada editoria. O corpo do texto seria escrito em fonte serifada, assim como ante e subtítulos e os títulos das editorias que não as citadas a seguir. Já os títulos das editorias de esportes e cultura, nomes dos cadernos, retrancas e chapéus seriam escritos em fonte não serifada. Explorar o uso do branco.
Paletas de cores (relação com editoriais e sessões):
OPINIÃO: Sem identidade de cor
POLÍTICA: Azul escuro
CULTURA: Rosa e tons parecidos para a parte de serviços
ESPORTES: Verde escuro
Iconografia (imagens e aplicação):
a) ícone do “braço”;
b) ícones de horóscopo;
c) ícone do outubro rosa;
d) Retângulos para cada editoria: em capas de editoria com 42mmx16mm; nas páginas internas de cada editoria com 28,5mmx8,5mm
e) ícone de marcador de bolinha no fio data
f) quando for capa de editoria, há três retângulos na linda do fio data, com cores sombreadas à cor identidade da editoria, medindo 2mmx5,5mm
Tipologia (fonte, corpo, grifo):
a) logotipo: Gobold, 100, regular
b) Fonte de títulos em Esportes e na página de serviços – BorisBlackBloxx, 36, regular
c)Fonte slogan: Znikomit, 24, regular
d) Fonte de títulos nas outras páginas: Serif6 Beta, 25, bold
e) Fonte de textos na capa – Serif6 Beta, 15 na matéria de destaque, 12 nas outras chamadas e 13 para o texto de destaque.
f) Fonte de textos no fio data, indicação de páginas – BrowalliaUPC, regular, 17 na matéria de destaque, 14 nas outras chamadas
g) Fonte de legendas – BrowalliaUPC, bold, 12
h) Fonte de olho: Serif6 Beta, italic, 18
i) Fonte das editorias: BorisBlackBloxx, regular, centralizado 14 nas chamadas de capa e nas editorias, quando não são capa.
j) Nas capas da editoria – BorisBlackBloxx, regular, 29, centralizado
k) Fontes corpo do texto: Serif6 Beta, regular, 11
l) Fontes créditos: Serif6 Beta, regular, 7, sempre colocados à direita da imagem, escritos de cima para baixo
m) Fontes fio data: número de página – BorisBlackBloxx, regular, 14; logo do jornal – Gobold, regular, 13; data – BrowalliaUPC, bold, 16
n) Fontes linha fina da capa: Serif6 Beta, 18 na matéria principal, 14 nas secundárias
PARTE II – Páginas diagramadas (podemos colocar ideias do que vai ter em cada página)
a) Capa Principal – chamadas para as páginas internas, uma manchete só, com imagem, espaços em branco e de respiro, com seis colunas
b) Página de Opinião, expediente e editorial – Editorial sobre aborto e artigo de opinião sobre limites éticos da fotografia. Ilustração sobre aborto, com quatro colunas
c) Página de Informação – matérias sobre política nacional, matérias com respiro (olho, box, etc..), com seis colunas
d) Página de Informação – Esportes, com uma matéria sobre futebol feminino e outra sobre o panamericano, com quatro colunas
e) Página de Informação – Entrevista literária, com uma imagem ou ilustração sobre o tema, um olho ou box para quebrar o texto, com três colunas
f) Página de Serviços – Horóscopo, charge, guia cultural das principais capitais, box do outubro rosa, com cinco colunas
Camila Nishimoto
15/09/2015 em 8:26
Integrantes do grupo:
Heloísa Monteiro Scognamiglio
Jéssica Dourado
José Felipe Vaz de Assis
Matteus Corti
Thainá Roveroni Zanfolin
Thais Santiago Modesto
Nome: “Diário da região”
Público-alvo: população geral; classes A, B e C
Segmentação / especialização: informativo geral
Região de circulação: regional (Bauru)
Local de produção: Bauru
Papel e formato: papel-jornal (até 60 g/m²) em formato tabloide (279,4 mm
X 431,8 mm)
• Organização:
Caderno único, diário; em torno de 20 páginas durante a semana.
Editorias: Cidades, Brasil, Mundo, Esportes, Cultura.
