teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Percepção e técnicas de comunicação visual

nenhum comentário

Ficha didática sobre as leis compositivas da percepção visual, seus elementos e formas essenciais, bem como sua aplicação por meio de técnicas de comunicação.

Níveis de expressão ou inteligência visual (DONDIS, 85)

  • Representacional (experiência da visão)
  • Abstrato (modelos e traços elementares)
  • Simbólico (códigos de significação)

Caracterização e organização de expressões, componentes e recursos

  • Regras sintáticas de atribuição de significados da comunicação visual
  • Disposição ordenada de partes do processo de composição visual
  • Critérios para o entendimento do significado na forma visual
  • Instrumentos de compreensão de mensagens por definições consensuais

 

Elementos de percepção visual

(ARNHEIM, DONDIS, síntese em GUIMARÃES, p. 24-39)

1. Linha, forma, textura
(Principalmente ARNHEIM 91-99, 210-223; )

2. Espaço, distância
ARNHEIM (217-229, 236-247),

3. Dimensão, escala
DONDIS (72-80)

4. Movimento
ARNHEIM (365-376)
Movimento físico, ótico, perceptivo (Arnheim, p371)
Parada ótica: ambos em movimento
Leis de DUNCKER – objetos vistos numa relação hierárquica de dependência
Organização espontânea do campo visual
Erika Oppenheimer, (Gestalt) figura móvel, fundo imóvel
Objeto menor ou variável assume o movimento
Moldura de referência

5. Luminosidade e cores
ARNHEIM (293-304; 321-336)

 

Cor e informação (GUIMARÃES, 2001, 85-103)

  • Ações negativas e positivas da cor-informação (GUIMARÃES, 2003, p.91-147)
    • Negativas: Saturação, Redução, Neutralização, Omissão/Sonegação, Dissonância, Maquiagem/Camuflagem, Falseamento, Deformação
    • Positivas: Antecipação, Discriminação/diferenciação, Condensação e intensificação

 

Noções iniciais sobre comunicação visual

  • Significados compartilhados de comunicação visual
  • Reconhecer as forças que atuam no plano da imagem
  • Processo de observação, fruição, impressão
  • O que é mostrado, o que se vê e o que queremos ver
  • Construção e desconstrução de mensagens visuais

 

Técnicas de comunicação visual (DONDIS, 139-159)

  • Tensão entre legibilidade e atração visual alimentam diferentes usos dos recursos gráficos
    • equilíbrio (instabilidade)
    • simetria (assimetria)
    • regularidade (irregularidade)
    • simplicidade (complexidade)
    • unidade (fragmentação)
    • minimização (exagero)
    • transparência (opacidade)
    • planura (profundidade)
    • exatidão (distorção)
    • agudeza (difusão)
    • repetição (episodicidade)
    • singularidade (justaposição)

Exercício de análise

  • Ilusão de movimento em infografia jornalística
    • Representação de eventos sequenciais
    • Ordem temporal da sequência (VILLAFAÑE e MÍNGUEZ, 197-208) (PABLOS 45-67)
    • Infográficos Titanic (representações do espaço, relato de eventos sequenciais, código de cores)

 

Discussão crítica

  • Como expandir a capacidade de ver, entender e criar mensagens visuais?
  • Até que ponto a forma de perceber o que vemos apresenta influências culturais/ideológicas?
  • De que maneira o desenvolvimento de tecnologias modernas de composição e reprodução visual (cinema, impressão a cores, editoração eletrônica) também provoca mudanças em nossa percepção visual e interação com o mundo?

 

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

13/04/2017 às 21:55

Deixe uma resposta