Cronograma das aulas
Síntese dos conteúdos tratados em cada aula, incluindo reflexões gerais sobre a disciplina e seu plano de curso, fichas didáticas, exercícios e materiais de apoio utilizados.
Parte I
Aula 1. (Sexta, 03/09, noite).
- Introdução ao jornalismo econômico de agronegócios: seus temas, problemas, métodos e campos de aplicação; o mercado de trabalho e novas oportunidades de atuação, emprego e empreendimento.
- Apresentação do plano de curso da disciplina: proposta, conteúdo, bibliografia, avaliação; quadro de referência teórica, de experiências e vivências para a abordagem do assunto.
- Reflexão sobre a distinção de saberes de crença e conhecimento em jornalismo, economia e agronegócio.
Aula 2. (Sábado, 04/09, manhã).
- Leitura de reportagem. Revisão sobre a definição de jornalismo na perspectiva do racionalismo crítico.
- Noções, conceitos, hipóteses, teorias, problemas e experiências na área do jornalismo agroeconômico.
- O campo de trabalho do jornalismo agroeconômico, seus temas, problemas e abordagens.
- Proposta de exercício: consulta a obras de referência para definição de conceitos ligados o campo do jornalismo econômico de agronegócio.
Aula 3. (Sábado, 04/09, tarde).
- Fontes e modelos de conhecimento sobre economia agroindustrial, suas bases científicas, estruturas de produção, inovações tecnológicas e implicações sociais.
- Apresentação e análise participativa de dados sobre produção, consumo e mercado de produtos agropecuários no Brasil (Bibl.: Mendes, Padilha Jr).
- Proposta de exercício: elaboração de um roteiro de pauta, com tema/problema, conceitos relacionados, fontes, dados de apoio e clipping.
- Vídeo-documentário: “Food Inc.”, com comentários sobre vídeo-documentário exibido.
Parte II
Aula 4. (Sexta, 10/09, noite).
- Apresentação preliminar de resultados e orientações para finalização de exercícios propostos (definições conceituais e roteiro de pauta).
- Aprofundamento em pauta de jornalismo agroeconômico (ficha didática)
- Publicações e produções de referência no segmento.
- Análise do discurso: léxico de especialidade, recursos narrativos, teses e argumentos. Pesquisa sobre termos de referência em dicionário especializado.
- Estudo de caso (1): imprensa e alimentos transgênicos (Bibl.: Belda).
Aula 5. (Sábado, 11/09, manhã).
- Planejamento editorial, pauta, reportagem e edição no jornalismo agroeconômico: processos de produção em jornalismo especializado contemporâneo (Post.: Fichas didáticas).
- Instituições de pesquisa científica e econômica, agentes da cadeia de produção, órgãos reguladores, entidades associativas, associações de consumidores e outros segmentos de opinião. Apresentação de charges de ilustração (Bibl.: Sidney Harris).
- Exercício: leitura crítica e comparativa de publicações especializadas e revistas jornalísticas de economia e agronegócio. (Bibli.: Agroanalysis, Dinheiro Rural).
- O jornalismo narrativo e dissertativo em grandes reportagens de agroeconomia. Exercício: Leitura analítica de textos e trechos selecionados (Bibl.: Revista Piauí, Globo Rural, The Economist, Times).
Aula 6. (Sábado, 11/09, tarde).
- Apresentação e revisão dos exercícios produzidos.
- Interfaces em jornalismo científico e ambiental.
- Novas formas, tecnologias, meios e processos digitais de publicação aplicados à difusão de notícias e serviços de economia e agronegócio em redes multimídias e colaborativas.
- Notícias sob demanda, geo-referenciadas e distribuída em multiplataformas.
- Estudo de caso em comunicação corporativa: vídeo-documentário: “O mundo segundo a Monsanto”.
- Discussão final.