teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

A tecnologia mudou nossas vidas !!!

nenhum comentário

Exercício 2. Minha vida digital

Paulo Araujo dos Santos

paulo.araujo@lycos.com

 

A tecnologia mudou nossas vidas !

Vou tentar explicar nesta carta, algumas das tecnologias que temos aqui em 2011 e que em sua época, e lugar nem sonha que um dia possa vir a existir.

A vida mudou bastante nesses cinquenta e poucos anos. Se na sua época Juscelino Kubitschek, tinha o lema de fazer o Brasil progredir 50 anos em 5. Hoje podemos dizer que não só o Brasil, mais o mundo todo mudam a cada segundo, quando referimos sobre desenvolvimento de tecnologias. Quase tudo que fazemos desde que acordamos até quando vamos dormir tem algum tipo de tecnologia envolvido. Tecnologia, explicando melhor, são coisas inventadas ou descobertas com o objetivo de facilitar a nossa vida (às vezes acaba complicando um pouco…). Por exemplo, em 1960, quando vocês precisam saber o que estava ocorrendo ao seu redor ou em outros locais mais longínquos, dependiam de uma carta, como esta, jornais que provavelmente não devem chegar por ai e com certeza através do rádio. O Rádio continua existindo ainda em 2011, mas as informações chegam através de diversos aparelhos, não apenas do rádio. É tanta informação que não conseguimos assimilar tudo que esta sendo divulgado.

Em 2011, há muitas coisas que facilitam nossa vida. Quando acordamos, geralmente somos despertados por um aparelho o qual chamamos de celular. O celular é um equipamento sem fios com uma pequena bateria, que foi inventado para facilitar a comunicação entre as pessoas, podemos carregá-lo no bolso e com apenas um toque falamos com outras pessoas que tem o mesmo aparelho. Quando foi inventado, a função era apenas falar e ouvir em qualquer lugar sem a necessidade da utilização de um telefone fixo, que é ligado por fios de uma casa para outra. Quase todas as pessoas tem um celular hoje em dia e já não vivem sem o mesmo. Há modelos simples que apenas serve para falar, e outros mais complexos que tem múltiplas funções como: despertador, câmera fotográfica (que hoje não precisa de filmes, como em sua época, é tudo digital – imagens são transformadas em zeros e uns e podem ser vistas em aparelhos que decodificam essa linguagem chamada de binária), filmadora e muito mais…

Outra grande invenção da nossa época, que usamos para fazer muitas coisas, é o computador. Computador é como se fosse uma máquina de escrever, ligada a uma tela onde aparece tudo que escrevemos. Feche os olhos e imagine uma linda paisagem, uma música, uma história, notícias. No computador é possível materializar tudo como se fosse um sonho. Mas para usar todos os recursos do computador é necessário ter uma conexão com a internet. Internet é outra grande invenção que faz com que um computador entre em contato com outro e troque informações, não importa onde estejam. Imagine uma teia de aranha, cada ponto da teia seria um computador ligado ao outro trocando informações dia e noite. Não escrevemos mais cartas como esta hoje em dia, enviamos mensagens através do computador ligado na teia através do que chamamos hoje de e-mail. Mensagens que também pode ser enviadas através do celular o qual falei acima.

Quase todos têm também em casa um aparelho o qual chamamos de televisão. Uma tela que geralmente fica na sala onde a família se reúne para assistir programas de auditório, novelas, notícias, filmes e muitas outras coisas e tudo com imagem em alta definição e a cores. Tudo isso é como se pudéssemos trazer para dentro das nossas casas, outras pessoas, histórias, realidades fictícias, coisas boas e coisas ruins. No início era uma grande caixa com tubo de imagem, hoje já existem modelos que parecem quadros que podem ser pendurados na parede.

Hoje, estamos todos ligados pela tecnologia seja através da internet, aparelhos móveis como o celular e outros. As informações chegam a todo o momento. Podemos ver o mundo através das telas que nos cercam. Quase tudo pode ser convertido em zero e um e assim conversar com diversos aparelhos, chamamos isso de convergência.

Tem muita coisa para contar, mas não é possível nesta carta. Ao mesmo tempo que a tecnologia facilita nossa vida em relação a comunicação e informação, nos controla e escraviza em relação ao tempo. O resto fica para a próxima carta…

 

Paulo Araujo dos Santos

Bauru, 06 de novembro de 2011.

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

06/11/2011 às 12:00

Publicado em TV Digital

Deixe uma resposta