Capa: predominância de manchetes de Bauru e região e nacionais (política, economia e esportes) e alguns destaques para internacionais e cultura.
– Editoria “Cidades”: principais notícias do dia de Bauru e região. 6 páginas.
– Editoria “Brasil”: principais notícias envolvendo política e economia do país. 5 páginas.
– Editoria “Mundo”: principais manchetes internacionais. 3 páginas.
– Editoria “Esportes”: predominância de notícias de esportes da região e destaques nacionais. 4 páginas.
– Editoria “Cultura”: principais notícias de cultura da região, programação (teatro, apresentações, cinema, oficinas, música). 4 páginas.
Seções:
– Seção “Opinião”: várias opiniões (cerca de 3 ou 4) em uma página na editoria “Cidades”. 1 página.
– Seção “Saúde”: notícias sobre saúde das cidades da região, reportagens e matéria especiais. Na editoria “Cidades”. 1 página.
– Seção “Reportagem Especial”: na editoria “Mundo”. 1 página.
– Seção “Entrevista”: entrevista ping-pong. Na editoria “Esportes”. 1 página.
– Seção “Variedades”: horóscopo, palavra-cruzada, sudoku, loteria, previsão do tempo, programação de TV. Última página do jornal, após editoria de cultura.
Modulação: entre 4 e 5 colunas.
Paleta de cores:
Cor padrão do jornal/Capa: Azul marinho
Esportes: Laranja
Mundo: Vinho
Cidades: Azul
Cultura/Variedades: Verde
CAPA: Manchetes divididas por editoria. O nome da editoria vem com a cor escolhida (especificado acima).
Linhas na capa na cor padrão do jornal (Azul marinho – RGB: 10 – 24 – 154).
Páginas de editorias:
Capa da editoria – identificação com a cor na sangria do canto direito, alinhado na margem.
Páginas comuns: identificação de página em quadrados nos cantos (sangria) da cor da editoria.
Destaques na cor da editoria.
Iconografia: símbolos para destaque em geral, ícones em previsão do tempo e principalmente na página de serviços (Variedades). Ícones também na editoria de esportes (símbolos de times, etc.).
• Tipologia:
Logotipo: Fonte: Triomphe, 78.
Títulos 1: sem serifa para títulos principais; em negrito. Só primeira letra em caixa alta. Fonte: Calibri, 38.
Títulos 2: para pequenos destaques, boxes e infográficos. Caixa alta ou baixa, sem serifa, negrito. Fonte: Calibri. Tamanho depende do uso.
Linha-fina: sem serifa, itálico. Fonte: Calibri, 15.
Fonte de texto 1: textos gerais com serifa. Fonte: NotoSerif, 12.
Fonte de texto 2: textos em destaque – citações com serifa; outros destaques sem serifa e em negrito (Vale para infográfico). Fonte: NotoSerif (com serifa) ou Calibri (sem serifa)
Fonte de legenda: sem serifa, em tamanho menor para diferenciar do restante; em negrito. Fonte: Calibri, 12.
Thainá Zanfolin
15/09/2015 em 8:51
Integrantes do grupo: Bárbara Paro, Giovana Romania, Isaac Toledo, Patrícia Konda e Yara Lombardi
Nome e slogan do jornal: O retumbante: O grande eco do Brasil
Público-alvo: Classe média/alta (intelectualizada), de 25 a 60 anos.
Segmentação / especialização: Não segmentado, aborda temas variados de interesse nacional.
Região de circulação: Circulação nacional.
Local de produção: São Paulo.
Linha editorial: O jornal abordará temas relacionados às 5 regiões do Brasil, tratando os assuntos com uma postura de centro-esquerda.
Papel e formato: Papel jornal, de alta gramatura, no formato standard.
Organização (estrutura de cadernos / editoriais): O jornal é formado por quatro cadernos principais.
Capa
Nacional: caderno com as editorias Política, Economia, Opinião (carta ao leitor, editoriais), Serviços (meteorologia, informações aos cidadãos).
Internacional: caderno com acontecimentos internacionais relevantes.
