teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Criação de projeto editorial de jornal: primeira etapa

com 59 comentários

Nesta etapa do trabalho de criação de um projeto gráfico-editorial original para jornal impresso, você deve indicar as características principais que definem a proposta editorial de sua publicação. Considere os itens listados a seguir e elabore um texto que apresente sua proposta. O texto deve ser publicado como comentário ao final desta página:

  • Nome e slogan do jornal
  • Formato e tipo de papel
  • Segmentação temática 
  • Características do conteúdo editorial (notícias factuais, análise, serviços etc.)
  • Abrangência de circulação (local, regional, nacional, internacional)
  • Logística de distribuição (bancas, entrega à domicílio, entrega nas ruas, outros pontos de venda)
  • Preço de venda avulsa e/ou de assinatura (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)
  • Tiragem média prevista (se a circulação for regional, nacional ou internacional, indicar a divisão da tiragem por cidade/região/país)
  • Número médio de páginas (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)
  • Organização editorial (estrutura de cadernos, editoriais e seções, considerando o número médio de páginas de cada segmento temático)

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

28/03/2017 às 10:58

Publicado em Planejamento Editorial

59 Respostas para 'Criação de projeto editorial de jornal: primeira etapa'

Acompanhe os comentários com RSS ou TrackBack para 'Criação de projeto editorial de jornal: primeira etapa'.

  1. Nome do jornal: UNESPIANDO
    Slogan: Muito mais Unesp!

    Formato e tipo de papel: Feito em papel jornal de gramatura alta, no formato tablóide, com uso de dobra simples e acabamento refilado.

    Segmentação temática: O jornal trataria de assuntos de interesse dos alunos, como festas, movimento estudantil, eventos acadêmicos, anúncios, achados e perdidos, classificados, etc.

    Características do conteúdo editorial: Notícias factuais sobre o que acontece na universidade e prestação de serviços aos estudantes.

    Abrangência de circulação: O jornal Unespiando seria veiculado na Unesp Bauru, visando o público universitário, com periodicidade semanal.

    Logística de distribuição: Como o jornal seria veiculado na própria universidade, a distribuição se daria pelos próprios membros da equipe nos pontos de maior circulação dos alunos (cantina da FEB, giga, mundo perdido, bosque, LEE, laboratórios da FEB, corredores, área de educação física, xerox, etc).

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: O jornal seria distribuído gratuitamente, como resultado da parceria com gráficas, pois seria um projeto de extensão a fim de unir as três faculdades da Unesp Bauru.

    Tiragem média prevista: De acordo com o padrão de jornais de projetos de extensão, o Unespiando teria uma tiragem de mil exemplares.

    Organização editorial: O jornal seria constituído por um caderno único, com oito páginas. A divisão se daria da seguinte forma:
    Capa (1)
    FAAC (1)
    FC (1)
    FEB (1)
    UNESP (2)
    CLASSIFICADOS (1)
    SERVIÇO (1)

    Bibiana Garrido e Rodrigo de Moraes

    30/04/2013 em 11:19

  2. Nome e slogan do jornal: Leitor
    Informação com qualidade
    Formato e tipo de papel: Tabloide Germânico em papel sulfite
    Segmentação temática: Informação geral
    Características do conteúdo editorial: poucas matérias mas com aprofundamento do assunto. Análises, com diversas fontes. Pautas com abordagem transversal.
    Abrangência de circulação: Circulação Nacional
    Logística de distribuição: Vendas em bancas e livrarias, com opção para assinatura
    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: Valor de 3 reais e a assinatura mensal de 78,40
    Tiragem média prevista: 200 mil. 50% na região Sudeste. 20% para as regiões Norte e Centro Oeste. 30% para Nordeste e Sul
    Número médio de páginas: 16 páginas
    Organização editorial: Caderno único. Editorias de Nacional (3 páginas), Política (2 páginas), Economia (2 páginas), Internacional (2 páginas), Américas (2 páginas), Cultura (2 páginas) e Esporte (1 página) Serviços (1 página), opinião (½ página) e crônica (½ página).

    Heloise Montini

    30/04/2013 em 11:47

  3. Nome e slogan do jornal : ModEco – a moda como expressão libertária
    Formato e tipo de papel: Jornal tabloide pequeno. Papel jornal.
    Segmentação temática: Moda Sustentável.

    Características do conteúdo editorial: Vai falar sobre a moda, tendencias, criações de roupa e assessórios que não agridam e se preocupam com o meio ambiente ao longo de toda a cadeia de produção. A moda que se sustenta. Espaço para estilistas pouco conhecidos e engajados no tema e para a arquitetura e design sustentável.

    Abrangência de circulação: nacional.
    Logística de distribuição: Será distribuído em bancas e entregas a domicílio.
    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: Preço nas bancas: 2,99
    Assinatura: 2,60 – todas as segundas feiras.
    Tiragem média prevista: Tiragem de 30.000 exemplares semanais. 15.000 sul e sudeste/ 2.000 norte/ 5.000 nordeste/ 8.000 centro-oeste.
    Número médio de páginas: 20 páginas

    Organização editorial: Editorias:
    – pathwork: regiões do Brasil com suas respectivas tendencias de moda sustentável. (sul, sudeste, centro-oeste, nordeste, norte). 10 a 12 pg
    – underlock (opinião): textos que analisarão a moda e seu contexto social, com críticas sobre as tendências impositivas e sobre as tendências como forma de expressão individual, social e libertária. 3 a 5 pg
    – caderno para estilistas ecos sustentáveis que vai mostrar que é possível viver de moda sem agredir o meio ambiente. 2 a 3 pg
    – ecotece (Seviços): contatos de estilistas, ongs, vagas de emprego e tudo o que acontece relacionado ao tema da moda sustentável. 2 pg

    A viabilidade das ideias será mostrada através da preocupação com o meio ambiente e acessibilidade nos preços.

    Tânia Rita Mendes

    30/04/2013 em 11:55

  4. Amazônia, suplemento

    Nome e slogan do jornal: Moitará – Redescobrir a Amazônia, redescobrir o Brasil(Moitará significa troca,compartilhamento. A intenção, que será explorada na editoria do suplemento, é transmitir a ideia de que há impactos da região em na sociedade brasileira como um todo e vice-versa).
    Formato e tipo de papel: Tablóide, papel-jornal
    Segmentação temática: suplemento especial sobre temas relacionadas à região amazônica. Jornalistas, geógrafos e especialistas de outras áreas concordam que os problemas da região não recebem a atenção merecida na esfera pública, e a população das mais de centenas de comunidades da região ficam sem um porta-voz para a denúncia de crimes e irregularidades em diversos pontos dos quais são vítimas. Além disso, a região amazônica fica à margem da realidade brasileira dos grandes centros do país, sendo ignorada, considerada estranha das demais regiões. E esse separatismo está matando algumas comunidades, e a morte de identidade cultural de um povo interessa a um país que, cada vez mais, que se ver livre de certo “colonialismo” de outras nações. Logo, preservar a diversidade de sua população é uma das formas de combater, inclusive, problemas de cunho econômico.
    Características do conteúdo editorial: Reportagem maior, que pode ser aquela publicada no jornal diário semanalmente, ou outra, com um desdobramento do tema explorado anteriormente; uma notícia semanal, retirada de algum jornal diário da região amazônica, e uma exploração maior do assunto, uma análise de como ela foi apresentada durante a semana e sua repercussão; um perfil de alguma comunidade ou um personagem que represente um problema de pouca repercussão na semana; uma entrevista com algum documentarista, cineasta ou artista que lide com a região, para comentar sobre a atenção voltada a ela; uma página sobre projetos em andamento, como o edital da Funarte para desenvolvimento de intervenções artísticas na região. Entrevistar um artista que trabalhe na região de Bauru(provavelmente um ator de alguma companhia teatral ) sobre a participação no edital, e uma matéria especial com ongs e representantes da sociedade civil bauruense que se preocupam com a temática(Batra, SOS Cerrado e Vidágua).
    Abrangência de circulação: Regional, e será um suplemento especial, publicado no primeiro sábado de julho.
    Logística de distribuição: Bancas e assinaturas.
    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura, Número médio de páginas: vai seguir a lógica do Jornal que venderá o suplemento.
    Organização editorial:
    – Editoria
    – Reportagem especialista
    – Entrevista
    – Perfil
    – Prestação de Serviços

    Agnes Sofia

    30/04/2013 em 12:02

  5. Nome e slogan do jornal: OInformante! O primeiro passo em direção a Notícia…
    Formato e tipo de papel: Tabloide Berlinder, papel jornal
    Segmentação temática: Jornal tem segmento temático geral. Transformando em notícias uma ampla gama de assuntos. Jornal de apelo popular…
    Características do conteúdo editorial (notícias factuais, análise, serviços etc.): Forte veia satírica e irônica, a principal característica do jornal é a crítica caricatural, não apresenta muitas cores tem predominância de contrastes entre preto/branco…
    Abrangência de circulação (local, regional, nacional, internacional): Jornal circula exclusivamente nas grandes capitais Ex: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
    Logística de distribuição(bancas, entrega à domicílio, entrega nas ruas, outros pontos de venda): Somente distribuído em bancas e entregado nas ruas, geralmente em lugares de bastante circulação, como metrôs e terminais de ônibus.
    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura (considerar variação entre dias úteis e fim de semana): A princípio, distribuição gratuita, mas com a possibilidade de assinatura (preço a ser analisado).
    Tiragem média prevista (se a circulação for regional, nacional ou internacional, indicar a divisão da tiragem por cidade/região/país): Circulação nas determinadas capitais. Tiragem inicial de 20mil exemplares, 5mil para cada capital…
    Número médio de páginas (considerar variação entre dias úteis e fim de semana): 8-12 páginas.
    Organização editorial(estrutura de cadernos, editoriais e seções, considerando o número médio de páginas de cada segmento temático): Jornal dividido em secções (Científica, Jurídica, Letras e Artes, Ilustrações enviadas pelos leitores. Última página destinada a anúncios e propagandas.

