Conteúdo teórico para o 2º bimestre
Como sabemos que sabemos? Que tipo de saber temos sobre um assunto? Senso comum, tradição, crenças, ideologias. Como é possível aprimorar o que sabemos? Quais saberes são justificados? Que razão temos para acreditar em algo? Como organizar o raciocínio? Como selecionar pensamentos? Conjecturas, hipóteses, princípios, teorias. Indução e dedução. Como é possível confiar no que conhecemos? O que é filosofia? O que é ciência? Qual o seu método? Do criticismo dialético ao racionalismo formal. Da crítica ao racionalismo às teorias do relativismo e da complexidade. Afinal, o que é a realidade? Como podemos explica-la? O que podemos avaliar? Esses problemas relacionam o jornalismo à teoria do conhecimento, a epistemologia. Seu desenvolvimento segue um programa de pesquisa metodológico, na interface entre ciência e filosofia da comunicação.
Aulas expositivas:
- Introdução à teoria epistemológica
- Produção de conhecimento
- História do método clássico: quatro perfis
- Introdução à história do método científico
- Organização da ciência a partir de Aristóteles
- O racionalismo clássico de Descartes
- O racionalismo crítico de Popper
- A crítica contemporânea do racionalismo
- Teorias da complexidade
- Pesquisas qualitativas e quantitativas
Leituras do 2º bimestre:
Sobre o Racionalismo:
POPPER, Karl. Em busca de um mundo melhor. Lisboa: Ed.Fragmentos, 1992. (Trecho p.13-49)
Sobre a Crítica do Racionalismo:
LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Ed. Unesp, 2000. (Trechos p.11-36 e p.422-424)
Prova teórica (25/06):
- História da ciência, método racionalismo e a produção cultural da ciência