Métodos de coleta e análise de dados
- Observação
- Vantagens: experiência direta; perspectiva do sujeito; descoberta de novos aspectos; independe de canal de comunicação
- Desvantagens: alterações no ambiente ou comportamento; interpretação muito pessoal; visão distorcida ou parcial da realidade
- Decisões: grau de participação (observação participante ou não); explicitação do papel de observador (participante total, participante como observador, observador como participante ou observador total); duração do período de permanência no campo
- Conteúdo das observações: descritivo (sujeitos, diálogos, locais, episódios, atividades, comportamentos, etc) ou reflexivo (analítico, metodológico, éticos, conflitos, mudanças na perspectiva, esclarecimentos)
- Registros das observações: anotações escritas, transcrições, filmagens, slides, fotografias; sugestões:
- quanto mais próximo do momento de observação maior a acuidade
- indicar dia, hora, local, duração
- distinguir descrições, falas e citações
- Entrevista
- Vantagens: captação imediata e corrente da informação; trata assuntos variados e aprofunda questões levantadas; permite correção, esclarecimento ou adaptação
- Tipos de entrevistas: estruturada / padronizada; não-estruturada / não-padronizada; semi-estruturada / semi-padronizada
- Ressalvas: respeito pelo entrevistado; capacidade de ouvir atentamente e estimular o fluxo das informações; uso de roteiro com tópicos principais
- Cuidados: captar os aspectos nao-verbais; registrar os dados (anotações e gravações)
- Análise documental
- Vantagens: fonte estável e rica de informações; baixo custo; complementa informações e indica problemas
- Desvantagens: amostras não-representativas; validade questionável; seleção arbitrária de aspectos enfatizados
- Procedimentos : caracterização do tipo de documento (oficial, técnico, pessoal, de arquivos oficiais ou escolares, etc); unidade de análise (registro ou contexto); forma de registro (anotações à margem, esquemas, diagramas, etc)
- Análise de dados
- Delimitação progressiva do foco de estudo (funil)
- Comentários, observações e especulações (registrar sentimentos e idéias durante as observações)
- Organização do material: partes, padrões, relações e inferências em nível abstrato
- Aprofundamento da revisão de literatura (facilita a tomada de decisões)
- Teoria e dados: confronto entre princípios teóricos e o que foi desenvolvido na pesquisa
- Formulação de questões analíticas (articulam teoria e dados)
- Construção de categorias e teorização: estabelecer conexões e relações de explicação e interpretação
- Teste de idéias junto aos sujeitos (validar percepções e conjecturas)
- Problemas éticos
- Pedido de consentimento aos informantes
- Manipulação do sujeito
- Garantia de sigilo e anonimato
- Controle sobre as informações que serão tornadas públicas
- Problemas metodológicos
- Subjetividade do pesquisador (deve ser explicitada)
- Validade (tempo de permanência no campo, freqüência e duração das observações e confiabilidade dos dados)
- Triangulação: checagem de dado obtido através de diferentes informantes
Fonte:LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986