    Vinícius Cabrera

    30/04/2013 em 12:14

  6. Nome e slogan do jornal: Maracutaia, a mais nova armação cultural

    Formato e tipo de papel: Tabloide normal em papel jornal

    Segmentação temática: Jornal cultural

    Características do conteúdo editorial:
    agenda cultural do fim de semana e análises críticas de conteúdo cultural

    Abrangência de circulação:
    local, apenas na cidade de São Paulo

    Logística de distribuição: distribuição nas ruas e em estações de metrô/trem

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: gratuito

    Tiragem média prevista: 200 mil diário

    Número médio de páginas: 8 páginas

    Organização editorial (estrutura de cadernos, editoriais e seções, considerando o número médio de páginas de cada segmento temático)

    *capa
    – seção do leitor/editorial (1)
    – literal (seção de crítica literária) (2)
    – reportagem especial/ perfil (1)
    – eventos/shows (crítica) (1)
    – agenda cultural (2)

    Giovanna Diniz

    30/04/2013 em 12:14

  7. Nome/Slogan: Polisenso/O seu sexto sentido aqui
    Formato e tipo de papel: Tabloide, papel jornal
    Segmentação temática: Música/Cultura Geral
    Características do conteúdo editorial: em sua maioria reportagens especiais/frias e utilidade pública
    Abrangência de circulação: estado de SP
    Logística de distribuição: bancas e aposta em promoções para assinaturas anuais
    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura:
    avulso = R$ 2,00/semestral = 320/anual = R$ 690
    Tiragem média prevista: 50mil,60% destinados à capital e os outros 40% ao interior do estado.
    Número médio de páginas: 30 páginas, 40 aos domingos.

    Organização editorial: – 10 páginas contendo 5 reportagens especiais que levem em seu conteúdo mais que apenas objetividade
    – 10 páginas que abrangem o cenário musical Nacional
    – 5 páginas que abrangem o cenário musical Internacional
    – 5 páginas contendo jogos pensados, dicas de filmes, livros, shows entre outros.
    – Caderno especial aos domingos, contendo mais 10 páginas avulsas que abordem os altos e baixos dos espetáculos e artistas da semana.

    Vitor Augusto Rodrigues Fávero

    30/04/2013 em 22:26

  8. Nome:Grand Jeté
    Slogan: Um jornal para quem entende de dança

    Fomato: Igual ao formato do Le Monde Diplomatique – 28cm de comprimento por 36 de altura
    Tipo de papel: Papel revista

    Segmentação temática: O jornal é bem segmentado. Ele aborda apenas assuntos sobre dança e principalmente sobre ballet clássico.Para o público que está nesse ramo artístico as informações são muito escassez e a internet traz muitas informações que não são verdadeiras. O fato de se fazer um jornal sobre dança que aborde o assunto nas vertentes Nacional e Internacional dá mais credibilidade para o leitor e é um diferencial para o meio.

    Características do conteúdo editorial: O jornal é dividido em quatro tipos de notícia: Notícias sobre a dança no Brasil (nacional), pelo mundo (Internacional), entrevista com algum profissional, e uma espécie de “classificados”, a qual vai abordar tudo sobre o mundo dos negócios da dança (Aluguel/compra de roupa, cenário, linóleo) e também concursos dentro do Brasil e fora dele.

    Abrangência de circulação: Vai ser distribuído em todo território nacional, podendo ser distribuido nos EUA também.

    Logística de distribuição: O principal foco é que escolas de ballet sejam os assinantes, nas bancas comuns terão poucos exemplares. A venda massiva vai ser feita em competições de dança feita pelo país.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: Como o jornal vai ser semanal(será lançado ao mercado toda terça-feira), o preço dele avulso vai sair 10 reais. Para quem assina, o preço sai 25 reais e junto vem a edição especial ou então algo relacionado ao ballet, por exemplo, cds de aula, calendários, dvds de ballets de repertório.

    Tiragem em média prevista: 7 mil exemplares sul e sudeste/ 2.000 norte/ 3.000 nordeste/ 3.000 centro-oeste.

    Número médio de páginas: O jornal terá, em média, 13 páginas.

    Organização editorial:
    -Nacional: Aborda assuntos relacionados ao mundo da dança no Brasil – Em média 5 páginas
    -Internacional: Em média 4 páginas.
    -Entrevista: Em média 2 páginas
    -Serviços/classificados: Nessa sessão também deverá ter a parte de saúde para as bailarinas, com entrevista com médicos, etc. Em média 2 páginas.

    Gabriela Lima

    03/05/2013 em 11:41

  9. •Nome e slogan do jornal – Lumières de la Ville/ Notícias à luz do dia (em francês).

    •Formato e tipo de papel – O jornal seria impresso em papel Couchê por se tratar de um produto mais sofisticado e voltado para um público mais seleto. Além disso, sua temática é restrita e seus leitores buscariam conteúdo específico e um pouco mais aprofundado.
    •Segmentação temática – A segmentação do Lumières de la Ville é Cultura, Política e Economia. A cultura falaria de Cinema, Literatura e Teatro de uma forma geral, indicando os principais eventos na metrópole. Política e Economia também buscariam informações de âmbito nacional, sendo a Economia voltada para investidores, empresários etc.
    •Características do conteúdo editorial – O jornal teria análises financeiras, críticas culturais (literária, do teatro e do cinema mundial) e notícias factuais de seus segmentos, trazendo da totalidade para o interesse de seu leitor.
    •Abrangência de circulação – O Lumières ´seria de abrangência nacional, apesar de focar mais na metróple/capital.
    •Logística de distribuição – Entrega à domicílio, bancas e livrarias.
    •Preço de venda avulsa e/ou de assinatura – € 5,40
    •Tiragem média prevista – 300 mil exemplares, 40% na capital, 30% nas 5 maiores cidades do país e o restante nas médias cidades. Lembrando que também seria possível adquirir por assinatura.
    • Número médio de páginas – 20 páginas nos dias úteis. Até 30 nos fins de semana.
    •Organização editorial – o Jornal seria em caderno único,com separação das editorias em Política, Cultura e Economia, com seções, em média 6 páginas para cada uma, contando colunas e artigos.

    Marina Rufo Spada

    07/05/2013 em 18:59

  10. Nome e slogan: O Olhar Paulista – Uma visão de todos

    Formato e tipo de papel: Berliner em papel-jornal

    Segmentação: O foco do jornal é o Estado de São Paulo, mas ele também se preocupa em oferecer um panorama do cenário nacional.

    Características do conteúdo editorial: O jornal trabalha majoritariamente com notícias factuais do Estado de São Paulo. Acontecimentos importantes do Brasil e do mundo também têm seu espaço garantido no jornal. O Olhar Paulista conta com colunistas de opinião e abre uma seção para o leitor dizer o que pensa, tanto sobre o jornal quanto sobre assuntos que estão circulando na mídia. A prestação de serviços ao cidadão paulista também está presente nas publicações.

    Abrangência de circulação: O Olhar Paulista circula diariamente em todo o Estado de São Paulo e nas principais cidades do país.

    Logística de distribuição: O jornal pode ser encontrado em bancas e é entregue à domicílio para seus assinantes.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: Durante a semana, o exemplar avulso custa R$ 2,50. Aos sábados, custa R$ 3,00. Aos domingos, custa R$ 4,50. A assinatura digital sai por R$ 29,90 por mês. Assinar o digital todos os dias com impresso aos finais de semana sai por R$ 34,90. A assinatura mensal apenas do impresso custa R$ 59,90.

    Tiragem média prevista: 200 mil exemplares em todo o Brasil. 65% na região Sudeste, 10% no Sul, 10% no Centro-Oeste, 10% no Nordeste e 5% no Norte.

    Número médio de páginas: Média de 40 páginas durante a semana, 60 aos sábados e 80 aos domingos.

    Organização editorial: Caderno único organizado da seguinte forma (número médio de páginas que pode variar de acordo com os dias da semana):
    – Capa (1 página)
    – Brasil (8 páginas)
    – São Paulo (8 páginas)
    – Olhar Opinativo (1 página e meia)
    – Olhar do Leitor (meia página)
    – O Mundo (6 páginas)
    – Economia (8 páginas)
    – Olhar Cultural (6 páginas)
    – Olhar Esportivo (4 páginas)
    – Classificados (8 páginas)

    Tatiane de Sousa

    07/05/2013 em 19:18

  11. •Nome e slogan do jornal – Lumières de la Ville/ Notícias à luz do dia (em francês).

    •Formato e tipo de papel – O jornal seria impresso em papel Couchê por se tratar de um produto mais sofisticado e voltado para um público mais seleto. Além disso, sua temática é restrita e seus leitores buscariam conteúdo específico e um pouco mais aprofundado.
    •Segmentação temática – A segmentação do Lumières de la Ville é Cultura, Política e Economia. A cultura falaria de Cinema, Literatura e Teatro de uma forma geral, indicando os principais eventos na metrópole. Política e Economia também buscariam informações de âmbito nacional, sendo a Economia voltada para investidores, empresários etc.
    •Características do conteúdo editorial – O jornal teria análises financeiras, críticas culturais (literária, do teatro e do cinema mundial) e notícias factuais de seus segmentos, trazendo da totalidade para o interesse de seu leitor.
    •Abrangência de circulação – O Lumières ´seria de abrangência nacional, apesar de focar mais na metróple/capital.
    •Logística de distribuição – Entrega à domicílio, bancas e livrarias.
    •Preço de venda avulsa e/ou de assinatura – € 5,40
    •Tiragem média prevista – 300 mil exemplares, 40% na capital, 30% nas 5 maiores cidades do país e o restante nas médias cidades. Lembrando que também seria possível adquirir por assinatura.
    • Número médio de páginas – 20 páginas nos dias úteis. Até 30 nos fins de semana.
    •Organização editorial – o Jornal seria em caderno único,com separação das editorias em Política, Cultura e Economia, com seções, em média 6 páginas para cada uma, contando colunas e artigos.

    Marina Spada

    07/05/2013 em 20:02

  12. Nome: Tribuna de S. Paulo
    Slogan: Impossível achar melhor!

    Formato e tipo de papel: Standard, impresso em papel jornal de gramatura média. Os suplementos serão em formato tabloide, também impressos em papel jornal, com exceção da “Revista da tribuna”, impressa em papel revista.

    Segmentação temática: O jornal abordará temas em geral e pretende ser o principal jornal brasileiro, competindo com a “Folha de S. Paulo”, com “O Estado de S. Paulo” e com “O Globo”. A “Tribuna de S. Paulo” tem como público-alvo as classes A, B e C brasileiras, e, internacionalmente, brasileiros que vivam no exterior, além de estrangeiros que tenham interesse por assuntos do Brasil.

    Características do conteúdo editorial: O jornal terá como base notícias factuais, mas também irá possuir análises, comentários, editoriais, serviços etc.

    Logísticas de distribuição: Inicialmente, o jornal irá focar mais nas vendas em bancas, mas também com investimentos em assinaturas. Assim, o jornal será colocado nas bancas por volta das 5h. Para os assinantes, haverá um logística de distribuição aos domicílios destes no mesmo horário. Outros pontos de venda poderão ser utilizados, como livrarias, universidades e shopping centers.