Cultura e Comportamento: caderno com notícias a respeito das principais manifestações culturais e comportamento do país.
Esportes: caderno com acompanhamento das modalidades esportivas e das principais equipes do Brasil.
Modulação / digramação (margens, grid, colunas, branco): 5 colunas
Margens: 15 mm
Sangria: 5 mm
Espaço entre colunas: 6 mm
Entrelinhas: 16
Parágrafo: 4 mm
Paletas de cores (relação com editoriais e sessões): Predominantemente preto e branco, com o uso de vários tons de verde em destaques nas editorias.
Iconografia (imagens e aplicação): Uso de poucos ícones (mais presentes na página de serviços e no logo do jornal) e bastante imagens no corpo das matérias.
Tipologia (fonte, corpo, grifo):
a) logotipo e editorias: GoGo Poster Punch (60 e 65)
b) logotipo 2: AR BONNIE (60)
c) slogan: Code (bold 12)
d) fonte de títulos: RockWell (17 ou 18 para tópicos; 24 ou 30 para manchetes)
e) fonte de textos 1: Playfair Display (12 ou 14)
f) fonte de legendas e créditos: Playfair Display (negrito 8 ou 10)
Bárbara Paro Giovani
15/09/2015 em 8:53
Grupo: Ana Carolina Moraes, Ana Flávia Cézar, Helena Botelho e Mariana Pellegrini
O Semanal – A semana voa, as notícias ficam
Jornal geral e semanal, com conteúdo mais aprofundado, de maneira clara? teor mais
analítico
Públicoalvo: Jovem e adulto, classe B e C
Segmentação / especialização: Geral, não especializado.
Região de circulação: Estado de São Paulo
Local de produção: Sede em São Paulo e contato com jornais das 9 sub-regiões do Estado
Linha editorial: Tendência social de caráter apolítico, abordando diferentes opiniões sobre
os assuntos?
Papel e formato: Berliner, papel jornal (60 g/ m²)
Organização (estrutura de cadernos / editoriais): Caderno único, cebola, sem nada que una
as páginas? Cotidiano (com crônicas sobre as realidades das ‘filiais’), Brasil, Mundo, Cultura, Esportes, Curiosidades (mito ou verdade, receitas, life hacks , etc) e Página de serviços.
Modulação / diagramação (margens, grid, colunas, branco): 4 a 5 colunas? uso de espaço
em branco? grid mais livre
Paletas de cores (relação com editoriais e sessões): Cada editoria traz uma tarja colorida
distinguindo-a pela cor, que é diferente entre as editoriais. Cada sessão traz o título na cor
do caderno, contudo, sem tarja.
Cotidiano: Verde escuro
Brasil: Vermelho escuro
Mundo: Vermelho claro
Cultura: Roxo
Esportes: Azul escuro
Curiosidades: Azul claro
Página de serviços: Laranja
Iconografia (imagens e aplicação): O logo do jornal conta com um ícone de avião, representando a velocidade da semana, mas garantindo que o jornal traz o que de mais importante aconteceu. Na assinatura de repórteres, também consta um ícone de carta, indicando o email do jornalista. A parte de esportes, um ícone de troféu indica a classificação dos times na tabela. Bandeiras dos estados na sessão de opinião atuam como distintivos das regiões. Ícones de redes sociais estão presentes, instigando o leitor à interatividade. Na sessão de serviços, ícones característicos à loteria chamam a atenção
para os resultados. Desta forma, os ícones atuam de modo a destacar para o leitor o que pode mais lhe interessar sobre o assunto, além de serem representativos de links externos ao texto impresso do jornal.
Tipologia
Cabeçalho
Nome do jornal no começo de cada folha Homestead
tamanho 22
Numero de página no começo da folha: Homestead tamanho 30
Fio-data:
Arial tamanho 12
Nome das sessões: Arial tamanho 30 negrito caixa alta
Texto:
Titulo da matéria: Quiet Evening tamanho 30
Corpo de texto: Times New Roman 14
Legendas: Arial tamanho 11
Créditos de imagem: Arial tamanho 9 negrito
Ana Flávia L. Cézar
15/09/2015 em 9:06