Classes de conteúdo
Classes de conteúdo designam peças midiáticas com características comuns necessárias e suficientes para compor uma unidade identitária de formatação, estilo e linguagem.
Essa caracterização deve considerar o gênero predominante nessas peças, uma vez que há mídias que combinam elementos característicos de gêneros ou formatos diversos. Dessa forma, classes podem ser genericamente designadas como unidades básicas de conteúdo que, ao associarem-se entre si, compõem uma programação, considerando princípios de sincronização e seqüenciamento. São 42 as classes descritas neste modelo estrutural de conteúdos.
Quadro: Definição das classes de conteúdo do modelo
CLASSE | DEFINIÇÃO |
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Lócus virtual, tridimensional e audiovisual no qual os conteúdos se organizam. |
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Parte do ambiente em que conteúdos são reunidos por contexto temático |
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Apresentação expositiva de conteúdos por um professor ou apresentador |
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Exibição do funcionamento de uma máquina, processo ou experimento |
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Apresentação pessoal de relato de pesquisa ou síntese de conhecimento |
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Questão objetiva acerca de tema ou informação relacionada a um conteúdo |
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Proposta de solução ou discussão para a questão formulada em uma pergunta |
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Sugestão de um conteúdo ou objeto físico ou virtual de aprendizagem |
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Conferência especial sobre um tema não componente de currículo regular |
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Série de perguntas e respostas em diálogo entre apresentador e especialista |
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Discussão temática entre debatedores conduzida por um apresentador |
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Relato ampliado sobre acontecimentos ou tema de atualidade e interesse público |
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Relato sucinto sobre acontecimento de atualidade e interesse público |
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Exposição aprofundada sobre tema de interesse científico ou educacional |
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Representação ficcional de uma situação com cenário, ação e personagens |
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Gincana educativa conduzida por apresentador com equipes de estudantes |
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Depoimento apreciativo em relação a um conteúdo exibido ou componente do acervo |
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Imagem fotográfica sobre tema, cenário, objeto ou personagem de interesse educativo |
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Combinação de informações visuais para representar quantidades variáveis |
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Desenho com representação sobre tema, cenário, objeto ou personagem de interesse educativo |
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Imagem cartográfica ou conceitual, de representação de área ou de processos esquemáticos |
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Esquemas, diagramas, organogramas, fluxogramas, mapas conceituais, entre outras |
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Ilustração humorística sobre acontecimento ou tema de atualidade e interesse educativo |
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Ilustração humorística sobre retrato de personagem real de interesse educativo. |
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Expressão que designa um objeto, idéia, teoria, gênero ou termo intelectualmente determinado |
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Significado de um termo a partir das propriedades necessárias e suficientes para sua caracterização |
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Exposição ampliada, com discussão semântica e contextual, sobre o significado de um termo |
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Nome de pessoa ou fonte responsável pela autoria ou pela apresentação de um conteúdo |
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Texto explicativo ou descritivo em relação a uma peça imagética ou audiovisual em exibição |
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Apreciação crítica e expositiva em relação a uma obra intelectual, tal como um livro ou vídeo |
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Breve descrição de uma pessoa ou personagem que apresenta ou é retratada em um conteúdo |
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Descrição da formação e trajetória profissional de uma pessoa ou personagem |
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Sentença ou problema sobre a igualdade de expressões matemáticas por meio de incógnitas |
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Endereço eletrônico da internet apresentado como sugestão ou referência de informação |
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Endereço de caixa postal eletrônica de um apresentador ou personagem citado |
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Expressão concisa que simboliza uma relação quantitativa, por exemplo, em matemática, química e física |
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Aplicação computacional interativa que reproduz o funcionamento de um objeto ou processo |
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Informação de referência da fonte de uma informação citada em um conteúdo |
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Peça curta com texto, som e/ou imagem que identifica uma classe de conteúdo ou programa |
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Trilha sonora associada a uma vinheta ou inserida como sonorização em um ambiente televisivo |
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Documento para preenchimento com campos pré-determinados para coleta de dados ao sistema |
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Montagem de imagens, vídeos, textos e/ou animações sobre uma trilha sonora musical |
Não há uma hierarquia pré-definida entre as classes de conteúdo. Contudo, a maior duração temporal de classes audiovisuais como aula, palestra, entrevista, documentário e debate favorece seu uso como mídias primárias, sobre as quais se sincronizam demais conteúdos complementares ou extras. A estrutura de conteúdos que compõe uma rede de programação é, portanto, flexível, conforme a dinâmica da rede. Essa flexibilidade decorre da variabilidade de composições possíveis sobre o acervo de mídias e, em menor medida, da própria transformação dessa classificação a partir da recriação de formatos e atributos.