    Preços de venda avulsa e/ou assinatura: De segunda a sexta-feira, avulso, o jornal custará R$3,00. Aos sábados, custará R$4,00 e aos domingos, R$5,00. A assinatura do jornal impresso, por mês, custará R$79,90. A assinatura da versão online custará R$24,90 e a assinatura conjunta, R$99,90. No portal do jornal, o tribunas.com, o leitor poderá ter acesso gratuito a 30 textos, pagando o restante o valor de R$9,90 por mês. A assinatura para tablets e smartphones será de R$19,90 a cada mês.

    Tiragem média prevista: A tiragem em dias da semana (segunda, terça, quarta e quinta) será de 400 mil exemplares; às sextas e sábados, de 450 mil; aos domingos, 500 mil exemplares. Em cada um desses dias a distribuição será feira da seguinte maneira: 60% em São Paulo, 10% no restante da região Sudeste, 5% no Sul, 5% no Nordeste, 5% no Centro-Oeste, 5% no Norte e 10% em outros países. Nos outros países, por continente, pretende-se alcançar 5% na América Latina, 2.5% nos Estados Unidos e 2.5% na Europa.

    Número médio de páginas: O jornal deverá ter, no mínimo, 60 páginas no meio da semana e, no máximo, 120 páginas, aos fins de semana ou dias com eventos especiais.

    Organização editorial: A disposição das editorias dar-se-á da seguinte maneira:
    • CADERNO A – Tribuna Opina, Tribuna Nacional, Tribuna Internacional;
    • CADERNO B – Tribuna Econômica, Tribuna Tecnológica;
    • CADERNO C – Tribuna Cotidiana, Tribuna Científica;
    • CADERNO D – Tribuna Esportiva;
    • CADERNO E – Tribuna Cultural;
    • CADERNO G – Classificados (de quinta-feira a domingo);
    • SUPLEMENTOS – MA Ecologia (segundas), Viagem (terça), Viva Bem (quarta), Cozinha (quinta), Guia da Tribuna (sexta), Tribuna Literária (sábado), Tribuna Mirim (sábado), Diagnóstico (domingo), Revista da Tribuna (domingo).

    Victor Francisco Rezende

    08/05/2013 em 1:27

  13. • Nome e slogan do jornal: BraSil for foreigns – A sight from inside

    • Formato e tipo de papel: tablóide em papel jornal

    • Segmentação temática: o jornal trataria apenas de notícias nacionais, porém seria destinado a um público estrangeiro, sendo, portanto, em inglês, dentro e fora do país. A proposta é mostrar o país para os estrangeiros da maneira como ele realmente é, pois por falta de conhecimento, muitos deles têm uma visão totalmente errada ou estereotipada do Brasil.

    • Características do conteúdo editorial: notícias factuais, porém a parte de cultura trataria de curiosidades sobre o Brasil e em cada edição teria um resumo de um período da história do país. Teria a presença de colunistas também.

    • Abrangência de circulação: internacional. BraSil for foreigns, como o próprio nome já diz, focaria no público não-brasileiro.

    • Logística de distribuição: em cidades como Nova York, Londres, Berlim poderia ser vendido no metrô. Mas a ideia é que seja vendido nas bancas.

    • Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: preço de 2 dólares nos países estrangeiros e 2 reais no Brasil.

    • Tiragem média prevista: considerando a população de cada cidade, a tiragem seria de: 50.000 (Nova York) 20.000 (Berlim) 10.000 (Paris) 50.000 (Londres) 50.000(São Paulo) e 40.000 (Rio de Janeiro).

    • Número médio de páginas: 20 páginas durante a semana e 22 nos finais de semana.

    • Organização editorial: capa (1)
    Política (2)
    Economia (2)
    História e Curiosidades (5)
    Esporte (2)
    Tecnologia (2)
    Saúde e Ciência (2)
    Negócios (2)
    Colunistas (2)
    Nos finais de semana, mais colunistas escreveriam para o jornal, aumentando o número de páginas.

    Amanda Fonseca

    08/05/2013 em 21:43

  14. Nome e slogan do jornal: Folha de Arujá.
    Slogan: Trazendo muito mais notícia pra você.

    Formato e tipo de papel: Tabloide, papel jornal

    Segmentação temática: O jornal é voltado para a classe média alta da cidade de Arujá e traz assuntos que interessam as pessoas desse município de forma mais analítica e imparcial.

    Características do conteúdo editorial (notícias factuais, análise, serviços etc.): O jornal traz notícias factuais e serviços, entretanto, seguindo a nova tendência do jornalismo impresso, o jornal será mais analítico, suas matérias têm como objetivo informar o leitor sobre o fato como um todo, dando um panorama do que o gerou e o que ele pode causar.

    Abrangência de circulação (local, regional, nacional, internacional): É um jornal local, mas que traz notícias locais, nacionais e internacionais.

    Logística de distribuição (bancas, entrega à domicílio, entrega nas ruas, outros pontos de venda): A Folha de Arujá será vendida nas bancas da cidade e aceitará assinaturas.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura (considerar variação entre dias úteis e fim de semana):
    Durante a semana o preço do jornal avulso será R$1,00; aos domingos, R$1,50. A assinatura semestral será R$180,00 e a anual R$360,00.

    Tiragem média prevista (se a circulação for regional, nacional ou internacional, indicar a divisão da tiragem por cidade/região/país): 5 mil exemplares

    Número médio de páginas (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)

    Pelo menos 25 páginas de conteúdo editorial em dias úteis e 35 páginas de conteúdo editorial aos finais de semana

    Organização editorial (estrutura de cadernos, editoriais e seções, considerando o número médio de páginas de cada segmento temático)

    Capa (1)
    Nacional (2)
    Internacional (2)
    Região (2)
    Cidade (2)
    Esporte (4)
    Cultura (escola de música, resenhas, agenda cultural) (3)
    Saúde (1)
    Ciência e tecnologia (1)
    Economia (1)
    Do leitor (1)
    Serviços e classificados (5)

    Bianca Arantes dos Santos

    10/05/2013 em 9:44

  15. – Nome e slogan do jornal: Correio Bauruense – Bauru em suas mãos
    – Formato e tipo de papel: Formato Berliner e papel jornal de gramatura média
    – Segmentação temática: Geral, com abordagem de todos os assunto que concernem à realidade municipal.
    – Abrangência de circulação: A circulação será local, estendendo-se apenas a algumas cidades dos arredores de Bauru.
    – Logística de distribuição: O jornal será vendido em bancas de jornais ou outros pontos de venda e entregues nas residências, em caso de assinaturas.
    – Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: Assinatura mensal díária de 34,90. Apenas de edições de finais de semana, 9,90. Valor unitário de 1,50 para as edições de segunda a sexta-feira e 2,50 aos fins de semana.
    – Tiragem média prevista: 14 mil exemplares de segunda a sexta-feira e 18 mil aos fins de semana.
    – Número médio de páginas: Média de 28 páginas semanais e 35 páginas aos fins de semana.
    – Organização editorial: Caderno Único.
    Editorias:
    Capa, Opinião/Leitor(2), Política(6), Geral(2), Economia(2), Cidadão (Serviços)(3), Nacional (apenas notícias de grande relevância estadual e nacional) (2), Cultura (4), Esporte(1 a 3).
    Suplementos:
    Sábado – “Semanal”: Encarte separado com caráter mais analítico, que apresenta um resumo dos principais temas da semana em forma de reportagens maiores (média de 8 páginas).
    Quarta-feira – “Saúde”: abordagem da questão da saúde e temas relacionados com enfoque mais “leve” (média de 6 páginas).
    Domingo – “TV e Entretenimento”: aprofunda a temática de TV e entretenimento que nos outros dias da semana são agregados à editoria de Cultura.

    Amanda de Moura Costa

    10/05/2013 em 10:05

  16. GAZETA DE PASSOS
    Um passo a frente na notícia

    Formato e tipo de papel

    O formato será standard, visando à relação entre o uso dos recursos visuais e do texto, além da possibilidade de ser organizado em cadernos. Com o uso dos cadernos, a família toda pode compartilhar a experiência de leitura, seja na mesa do café da manhã ou, após o almoço, na sala de estar. Apesar de não oferecer ao leitor o mais fácil dos manuseios, tem base nos seguintes princípios: organização, partilha, conforto visual e aprofundamento das notícias.

    O caderno de Esportes e o suplemento de turismo serão em formato berliner.

    O material de impressão da Gazeta de Passos será papel jornal, com gramatura nem muito alta, nem muito baixa. Apenas o suplemento de turismo será papel couché.

    Segmentação temática

    O jornal Gazeta de Passos será destinado ao público passense em geral, principalmente à família. Jovens terão seu espaço nos suplementos de turismo, moda e cultura. Assim como seus familiares, que terão análises financeiras, informações locais, regionais, nacionais e internacionais, entre outros conteúdos.

    Características do conteúdo editorial

    As notícias dos cadernos principais serão factuais, englobando serviços, análises, colunas e críticas de especialistas. Os suplementos, principalmente o de turismo, vão apresentar algumas notícias mais “frias” e densas.

    O jornal terá presença de infográficos, tabelas, imagens expressivas com legendas informativas, entre outros – sempre que possível, apresentará essa ligação visual com o texto. As propagandas ao decorrer do jornal serão raras, mantendo o conforto visual do leitor.

    Abrangência de circulação

    A circulação seria regional, com foco na cidade de Passos. Cidades da região, como São Sebastião do Paraíso, Piumhi e Pratápolis teriam filiais do jornal, sendo cada uma delas responsável pela sua seção.

    Delfinópolis, Cássia, São João Batista do Glória, Alpinópolis, Itaú de Minas e Fortaleza de Minas serão cidades da região que vão receber uma determinada porcentagem das publicações.

    Logística de distribuição

    Os jornais serão vendidos separadamente nas bancas, possibilitando acesso diário à população não-assinante. Padarias, livrarias e supermercados podem servir de pontos de venda também. As entregas a domicílio serão uma opção exclusiva de assinantes. A assinatura poderá ser das edições diárias ou apenas dos exemplares de domingo.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura

    O preço de cada edição será de R$2,00 nos dias de semana e R$2,50 aos domingos. A assinatura será de R$49,90 – o que equivale a um desconto de 22% no valor médio dos exemplares ao longo do mês.

    Tiragem média prevista

    Inicialmente, a tiragem média durante a semana seria de 12 mil exemplares. Deles, 70% (ou seja, 8,4 mil) serão distribuídos na cidade de Passos; 20% em São Sebastião do Paraíso e Piumhi; 5% em Pratápolis e 5% nas demais cidades. Já aos domingos, a tiragem aumenta para 14 mil exemplares, mantendo as proporções acima mencionadas.

    Número médio de páginas (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)

    De segunda a sábado, o jornal terá, em média, 60 páginas. Já aos domingo, esse número de páginas será entre 60 e 70.

