Percepção e técnicas de comunicação visual
Ficha didática sobre as leis compositivas da percepção visual, seus elementos e formas essenciais, bem como sua aplicação por meio de técnicas de comunicação.
Níveis de expressão ou inteligência visual (DONDIS, 85)
- Representacional (experiência da visão)
- Abstrato (modelos e traços elementares)
- Simbólico (códigos de significação)
Caracterização e organização de expressões, componentes e recursos
- Regras sintáticas de atribuição de significados da comunicação visual
- Disposição ordenada de partes do processo de composição visual
- Critérios para o entendimento do significado na forma visual
- Instrumentos de compreensão de mensagens por definições consensuais
Elementos de percepção visual
(ARNHEIM, DONDIS, síntese em GUIMARÃES, p. 24-39)
1. Linha, forma, textura
(Principalmente ARNHEIM 91-99, 210-223; )
2. Espaço, distância
ARNHEIM (217-229, 236-247),
3. Dimensão, escala
DONDIS (72-80)
4. Movimento
ARNHEIM (365-376)
Movimento físico, ótico, perceptivo (Arnheim, p371)
Parada ótica: ambos em movimento
Leis de DUNCKER – objetos vistos numa relação hierárquica de dependência
Organização espontânea do campo visual
Erika Oppenheimer, (Gestalt) figura móvel, fundo imóvel
Objeto menor ou variável assume o movimento
Moldura de referência
5. Luminosidade e cores
ARNHEIM (293-304; 321-336)
Cor e informação (GUIMARÃES, 2001, 85-103)
- Ações negativas e positivas da cor-informação (GUIMARÃES, 2003, p.91-147)
- Negativas: Saturação, Redução, Neutralização, Omissão/Sonegação, Dissonância, Maquiagem/Camuflagem, Falseamento, Deformação
- Positivas: Antecipação, Discriminação/diferenciação, Condensação e intensificação
Noções iniciais sobre comunicação visual
- Significados compartilhados de comunicação visual
- Reconhecer as forças que atuam no plano da imagem
- Processo de observação, fruição, impressão
- O que é mostrado, o que se vê e o que queremos ver
- Construção e desconstrução de mensagens visuais
Técnicas de comunicação visual (DONDIS, 139-159)
- Tensão entre legibilidade e atração visual alimentam diferentes usos dos recursos gráficos
- equilíbrio (instabilidade)
- simetria (assimetria)
- regularidade (irregularidade)
- simplicidade (complexidade)
- unidade (fragmentação)
- minimização (exagero)
- transparência (opacidade)
- planura (profundidade)
- exatidão (distorção)
- agudeza (difusão)
- repetição (episodicidade)
- singularidade (justaposição)
Exercício de análise
- Ilusão de movimento em infografia jornalística
- Representação de eventos sequenciais
- Ordem temporal da sequência (VILLAFAÑE e MÍNGUEZ, 197-208) (PABLOS 45-67)
- Infográficos Titanic (representações do espaço, relato de eventos sequenciais, código de cores)
Discussão crítica
- Como expandir a capacidade de ver, entender e criar mensagens visuais?
- Até que ponto a forma de perceber o que vemos apresenta influências culturais/ideológicas?
- De que maneira o desenvolvimento de tecnologias modernas de composição e reprodução visual (cinema, impressão a cores, editoração eletrônica) também provoca mudanças em nossa percepção visual e interação com o mundo?