Conceitos de multimídia, crossmídia e transmídia
Multimídia, crossmídia e transmídia são conceitos formulados como formas de se contar uma história com uso combinado de diferentes plataformas de mediação.
Multimídia:
Uma história é contada através de diferentes mídias simultaneamente, com sua narrativa apoiada por artefatos espalhadas por vários tipos de mídia.
Nenhum desses artefatos pode contar a história por conta própria e a narrativa não pode ser entendida se faltar um desses elementos.
Crossmedia:
Uma história é interpretada de forma independente em diferentes mídias, de modo que consumir a história em um meio pode reforçar sua compreensão em outros.
A interpretação da história em cada meio individual é auto-suficiente.
Exemplos comuns são adaptações cinematográficas de livros (Harry Potter).
Transmedia:
Várias histórias compõem um único universo, mas cada uma é contada através de diferentes meios de forma autonoma, e se complementam para dar forma a uma só grande narrativa.
Exemplos são trilogias de cinema, quadrinhos e mundo virtual, todos eles sendo auto-suficiente, mas ao mesmo tempo reforçando uns aos outros (Matrix).
Observação: Estas abordagens não são mutuamente exclusivos. Combinando esses gêneros, é possível conceber, por exemplo, trans-narrativas multimídias (Lost, com TV, ARG, game, jogo de tabuleiro, romances e outros artefatos).
Fonte: Media: Cross-, Multi-, or Trans-?.
Ilya Vedrashko
Mais informação:
Cultura da Convergênia
http://culturadaconvergencia.com.br
Site de Henry Jenkins, professor de Ciências Humanas, é fundador e diretor do programa de Estudos de Mídia Comparada do MIT – Massachusetts Institute of Technology.