    Organização editorial

    O jornal, inicialmente, teria três cadernos: o Caderno Principal traria as principais notícias de Passos e Região (12 páginas). Nele, as cidades de São Sebastião do Paraíso e Piumhi teriam uma editoria cada (2 páginas). A editoria de Opinião (2 páginas) traria, cada dia, a coluna de um especialista sobre os problemas da região ou do país, espaço do leitor, crônicas e charges.

    O segundo caderno traria as principais notícias do Brasil e do Mundo, com as editorias Mercado, Política, Educação, Saúde, Tecnologia, Ciência, Agronegócios, Nacional e Mundo (16 páginas). As amenidades, como horóscopo, jogos, programação da TV aberta seriam seções da editoria Passatempo (4 páginas). Por fim, o caderno traria o serviço, com previsão do tempo em Passos e região, espaço para o leitor (reclamações, pedidos), obituário, dicas de trânsito (2 páginas).

    O caderno Classificados terá 14 páginas, contendo todos os anúncios que não foram divulgados ao decorrer do jornal.

    Às segundas e quintas-feiras, a editoria de Esportes teria um caderno separado, para informar ao leitor o panorama completo dos principais jogos, campeonatos e jogadores. E o caderno não seria destinado apenas ao futebol, outros esportes teriam espaço também. Infográficos, entrevistas, tabelas de jogos, entre outros. (10 páginas)

    Às quartas-feiras, o suplemento gastronômico Trem Bão apresentaria o cenário da culinária mineira, desde as origens dos pratos aos restaurantes e bares do estado. O suplemento teria receitas, reportagens, entrevistas e um espaço destinado ao leitor, a fim de que ele mande suas dúvidas ou curiosidades a respeito do tema. (6 páginas)

    Todas as sextas-feiras, o suplemento O que se passa? traria um panorama do que foi tema de discussões na televisão, no cinema e nas artes, em geral. Teria um aspecto mais informal, falando diretamente ao jovem. Para esse público, agendas culturais, apresentando informações sobre festas, shows musicais e teatrais, entre outros. Repleto de reportagens, cobertura de eventos, painéis do leitor (com comentários, recomendações, impressões), charges e crônicas. Por fim, colunistas e críticos teriam seu espaço para enriquecer o conteúdo. (6 páginas)

    O suplemento Passarela seria distribuído aos sábados. Seu enfoque seria em moda e confecções. Passos é uma cidade marcada pelas mais de 100 fábricas de roupas. Por essa razão, o suplemento apresentaria um panorama de vendas na cidade e na região. Além disso, mostraria as novas tendências no Brasil e no mundo, o que são (e o motivo de serem assim) os diferentes estilos***. (6 páginas)

    Aos domingos, o suplemento Passeio seria direcionado ao turismo nas cidades mineiras. As matérias seriam mais aprofundadas: reportagens, entrevistas com personalidades do estado (desde políticos ao dono de um armazém) e perfis, fotografias, anedotas, crônicas e contos (ou como diriam os mineiros, causos). (8 páginas)

    Outro suplemento distribuído aos domingos seria o Memória Passos. As pautas, mais frias, conteriam entrevistas, perfis, fatos do passado, entre outros. A seção No passado seria destinada às fotos, tanto escolhidas pela redação quanto pelos leitores. (8 páginas).

    Giovanna Hespanhol

    10/05/2013 em 10:14

  17. Nome e slogan do jornal: Jornal da Manhã – Comece seu dia bem informado

    Formato e tipo de papel: Papel-jornal de gramatura média, formato tabloide.

    Segmentação temática: Segmentação geral, mas dá destaque às notícias políticas e econômicas, tanto nacionais quanto internacionais. Cultura, sociedade e esportes também fazem parte do jornal.

    Características do conteúdo editorial: Pensado para as classes média e alta do Brasil, é um jornal de notícias factuais, conteúdo aprofundado e com poder de análise. Tabelas, gráficos e imagens são usados apenas em segundo plano, complementando as reportagens. A publicidade é parte do jornal, mas de forma discreta e sem roubar espaço do conteúdo jornalístico. Serviços informativos como trânsito e horóscopo não fazem parte do jornal, somente a previsão do tempo e quadrinhos.

    Abrangência de circulação: Com edições diárias, a abrangência é nacional. Uma edição especial lançada para os outros países da América Latina sai às terças, sextas e domingos.

    Logística de distribuição: Pode ser encontrado nas bancas diariamente a partir das seis da manhã; assim como é possível assinar o jornal e recebê-lo em casa, sempre antes das oito da manhã. A versão online está disponível a partir das cinco da manhã, todos os dias.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: As edições de segunda à sábado são vendidas por R$2,50, e as edições dominicais são vendidas por R$3. A assinatura do jornal sai por R$69,90/mês, e o assinante recebe as edições diárias tanto em versão impressa quanto em versão digital para computadores, tablets e smartphones. Outra opção de assinatura é a de receber somente as edições dominicais e o conteúdo digital diariamente, que sai por $49,90/mês. A edição internacional varia de país para país.

    Tiragem média prevista: A tiragem nacional é de 500 mil exemplares, sendo 200 mil no sudeste, 100 mil no sul, 100 mil no centro-oeste e 100 mil no norte. A versão internacional, que atinge principalmente os países da América Latina, possui tiragem de 200 mil exemplares.

    Número médio de páginas: As edições de dias úteis possuem, em média, 40 páginas. Já as versões dominicais vêm com, também em média, 50 páginas. Além disso, às terças-feiras, o jornal vem com o suplemento gastronômico, que possui 7 páginas. As edições de sextas-feiras vêm com o suplemento de turismo, que também possui 7 páginas. Nos domingos, o jornal vem com um suplemento de classificados.

    Organização editorial: Com encadernação única, o jornal é dividido em cinco editorias. As duas primeiras páginas do jornal trazem o editorial e a seção “Do Leitor”, onde o cliente tem o espaço para comentar notícias, reclamar, fazer sugestões etc. É aqui que encontramos a parte de serviços, como previsão do tempo. A primeira delas é a “Brasil” (com 8 páginas), que trata de notícias da política nacional e dos fatos mais comentados do dia, há a presença de colunas e artigos de opinião. A segunda editoria é a “Mundo” (8 páginas), que traz noticias da política internacional e também conta com um colunista por edição. “Negócios” (7 páginas) é a editoria de economia, que dá destaque à economia mundial, principalmente a norte-americana e a europeia, e seus efeitos no Brasil. Diferentemente do restante do jornal, essa editoria abusa de gráficos e tabelas, buscando esclarecer as dúvidas do leitor comum e, ainda assim, ser relevante para especialistas. “Cultura” (com 7 páginas) tem o foco principal no audiovisual (TV e cinema, especialmente), traz notícias, críticas e uma coluna semanal com os livros, álbuns e DVDs mais comprados da semana. Literatura e teatro dão um impulso a autores e peças nacionais, levando seu trabalho também para a edição internacional. A última editoria do jornal é a “Esporte” (6 páginas) que dá destaque, obviamente, ao futebol, mas também fala dos principais campeonatos esportivos no mundo (com o uso de tabelas classificatórias) e traz entrevistas com atletas e técnicos e também notícias gerais sobre o mundo do esporte. As editorias das edições dominicais têm, em média, duas páginas a mais que as edições de dias úteis.

    Jonas L. C. Junior

    10/05/2013 em 10:48

  18. Nome e slogan do jornal:
    The Remembrall – Draco expertis traditur nunquam titillandus
    (O Lembrol – Nunca cutuque um dragão bem-informado)
    Formato e tipo de papel: Formato tabloide, em papel jornal de gramatura alta.
    Segmentação temática: jornal mensal com novidades de Harry Potter, sobre os atores da série, a autora, novos projetos e coisas relacionadas à saga, além de informações sobre as atrações do parque, do museu, de Londres e de todos os pontos turísticos potterianos.
    Características do conteúdo editorial: notícias fria, grandes reportagens, reportagens especiais, curiosidades, análises, colunas, editoriais, serviços.
    Abrangência de circulação: EUA, Reino Unido, principais capitais do mundo.
    Logística de distribuição: bancas de jornal, livrarias, lojas em pontos turísticos e lojas geeks.
    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura:
    – exemplar avulso: 11 sicles, 9 reais, 3 libras, 3,5 euros, 4,5 dólares
    – Assinatura anual: 6 galeões e 8 sicles, 100 reais, 32 libras, 38 euros, 50 dólares
    – exemplar avulso digital: 2 sicles, 2 reais, 0,6 libras, 0,75 euros, 1 dólar
    – assinatura anual digital: 1 galeão e 3 sicles, 20 reais, 6 libras, 7,5 euros, 10 dólares
    Tiragem média prevista: média de 500 mil exemplares por mês, sendo 100 mil nos EUA (70 mil no parque de Orlando), 200 mil no Reino Unido (120 mil em Londres e pontos turísticos) 100 mil entre as capitais europeias e 100 mil entre as outras capitais.
    Número médio de páginas: entre 30 e 40 páginas
    Organização editorial: caderno único
    Coluna Griffyndor (1)
    Coluna Slytherin (1)
    Coluna Ravenclaw (1)
    Coluna Hupplepuff (1)
    Dumbledore’s Pensive (1)
    Mischief Managed (3)
    Ministry of magic (2)
    Order of the Phoenix (1)
    Diagon Alley (2)
    Quidditch (1)
    Muggle’s News (8)
    Dementor’s atack (1)
    Owl Post Office (1)
    The Wizarding World of Jo (3)
    Deathy Hallows (1)
    Chamber of secrets (2)
    Azkaban (1/2)
    Cooking with elfs (½)
    Hogsmead (2)

    Marília Garcia

    10/05/2013 em 11:04

  19. Nome do jornal: Mosaico
    Slogan: A cada fragmento, mais conhecimento

    Formato e tipo de papel: Formato berliner, com papel do tipo papel couchê.

    Segmentação temática: Notícias gerais, de caráter nacional e até internacional, abordadas com uma visão crítica, contendo recursos de ironia e até humorísticos ao transmitir a informação. Enfoque em questões culturais.
    Características do conteúdo editorial: Reportagens especiais com abordagem analítica, além de notícias de caráter opinativo com um toque de humor. Serviços como agenda cultural e seções de entretenimento com charges e palavras-cruzadas estão presentes.

    Abrangência de circulação: Nacional.
    Logística de distribuição: Bancas, pontos de venda e distribuição em domicílio para assinantes.
    Periodicidade: Semanal
    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: R$9,90 avulso e R$33,60 assinatura mensal.
    Tiragem média prevista: 70 mil exemplares, sendo 45% destinados à região Sudeste, 25% ao Sul, 5% ao Norte, 15% ao Nordeste, 10% ao Centro-Oeste.

