teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Cronograma das aulas

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Síntese dos conteúdos tratados em cada aula, incluindo reflexões gerais sobre a disciplina e seu plano de curso, fichas didáticas, exercícios e materiais de apoio utilizados.

Parte I

Aula 1. (Sexta, 03/09, noite).
  • Introdução ao jornalismo econômico de agronegócios: seus temas, problemas, métodos e campos de aplicação; o mercado de trabalho e novas oportunidades de atuação, emprego e empreendimento.
  • Apresentação do plano de curso da disciplina: proposta, conteúdo, bibliografia, avaliação; quadro de referência teórica, de experiências e vivências para a abordagem do assunto.
  • Reflexão sobre a distinção de saberes de crença e conhecimento em jornalismo, economia e agronegócio.
Aula 2. (Sábado, 04/09, manhã).
  • Leitura de reportagem. Revisão sobre a definição de jornalismo na perspectiva do racionalismo crítico.
  • Noções, conceitos, hipóteses, teorias, problemas e experiências na área do jornalismo agroeconômico.
  • O campo de trabalho do jornalismo agroeconômico, seus temas, problemas e abordagens.
  • Proposta de exercício: consulta a obras de referência para definição de conceitos ligados o campo do jornalismo econômico de agronegócio.

Aula 3. (Sábado, 04/09, tarde).
  • Fontes e modelos de conhecimento sobre economia agroindustrial, suas bases científicas, estruturas de produção, inovações tecnológicas e implicações sociais.
  • Apresentação e análise participativa de dados sobre produção, consumo e mercado de produtos agropecuários no Brasil (Bibl.: Mendes, Padilha Jr).
  • Proposta de exercício: elaboração de um roteiro de pauta, com tema/problema, conceitos relacionados, fontes, dados de apoio e clipping.
  • Vídeo-documentário: “Food Inc.”, com comentários sobre vídeo-documentário exibido.

Parte II

Aula 4. (Sexta, 10/09, noite).
  • Apresentação preliminar de resultados e orientações para finalização de exercícios propostos (definições conceituais e roteiro de pauta).
  • Aprofundamento em pauta de jornalismo agroeconômico (ficha didática)
  • Publicações e produções de referência no segmento.
  • Análise do discurso: léxico de especialidade, recursos narrativos, teses e argumentos. Pesquisa sobre termos de referência em dicionário especializado.
  • Estudo de caso (1): imprensa e alimentos transgênicos (Bibl.: Belda).

Aula 5. (Sábado, 11/09, manhã).
  • Planejamento editorial, pauta, reportagem e edição no jornalismo agroeconômico: processos de produção em jornalismo especializado contemporâneo (Post.: Fichas didáticas).
  • Instituições de pesquisa científica e econômica, agentes da cadeia de produção, órgãos reguladores, entidades associativas, associações de consumidores e outros segmentos de opinião. Apresentação de charges de ilustração (Bibl.: Sidney Harris).
  • Exercício: leitura crítica e comparativa de publicações especializadas e revistas jornalísticas de economia e agronegócio. (Bibli.: Agroanalysis, Dinheiro Rural).
  • O jornalismo narrativo e dissertativo em grandes reportagens de agroeconomia. Exercício: Leitura analítica de textos e trechos selecionados (Bibl.: Revista Piauí, Globo Rural, The Economist, Times).

Aula 6. (Sábado, 11/09, tarde).
  • Apresentação e revisão dos exercícios produzidos.
  • Interfaces em jornalismo científico e ambiental.
  • Novas formas, tecnologias, meios e processos digitais de publicação aplicados à difusão de notícias e serviços de economia e agronegócio em redes multimídias e colaborativas.
  • Notícias sob demanda, geo-referenciadas e distribuída em multiplataformas.
  • Estudo de caso em comunicação corporativa: vídeo-documentário: “O mundo segundo a Monsanto”.
  • Discussão final.

    Escrito por Francisco Rolfsen Belda

    01/09/2010 às 8:00

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