    Número médio de páginas: 20 páginas
    Organização editorial:
    Caderno único (20)
    Capa (1)
    Editorial e Diz aí Leitor (1)
    Que país é esse?! (política – nacional) (4)
    Falando em arte… (cultura) (4)
    Around the World (internacional) (3)
    Gol! (esportes) (2)
    Grana (economia) (2)
    O que está rolando (agenda cultural) (2)
    Diversão! (entretenimento) (1)

    Camila Calvo Pasin

    10/05/2013 em 11:12

  20. Nome: O Grande Angular
    Slogan do jornal: O Brasil em perspectiva

    Formato e tipo de papel: Berliner de gramatura média/alta, impresso em papel Couchê.

    Segmentação temática: O jornal tem enfoque político e é separado em cadernos com assuntos internacionais, nacionais e regionais. O público alvo é o jovem-adulto, aplicando-se, para isso, um caráter dinâmico e analítico ao jornal, com forte relação e influência da internet e das novas mídias.

    Características do conteúdo editorial: O jornal tem pretensões analíticas, com conteúdo crítico sobre notícias factuais. A publicação é semanal, distribuído aos domingos o jornal seria um resumo da semana. As manifestações culturais também seriam abordadas pelos jornais, mas aquelas de cunho mais alternativo e menos comercial. O projeto gráfico é bem livre, com bastante uso do branco, páginas coloridas e forma bem dinâmica.

    Abrangência de circulação: Com a pretensão de jornal nacional, as sedes da redação se fixariam nas principais capitais dos estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Manaus, Belo Horizonte e Santa Catarina. A redação do caderno regional, portanto, focaria nas notícias das respectivas capitais.

    Logística de distribuição: O jornal seria distribuído por meio de venda em bancas e, principalmente, assinaturas.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: Por ser semanal e por ter aspectos gráficos bem chamativos e diferentes, o preço por exemplar é R$7,90. As assinaturas, ficariam na faixa de R$30,00 por mês, e com um acréscimo no preço também ofereceriam conteúdo digital.

    Tiragem média prevista: A tiragem seria de cerca de 900 mil exemplares, divididos mais ou menos proporcionalmente ao número de estados nos quais as redações estariam instaladas.

    Número médio de páginas: Média de 30 a 40 páginas por exemplar, publicado sempre aos domingos.

    Organização editorial: O encadernamento é feito de forma separada, com as editorias internacional, com média de 8 páginas, nacional, com 10 páginas, e regional, com mais ou menos 8 páginas. Como a diagramação é, de certa forma, livre, os números podem variar de acordo com a necessidade gráfica, além da quantidade de informações.

    Lígia de Morais Oliveira

    10/05/2013 em 11:40

  21. Nome e slogan do jornal: Primeiro Caderno: A cultura em primeiro lugar

    Formato e tipo de papel: Formato Tablóide/Papel jornal

    Segmentação temática: Foco em notícias culturais do estado de São Paulo e as principais notícias do cenário cultural do país. O jornal trará pequenas matérias sobre as principais notícias no campo da política, economia e esporte.

    Características do conteúdo editorial: O jornal focará na divulgação da programação e produtos culturais de São Paulo, com análises críticas, resenhas e dicas. Em segundo plano, o Primeiro Caderno tratará de notícias políticas, econômicas e esportivas do Brasil (não apresentará notícias internacionais, apenas em casos excepcionais e de grande relevância)

    Abrangência de circulação: O Primeiro Caderno circulará por todo o estado de São Paulo

    Logística de distribuição: Vendas em Bancas e entregas à domicílio

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: O Primeiro Caderno será um jornal semanal (toda sexta-feira). A venda avulsa custará R$ 5,00 e a assinatura bimestral R$ 39.00

    Tiragem média prevista: Circulação regional (Estado de São Paulo) – tiragem prevista de 100 000 exemplares

    Número médio de páginas: Média de 30 páginas

    Organização editorial: O jornal será dividido em dois cadernos: Primeiro Caderno (cultura) – 20 páginas e Segundo Caderno (Política, economia e espertes) – 10 páginas;
    -Primeiro Caderno – Cinema, música, teatro, literatura e artes plásticas (número de página de cada seção será de acordo a relevância da noticia de cada segmento)
    -Segundo Caderno – 4 páginas para Esportes e 6 páginas para política e economia.

    Ihanna Barbosa

    10/05/2013 em 11:43

  22. •Nome e slogan do jornal

    Jornal Vila de Bauru

    Nossa cidade contada do seu jeito

    •Formato e tipo de papel

    Standart – gramatura de 60g

    •Segmentação temática

    Abrange todos os temas de um jornal local

    •Características do conteúdo editorial (notícias factuais, análise, serviços etc.)

    Notícias factuais que abrangem a cidade como um todo, saindo do eixo Nações – Duque – Centro que tanto é abordado pelos jornais locais (Jornal da Cidade e Bom Dia).
    A proposta é atingir principalmente o público popular sem o apelo a notícias violentas e sensacionalistas. Informação de qualidade escrita e diagramada de forma que instigue a curiosidade do leitor que não costuma comprar jornal.
    Apesar da informação publicada ser séria, o jornal usa do humor para despertar o senso crítico do leitor.O humor não aparecerá tão exageradamente como em O Pasquim, mas O Vila de Bauru trará charges e títulos com trocadilhos inteligentes.
    (Exemplos: O jornal O Lance faz um bom jogo de humor em suas manchetes, o meu jornal puxará esse jogo para o lado crítico sem exageros.
    Outro exemplo de humor nas manchetes é o jornal Meia Hora, mas o Vila de Bauru não pretende usar esse exemplo a fio por acreditar que o Meia Hora às vezes perde o respeito com os envolvidos na notícia e também com o leitor.

    Sem apelo exagerado, o jornal propõe atingir também o leitor dos jornais locais já existentes. O jornal terá publicidade selecionada ( espaço para grandes
    empresas anunciarem, assim como para os moradores do Jd do Nicéia também – com custos que vão variar conforme a renda da empresa interessada
    A intenção é tratar na editoria Cidade cada um dos eixos bauruense. Estes estarão unidos também nas editorias de cultura, saúde,lazer, alimentação e serviços.

    O Vila tem classificados (como estratégia de lucratividade).
    O Vila conta com a contribuição do leitor, que pode envir sua cobertura sobre algum acontecimento cultural ou esportivo (pode ser em fotos, texto, entrevista ou vídeo para postar no site do jornal).

    Vila de Bauru foi o primeiro nome da cidade de Bauru. Aos poucos, a Vila cresceu e atingiu a grande dimensão econômica e cultural que hoje tem.O jornal também começa pequeno, modesto, mas espera ganhar importância local rapidamente.

    •Abrangência de circulação
    Circulação local (exceções: pode ser distribuido nas rodoviárias paulistas )

    •Logística de distribuição
    O Vila de Bauru será distribuído em bancas, por assinatura e em comércios de bairros que não possuem bancas. Tais comércios ganharão publicidade no jornal em troca do espaço fornecido para a venda. O jornal será encontrado no sesc, em casas de cultura popular e também no Teatro Municipal (para incentivar a cobertura por parte do leitor).

    •Preço de venda avulsa e/ou de assinatura

    A venda avulsa terá o custo de 1 real, sendo assim, mais barato que a principal concorrência.

    Jornal da cidade – 1,50
    Bom Dia – 1,50

    •Tiragem média prevista (se a circulação for regional, nacional ou internacional, indicar a divisão da tiragem por cidade/região/país)

    Tiragem média de 25.000 exemplares. 30.000 aos fins de semana.
    (baseado na tiragem do Jornal da Cidade)

    •Número médio de páginas

    Média de 40 páginas

    •Organização editorial
    1. Capa (p.1)
    2. Editorial (p.2)
    3. Leitor (p.2)
    4. Serviço (p.3) – Previsão do tempo no estado, indicadores da bolsa, resultados de loterias…
    5. Panorama regional (p.4,5,6 e 7) cidades da mesorregião de Bauru
    6. Cidade (p. 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17) com reportagens que englobem as zonas Norte, Leste, Sul, Oeste e Central da cidade.
    7. Esportes (p. 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25) com tamanho maior aos domingos e quintas feiras e suplemento especial às segundas feiras).
    7.1 Esportes de Bauru e região
    7.2 Notícias nacionais de esportes
    8.Saúde (p. 26, 27, 28, 29) com suplemento especial às terças.
    9. Cultura (p. 30, 31, 32) com tamanho maior às sextas feiras (agenda cultural do fim de semana) e suplemento especial aos domingos.
    9.1 Lazer (p. 33)
    10. Alimentação (p. 34, 35) Suplemento de gastronimia às quintas feiras
    11. Panorama Nacional (p. 36, 37, 38, 39)
    11. Classificados (p. 40, 41, 42)
    12. Anúncio sempre de serviço na contra capa (p.43)

    Suplementos:
    Domingo – cultura
    Segunda – esporte (SEMPRE ter noroeste e Bauru Basquete)
    Terça – saúde
    Quinta – Alimentação (pensar em parcerias com o senac)

    Todos os suplementos são abertos a textos do leitor.

    Mariana de Sousa Caires

    10/05/2013 em 11:47

  23. Nome do jornal: Bafão

    Slogan: Aqui o babado é forte

    Formato e tipo de papel: Tablóide impresso em papel jornal de alta gramatura, com grampos e acabamento refilado.

    Segmentação temática: Voltada ao público homossexual. Sem perder o compromisso com a seriedade, a publicação abordaria temar ligados ao publico GLS, passando por informações de cunho político-social e também cultural. Faixa etária: a partir de 25 anos.

    Características do conteúdo editorial: Em sua parte factual, o jornal abordaria as mais recentes conquistas do público GLS, além de trazer curiosidades e colunas opinativas compostas, também, por heteressexuais interessados pela causa, de modo a retratar um ponto de vista de um público “de fora” desse universo. Na parte cultural, a publicação focará na cultura pop, além de abordar a temática da moda. A interação com os leitores seria um aspecto bastante valorizado no jornal, que reservaria uma parte para cartas e comentários.

    Abrangência de circulação: O jornal seria vendido nas regiões sul e sudeste, sobretudo nas capitais. Tratam-se de regiões com maior número de homossexuais assumidos, além de concentrar o maior número de adeptos da causa distribuidos entre as classes A e B.

    Logística de distribuição: O jornal seria vendido em bancas e livrarias.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: Públicação semanal. Preço por edição: R$5,00.

    Tiragem média prevista: 40 mil exemplares, distribuidos igualmente entre as duas regiões-foco.

    Número médio de páginas: De 35 a 40 páginas.

    Organização editorial:
    Mundo (2), Brasil (3), Editorial (2), Consumo (17), Cultura (13). Dentre esses segmentos, as editorias de cultura, consumo e moda seriam os destaques da publicação.

    Nathalia Rocha e Isabela Rocchi

    10/05/2013 em 11:56

  24. Nome: THERE WILL BE NEWS
    Slogan: You need to read.

    Formato e tipo de papel – O jornal diário será no formato Tabloide, impresso em papel-jornal de gramatura média. O suplemento semanal seguirá o formato do jornal, mas será impresso em papel couché, gramatura média.

    Segmentação temática – O “There Will Be News” trará notícias escritas de modo mais dinâmico, com um texto informal, conciliando assuntos relevantes no cenário mundial com o cotidiano da população de uma grande cidade. O objetivo do jornal é levar informação de qualidade de forma acessível. Por exemplo, notícias sobre economia escritas não somente para quem sabe sobre o assunto, mas também para quem quer saber. O jornal pretende alcançar o público jovem e adulto, numa faixa etária entre os 17 e os 35 anos.

    Características do conteúdo editorial – O jornal trabalhará com notícias factuais, análises culturais (resenhas, críticas, etc.), serviços (previsão do tempo, guia de eventos, páginas virtuais recomendadas). O suplemento será como uma revista de variedades, com os assuntos mais relevantes da semana.

    Abrangência de circulação – O “There Will Be News” será um jornal americano de circulação nacional, publicado em Los Angeles. O suplemento, desvinculado do jornal, será publicado internacionalmente.

    Logística de distribuição – Nos Estados Unidos a distribuição do jornal será feita em bancas, mas a principal renda virá das assinaturas, tanto da versão impressa quanto da digital. O suplemento, fora dos Estados Unidos, poderá ser adquirido apenas por assinatura.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura – Nos dias úteis, US$ 2. Aos domingos, com o suplemento, US$ 5. A assinatura, que incluí a versão impressa e a digital, custará US$ 79,99 ao mês. O valor da assinatura internacional do suplemento será diferente para cada país. No Brasil, a assinatura custará US$ 30.

    Tiragem média prevista – Circulação nos Estados Unidos (incluindo as assinaturas internacionais): 200.000 em dias úteis, 750.000 no domingo.

    Organização editorial e número médio de páginas
    There Will Be News – Caderno principal, subdividido em Mundo e Nacional. 10 páginas.
    There Will Be Bussiness – Caderno de Negócios e Economia, com seção sobre as empresas com com boas perspectivas de investimentos. 5 páginas.
    There Will Be Sports – Caderno de Esportes. 5 páginas.
    There Will Be Variety – Caderno subdividido em Artes, com seção sobre os principais eventos do país, Showbiz, Cotidiano, Tecnologia, Ciência e Especial.15 páginas.
    TWB – Suplemento semanal, editado como uma revista de variedades. Conta com análises mais aprofundadas dos temas relevantes da semana, além de um maior conteúdo iconográfico. 70 páginas.

    William de Moura Mariano Orima

    10/05/2013 em 11:56

  25. Nome e slogan do jornal:
    Nome: Global Brazil
    Slogan: O globo em verde e amarelo

    Formato e tipo de papel:
    Berlinense (cerca de 47cm X 31,5cm)
    Papel revista (igual ao Le Monde Diplomatique)

    Segmentação temática:
    O jornal tem como proposta trazer notícias internacionais para leitores brasileiros e falantes de português ao redor do mundo. Sua segmentação se daria principalmente em: Política, Economia e Cultura. Política e Economia trariam análises e matérias aprofundadas. Cultura trataria principalmente de cinema, televisão, teatro e música.

    Características do conteúdo editorial:
    O jornal teria notícias políticas factuais de maior destaque e análises sobre os temas mais pertinentes, além de análises financeiras e eventuais colunas e artigos de especialistas em economia. Culturalmente, trará resenhas literárias e colunas sobre televisão e cinema, além da agenda cultural das principais capitais culturais do mundo.

    Abrangência de circulação:
    Circulação principalmente regional (estado de São Paulo) e nacional. Disponível em livrarias e lojas específicas nas capitais brasileiras. Edições internacionais disponíveis em capitais dos Estados Unidos, Europa e Ásia.

    Logística de distribuição:
    Venda em livrarias e lojas especializadas nas capitais brasileiras e nos demais países, mas o foco principal estará nas assinaturas.
    As matérias podem ser compradas individualmente no site ou pode ser feita a assinatura da versão online (aplicativo) que pressupõe a assinatura da versão impressa e estará disponível em três versões: online + impresso diário; online + impresso terça/sexta e domingo; online + impresso sábado/domingo.
    Há, ainda, a opção de compra somente dos suplementos em versão online, disponíveis terça (Gastronomia), sexta (Viagem) e domingo (Literatura).

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura:
    Versão impressa: venda avulsa a R$6,90 em dias de semana e sábado; edição de domingo à R$8,90. Assinatura a R$120,00 mensais. Assinatura somente das edições de sábado e domingo à R$80,00 por mês. Assinatura somente dos suplementos (disponíveis online) à R$50,00 mensais.
    Versão online: R$0,90 por matéria clicada ou valores mensais de: R$160,00 (online + impresso diário), R$145,00 (online + impresso terça/sexta e domingo); R$120,00 (online + impresso sábado/domingo).

    Tiragem média prevista:
    Tiragem de 200 mil exemplares diários no Brasil, divididos da seguinte maneira: 90 mil no sudeste (com venda maior no estado de São Paulo), 40 mil no Sul, 30 mil no Centro Oeste, 20 mil no Norte e Nordeste. Tiragem média de 30 mil exemplares das edições internacionais nas capitais dos países.

    Número médio de páginas:
    Por volta de 40 páginas nas edições durante a semana e sábados. Por volta de 55 páginas nos domingos. Suplementos com uma média de 10 páginas cada um.

    Organização editorial:
    Jornal dividido em três cadernos:
    . Política (15)
    . Economia (15)
    . Cultura (10)
    Nos domingos haveria um aumento no número de páginas dos cadernos, dependendo de qual segmento merecer maior destaque.

    Caroline Braga de Lima

    10/05/2013 em 11:57

  26. Nome do jornal: La Fashionista
    Slogan: Um jornal fashion para uma mulher fashion

    Formato e tipo de papel: Papel jornal de alta gramatura no formato tablóide

    Segmentação temática: Moda

    Características do conteúdo editorial: Notícias factuais do mundo da moda, dicas, idéias de costumização e prestação de serviços (relacionadas à segmentação do jornal)

    Abrangência e circulação: Jornal local, circulado em São Paulo – SP

    Logística de distribuição: Em bancas, mercados, estação de metrô, lojas femininas (ex: cosméticos) e entrega a domicílio para assinantes

    Periodicidade: semanal (toda sexta-feira)

    Preço de venda avulsa: R$2,50
    Preço da assinatura: R$100 (anual)

    Tiragem média prevista: 500 mil

    Número médio de páginas: 12

    Organização editorial:
    – Capa
    – Seção da leitora/ editorial (1)
    – Tá na moda – notícias factuais relacionadas ao mundo da moda (desfiles, eventos, lançamentos, etc) (2)
    – Roupas e acessórios (2)
    – Cabelo e maquiagem (2)
    – Entrevista (1)
    – Faça você mesma – dicas de customização de roupas e acessórios (2)
    – Serviços (1)

    Lívia Lago

    10/05/2013 em 12:54

  27. – Nome e slogan do jornal: Transform-arte
    No formato das ruas, no formato da arte

    – Formato e tipo de papel: Berliner, papel offset, gramatura média

    – Segmentação temática:
    Jornal de intervenções urbanas político-culturais

    -Características do conteúdo editorial:
    O jornal é semanal e tratará de assuntos relacionados à arte, intervenções político-culturais nas ruas e expressões espontâneas de cultura, como saraus e exposições auto-organizados através de coletivos que propanham a ocupação e apropriação crítica do espaço urbano das cidades. Por meio de notícias factuais, indicações e resenhas de saraus, reportagens fotográficas e entrevistas com artistas, poetas e analistas sociais, o jornal tentará traçar um panorama geral da cena independente, espontânea e social da cidade, chamando atenção também para problemas de habitação, moradia e planejamento urbano.

    – Abrangência de circulação:
    O jornal terá distribuição regional, limitando-se à região sudeste, embora seu conteúdo traga referências nacionais e internacionais sobre os temas tratados.

    – Logística de distribuição
    Jornal disponível para assinatura mensal e também distribuido em bancas de jornal e pontos de venda livres. Além disso, o material também poderá ser comercializado em pontos de cultura das cidades e bibliotecas públicas.

    – Preço de venda avulsa e/ou de assinatura:
    Edição Semanal – Preço avulso: R$8,90
    Assinatura Anual (48 edições, 15% de desconto) – R$ 363,00

    – Tiragem média prevista:
    Tiragem: 15.000 exemplares para a região sudeste, destinando 7.000 para São Paulo e o redistribuindo o restante entre as outras capitais.

    – Número médio de páginas:
    30 páginas.

    – Organização editorial:
    Um editorial do jornal, 1 seção de entrevista (Entrevistamos), 1 seção de artes visuais urbanas (Paredes da minha rua), 1 seção de intervenção cultural nas ruas e/ou exposições (Arte acolá), 1 seção de música/sarau (Desce mais uma poesia!), 1 seção social (Ver a Cidade), 1 sessão fotográfica (Sensibilidade)

    Referências de Coletivos Urbanos
    – Ocupação Criativa
    – Coletivo Transverso
    – Poro Intervenções urbanas e efêmeras
    – Passa palavra
    – Casadalapa
    – Sarau da Cooperifa
    – Efêmero Concreto
    – Coletivo “As ruas são pra dançar”

    Keytyane Medeiros

    11/05/2013 em 12:02

  28. Nome e slogan do jornal: Colore – Pra quem tem fome por música, curiosidade e entretenimento

    Formato e tipo de papel: Tablóide em papel jornal.

    Segmentação temática: Destinada principalmente ao público jovem e adulto, vai tratar assuntos culturais basicamente. Música, arte, histórias ousadas, colaborações de blogs, curiosidades sobre tais temas, cinema, etc.

    Características do conteúdo editorial: Jornal semanal que vai trazer as principais notícias factuais em linguagem simples e coloquial para ter aproximação com o leitor. Analise de CDS, filmes e livros. Reportagens sobre temas da revista, sempre buscando alguma história inusitada ou algo que esteja em alta. Coberturas inéditas. Serviços sobre o preço de itens, site, faixas selecionadas pelo repórter, link de videos, agenda cultural, etc.

    Abrangência de circulação: Nacional.

    Logística de distribuição: Bancas de jornal, entrega a domicilio e assinatura da versão web estendida (computador e tablet).

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: Jornal semanal avulso: 4,50 Versão Web e Tablet: 6,20 (conteúdo estendido)
    Assinatura mensal: 16,90
    Assinatura web e tablet: 22,90

    Tiragem média prevista: 100 mil exemplares (45% Sudeste, 30% Sul, 10% Centro-Oeste, 10% Nordeste e 5% Norte)

    Número médio de páginas: 24 páginas
    Organização editorial:
    Caderno Único dividido nas editorias:
    – Colore & Você: Seção do leitor, temas mais citados, erramos, etc. (1 pág.)
    – Música (7 pág.):
    Som Externo (2)
    Som Interno (2)
    Achados e perdidos (1)
    Fone de Ouvido (2)
    – Arte (3)
    – História Bizarra (2)
    – E agora com a palavra… (2)
    – Na web (2)
    – Cobaia (2)
    – Outro Olhar (2)
    – O que ta passando aí? (2)
    – Agenda Cultural (1)

    Maria Esther Castedo Valdiviezo

    13/05/2013 em 1:06

  29. Nome e slogan do jornal: Corpo e Mente (O jornal que te ensina a viver melhor)

    Formato e tipo de papel: Tabloide, papel-jornal

    Segmentação temática: O principal tema do jornal seria Saúde. Voltado para um público jovem adulto e adulto.

    Características do conteúdo editorial Por ser um jornal semanal, traria reportagens mais aprofundadas, além de algumas notas factuais. Abordaria temas como doenças, tratamentos, exercícios físicos, alimentação, bem-estar…

    Abrangência de circulação Nacional, principalmente nas capitais SP e RJ.

    Logística de distribuição Bancas, supermercados, farmácias e assinatura.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura entre 5 e 7 reais.

    Tiragem média prevista 300 mil; 70 mil em SP e 70 mil no RJ. O restante seria espalhado pelo país.

    Número médio de páginas: cerca de 15 páginas

    Organização editorial
    – Capa (1)
    – Fique por dentro (notícias factuais, pautas quentes) (3)
    – Alimentação (2 ou 3, se tiver alguma receita)
    – Movimento (matérias sobre esportes, exercícios físicos, novas técnicas) (2)
    – Estética (não voltada apenas para mulheres, mas também para homens que querem saber mais sobre como cuidar de sua aparência) (2)
    – Reportagem Especial (matéria aprofundada sobre alguma doença, algum tópico que esteja em pauta nas mídias, determinada dieta ou exercício físico, etc) (4)
    – Serviços (horóscopo, charges sobre o tema, indicação de produtos e propagandas) (2)

    Marina Gonçalves Moia

    19/05/2013 em 23:30

  30. Nome e slogan do jornal:
    Diário Trezoitão – “Já pegou seu Trezoitão hoje?”
    Formato e tipo de papel
    Formato tablóide, papel aquele que for o mais barato para o formato
    Segmentação temática:
    Policial (sangue no zóio e bala na cabeça)
    Características do conteúdo editorial (notícias factuais, análise, serviços etc.):
    Notícias factuais e serviços (óbitos e eventos da comunidade)
    Abrangência de circulação (local, regional, nacional, internacional):
    Local
    Logística de distribuição (bancas, entrega à domicílio, entrega nas ruas, outros pontos de venda):
    Somente venda em banca
    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura (considerar variação entre dias úteis e fim de semana): R$0,38 (em qualquer dia, sem assinatura)
    Tiragem média prevista (se a circulação for regional, nacional ou internacional, indicar a divisão da tiragem por cidade/região/país) 3800 cópias
    Número médio de páginas (considerar variação entre dias úteis e fim de semana) 12 páginas em qualquer dia, sem variação.
    Organização editorial (estrutura de cadernos, editoriais e seções, considerando o número médio de páginas de cada segmento temático)
    Capa (1)
    Editorial (1)
    Policial (6) [sangue, bala, lágrimas e facadas]
    Serviço (1) [seção de óbitos e festas da comunidade]
    Anunciantes (3)

  31. • Nome e slogan do jornal:
    A Jogada – Onde informação e qualidade jogam no mesmo time

    • Formato e tipo de papel
    Formato tabloide, papel jornal, grampeado.

    • Segmentação temática
    Esportes em geral, desde os mais famosos como futebol, vôlei, até os menos divulgados nas mídias comuns, como tênis, rugby, etc. Tudo de uma forma e linguagem que atenda ao público alvo que é preferencialmente jovens de 15 a 25 anos.

    • Características do conteúdo editorial (notícias factuais, análise, serviços etc.)
    Maior parte das matérias se basearão no factual, jogos da semana e notícias que envolvem o mundo dos esportes, no geral. Por ser semanal, a produção pode contar com matérias de pauta fria também, com um aprofundamento maior nos assuntos que muitas vezes são vistos superficialmente pelas notícias factuais. O destaque é dado para o factual, mas em matérias curtas, quanto as reportagens mais aprofundadas possuirão um espaço maior, porém não serão produzidas na mesma quantidade que as matérias factuais..

    • Abrangência de circulação (local, regional, nacional, internacional)
    Circulação regional, para todo os estado de São Paulo.

    • Logística de distribuição (bancas, entrega à domicílio, entrega nas ruas, outros pontos de venda)
    Como o público jovem é o alvo, a intenção é estar onde o jovem está. O jornal será de fácil acesso, estando presente em metrôs, lanchonetes, padarias, próximo a escolas (para o público de 15 a 18 anos), universidades e estabelecimentos comerciais em geral onde há grande circulação do publico alvo. Para maior comodidade dos leitores, o jornal também será entregue a domicilio, mas não será encontrado nas bancas de jornal.

    • Preço de venda avulsa e/ou de assinatura (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)
    Venda avulsa por R$2,50 cada exemplar
    Versão Web e tablet (acesso a mais matérias, entrevistas): R$ 6,00
    Assinatura mensal: R$8,00
    Assinatura Web e Tabet: R$ 22,00

    • Tiragem média prevista (se a circulação for regional, nacional ou internacional, indicar a divisão da tiragem por cidade/região/país)
    Circulação centrada apenas no estado de São Paulo com 170 mil tiragens, sendo 100 mil para a capital e o restante (70 mil) distribuído para o interior do estado, com foco nas regiões e cidades com maior concentração jovem.

    • Número médio de páginas (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)
    Número médio de 18 páginas
    • Organização editorial (estrutura de cadernos, editoriais e seções, considerando o número médio de páginas de cada segmento temático)
    Caderno único com as seguintes editorias:
    Capa (1)
    Futebol (Nacional) (4)
    Vôlei (Nacional) (3)
    Basquete (Nacional) (2)
    Luta (2)
    Aquáticos (2)
    Internacional (2)
    Entrevista (1)
    Agenda da Semana (1)

    Mariana Amud Fernandes

    21/05/2013 em 0:05

  32. Nome: Bit Diário
    Slogan: “Game é coisa séria”
    Formato e tipo de papel: Tablóide e Papel jornal
    Segmentação temática: Games
    Características do conteúdo editorial: Em essência o jornal deve cobrir assuntos que girem em torno da indústria de games, indo desde notícias factuais e anúncios simples à analises de lançamentos. Outro foco do jornal serão análises críticas da indústria e reportagens que tragam desenvolvedores independentes ao conhecimento do público.
    Abrangência de circulação: Nacional
    Logística de distribuição: Entrega a domicílio
    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: Assinatura mensal, R$29,90
    Tiragem média prevista: Tiragem média de 10,000 exemplares, com foco de distribuição nas regiões Sudeste e Sul.
    Número médio de páginas: Edições normais com 12 páginas, uma edição mensal com reportagens especiais sobre um assunto específico (Um olhar mais aprofundado sobre a história de uma franquia ou desenvolvedor por exemplo)
    Organização editorial:
    Capa (1)
    Página Dois (1)
    Notícias (4)
    Agenda de lançamentos e Eventos (1)
    Análises Críticas (2)
    Entrevistas e Reportagens (3)

    Felipe Navarro

    21/05/2013 em 0:39

  33. Nome do jornal:O OLIMPICO
    Slogan: Nossa paixão é torcer
    Formato e tipo de papel: Papel de gramatura média, formato tabloide
    Segmentação temática: O jornal seria um especial a ser circulado durante os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
    Características do conteúdo editorial: O jornal apresenta notícias factuais, traz os resultados das modalidades, além de matérias analíticas e colunistas especializados. A página de serviços traz o quadro de medalhas e um guia de quais esportes irão ao ar na TV aberta ou paga.
    Abrangência de circulação: A abrangência é nacional.
    Logística de distribuição: Disponível nas banca, com opção de assinatura e entrega a domicílio.
    Preços de venda avulsa e/ou assinatura: O jornal custará R$2,00 nos estados RJ, SP, MG, PR e DF. Nos demais estados, o jornal custará R$2,50. A opção de assinatura não é para o jornal unicamente. Assinando o LANCE!, o leitor paga uma taxa extra de R$6,90 para receber O OLIMPICO em conjunto.
    Tiragem média prevista: 350 mil exemplares, 40% em SP, 35% no RJ, MG, PR e DF e o restante para os demais estados.
    Número médio de páginas: 20 páginas, podendo chegar a 24 páginas nos dias com muitos acontecimentos.
    Organização editorial: O jornal possui um caderno único, dividido de acordo com as modalidades esportivas, o número de páginas por modalidade pode variar de acordo com o fluxo de notícias.
    Capa (1)
    Basquete (2)
    Vôlei (3)
    Atletismo (2)
    Natação (3)
    Futebol (3)
    Propaganda (1)
    Outras modalidades (2)
    Serviços (Quadro de medalhas, Olimpíadas na TV) (1)
    Colunas, charges e destaques do site do jornal (2)

    Ana carolina de Oliveira

    21/05/2013 em 9:15

  34. Nome do jornal:O OLIMPICO
    Slogan: Nossa paixão é torcer
    Formato e tipo de papel: Papel de gramatura média, formato tabloide
    Segmentação temática: O jornal seria um especial a ser circulado durante os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
    Características do conteúdo editorial: O jornal apresenta notícias factuais, traz os resultados das modalidades, além de matérias analíticas e colunistas especializados. A página de serviços traz o quadro de medalhas e um guia de quais esportes irão ao ar na TV aberta ou paga.
    Abrangência de circulação: A abrangência é nacional.
    Logística de distribuição: Disponível nas banca, com opção de assinatura e entrega a domicílio.
    Preços de venda avulsa e/ou assinatura: O jornal custará R$2,00 nos estados RJ, SP, MG, PR e DF. Nos demais estados, o jornal custará R$2,50. A opção de assinatura não é para o jornal unicamente. Assinando o LANCE!, o leitor paga uma taxa extra de R$6,90 para receber O OLIMPICO em conjunto.
    Tiragem média prevista: 350 mil exemplares, 40% em SP, 35% no RJ, MG, PR e DF e o restante para os demais estados.
    Número médio de páginas: 20 páginas, podendo chegar a 24 páginas nos dias com muitos acontecimentos.
    Organização editorial: O jornal possui um caderno único, dividido de acordo com as modalidades esportivas, o número de páginas por modalidade pode variar de acordo com o fluxo de notícias.
    Capa (1)
    Basquete (2)
    Vôlei (3)
    Atletismo (2)
    Natação (3)
    Futebol (3)
    Propaganda (1)
    Outras modalidades (2)
    Serviços (1)
    Colunas, charges e destaques do site do jornal (2)

    Ana Carolina de Oliveira

    21/05/2013 em 9:18

  35. Nome do jornal:O OLIMPICO
    Slogan: Nossa paixão é torcer
    Formato e tipo de papel: Papel de gramatura média, formato tabloide
    Segmentação temática: O jornal seria um especial a ser circulado durante os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
    Características do conteúdo editorial: O jornal apresenta notícias factuais, traz os resultados das modalidades, além de matérias analíticas e colunistas especializados. A página de serviços traz o quadro de medalhas e um guia de quais esportes irão ao ar na TV aberta ou paga.
    Abrangência de circulação: A abrangência é nacional.
    Logística de distribuição: Disponível nas bancas, com opção de assinatura e entrega a domicílio.
    Preços de venda avulsa e/ou assinatura: O jornal custará R$2,00 nos estados RJ, SP, MG, PR e DF. Nos demais estados, o jornal custará R$2,50. A opção de assinatura não é para o jornal unicamente. Assinando o LANCE!, o leitor paga uma taxa extra de R$6,90 para receber O OLIMPICO em conjunto.
    Tiragem média prevista: 350 mil exemplares, 40% em SP, 35% no RJ, MG, PR e DF e o restante para os demais estados.
    Número médio de páginas: 20 páginas, podendo chegar a 24 páginas nos dias com muitos acontecimentos.
    Organização editorial: O jornal possui um caderno único, dividido de acordo com as modalidades esportivas, o número de páginas por modalidade pode variar de acordo com o fluxo de notícias.
    Capa (1)
    Basquete (2)
    Vôlei (3)
    Atletismo (2)
    Natação (3)
    Futebol (3)
    Propaganda (1)
    Outras modalidades (2)
    Serviços (1)
    Colunas, charges e destaques do site do jornal (2)

    Ana Carolina de Oliveira

    21/05/2013 em 9:19

  36. • Nome e slogan do jornal
    Journal de Quartier – Tudo o seu bairro.

    • Formato e tipo de papel
    Formato tabloide e papel com gramatura média.

    • Segmentação temática
    O jornal tem como foco o bairro Parque Jardim Europa.

    • Características do conteúdo editorial
    Quinzenal, o Journal de Quartier trará somente notícias sobre o bairro, como manutenção do asfaltado, da pracinha, da iluminação, da limpeza das ruas e calçadas, questões relacionadas a segurança, a lixos e entulhos depositados em lugares incorretos, terrenos abandonados, eventos de interesse dos moradores, horários de funcionamento, localização e promoções das feiras livres, farmácias, mercadinhos, padarias, sorveterias, lanchonetes, bares, restaurantes , cabeleireiros, centros de estética, agências bancárias, posto de saúde, horário da coleta dos lixos orgânicos e recicláveis, vendas de gás, produtos de limpeza e concertos em geral.

    • Abrangência de circulação
    Local. Jornal exclusivo para moradores do bairro.

    • Logística de distribuição
    Entrega somente em domicilio.

    • Preço de venda avulsa e/ou de assinatura
    Trabalharemos somente com assinatura, por R$6,90 mensais.

    • Tiragem média prevista
    2500 exemplares.

    • Número médio de páginas
    8 páginas.

    • Organização editorial
    Caderno único dividido nas seções: Meu bairro, Agenda, Serviços.

    Giovanna Cornelio e Camila Valente

    21/05/2013 em 18:33

  37. Nome e slogan do jornal: Poder Nacional / “O país no seu jornal”

    Formato e tipo de papel: Standard e papel jornal, gramatura média

    Segmentação temática: Abordagem dos fatos políticos de contexto nacional nas esferas dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Cobertura dos bastidores dos acontecimentos e das principais notícias relacionadas ao poder político dos governos estaduais.

    Características do conteúdo editorial: Aprofundamento e distinção do conteúdo apresentado pela mídia tradicional, ampliando para além da pura explicitação de fatos e denúncias e atingindo a verdadeira influência dos acontecimentos na sociedade, destacando a fundamental importância das decisões políticas no país.

    Abrangência de circulação: Circulação exclusiva no Distrito Federal e nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre, com impressão simultânea nas diferentes localidades.

    Logística de distribuição: majoritariamente por assinaturas mensais, divulgadas por meios virtuais, e em bancas. Distribuição de exemplares grátis em eventos políticos expressivos.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: duas edições por semana, nas terças e sextas-feiras; avulsa: R$1,50, assinatura anual: R$100,00

    Tiragem média prevista: Salvador: 7.000; Porto Alegre: 7.000; Rio de Janeiro: 10.000; São Paulo: 20.000; Brasília: 10.000
    Total: 54.000/edição

    Número médio de páginas: 32 páginas, com aumento em período de aproximadamente 1 mês antes de eleições.

    Organização editorial:
    Capa (1)
    Editorial (1)
    Opinião (2)
    Espaço do leitor (1)
    Bastidores (2)
    Serviços (1)
    Câmara (2)
    Senado (2)
    Justiça (2)
    Em foco (notícias factuais) (12)
    – SP (2)
    – RJ (1)
    – BA (3)
    – RS (2)
    – DF (4)
    Humor (1)
    Por Trás dos Palanques (2)
    Publicidade (3)

    Henrique Cézar e Mauricio Daniel

    21/05/2013 em 19:48

  38. Nome e slogan do jornal : Sudeste Gol – A informação em campo

    Formato e tipo de papel : Tablóide – Papel Jornal de média gramatura

    Segmentação temática : O jornal abordará o futebol, principalmente, da região sudeste do Brasil, com enfoque nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

    Características do conteúdo editorial (notícias factuais, análise, serviços etc.) O conteúdo editorial será composto basicamente por notícias factuais dos times de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santos. Nos dias posteriores as rodadas dos campeonatos estaduais e nacionais, a edição virá acompanhada de análises táticas e técnicas sobre a atuação dos times.Haverá também uma coluna de entrevistas com ex-jogadores, tabelas de classificação dos campeonatos, programação dos jogos, serviços de ingressos etc.

    Abrangência de circulação (local, regional, nacional, internacional) – Regional. Região Sudeste do Brasil (SP,MG,RJ, ES)

    Logística de distribuição (bancas, entrega à domicílio, entrega nas ruas, outros pontos de venda)
    Assinatura, distribuição em bancas, gazeteiros nas ruas e outros pontos de venda

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)
    Assinatura Mensal: 30,00
    Anual : 330,00

    Capitais : Terça, Quarta, Sexta e Sábado – 1,25
    Interior : Terça, Quarta, Sexta e Sábado – 1,50
    Capitais : Domingo, Segunda e Quinta – 1,75
    Interior: Domingo, Segunda e Quinta – 2,00

    Tiragem média prevista (se a circulação for regional, nacional ou internacional, indicar a divisão da tiragem por cidade/região/país)
    40 mil exemplares : 5 mil para o estado do Espírito Santo, 15 mil para o estado de São Paulo, 12 mil para o estado do Rio de Janeiro e 8 mil para o estado de Minas Gerais.
    São Paulo: 10 mil – Capital e região
    5 mil – Interior

    Rio de Janeiro: 8 mil – Capital e região
    2 mil – Interior

    Minas Gerais : 6 mil – Capital e região
    2 mil – Interior

    Espírito Santo: 4 mil – Capital e região
    1mil – Interior

    Número médio de páginas (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)
    Terça, Quarta, Sexta e Sábado – 32 páginas

    Domingo, Segunda e Quinta: 42 páginas

    Organização editorial (estrutura de cadernos, editoriais e seções, considerando o número médio de páginas de cada segmento temático)
    Terça, Quarta, Sexta e Sábado – 32 páginas
    Capa (1)
    Editorial/Expediente/ Carta do Leitor (1)
    Futebol Geral – Nacional / Seleção Brasileira, outros times que não da região sudeste(2)
    São Paulo (SP) – Corinthians(1), Palmeiras(1), São Paulo(1), Santos(1), Interior (2)
    Rio de Janeiro (RJ) – Vasco(1), Flamengo(1), Fluminense(1), Botafogo(1), Interior (1)
    Minas Gerais(MG) – Cruzeiro(1), Atlético – MG(1), Interior (2)
    Espírito Santo (ES) – (2)
    Tabelas, Programação, Serviços (2)
    Perfil/ Coluna ( 2)
    Futebol Internacional (2)
    Anúncios – Página Inteira (5)

    Domingo, Segunda e Quinta: 42 páginas
    Capa (1)
    Editorial/Expediente/ Carta do Leitor (1)
    Futebol Geral – Nacional / Seleção Brasileira, outros times que não da região sudeste(2)
    São Paulo – Corinthians(2), Palmeiras(2), São Paulo(2), Santos(2), Interior(2)
    Rio de Janeiro – Vasco(2), Flamengo(2), Fluminense(2), Botafogo(2), Interior (1)
    Minas Gerais – Cruzeiro(2), Atlético – MG(2), Interior (2)
    Espírito Santo – (2)
    Tabelas, Programação, Serviços (2)
    Futebol Internacional (2)
    Anúncios – Página Inteira (7)

    No início de cada competição, publicaremos um guia do campeonato, com informações e curiosidades dos times participantes.

    Beatriz Vital e Tiago Pavini

    21/05/2013 em 20:09

  39. – Nome:Toma Roque

    – Slogan: Cultura em alta dosagem.

    – Formato:Magazine

    – Segmentação temática: Cultura

    – Características do conteúdo editorial: Análise da cultura regional

    – Abrangência de circulação: Regional (Bauru, Jaú, Botucatu e Marília)

    – Logística de distribuição: Distribuição quinzenal em Bancas tradicionais e “banquinhas” em eventos.

    – Preço de venda: Apenas vendas avulsas por R$ 5,00

    – Tiragem: 2500 em cada cidade.

    – Número médio de páginas: 17

    – Organização editorial:

    Capa (1)
    Música (5)
    Teatro (3)
    Cinema (3)
    Arte das ruas (2)
    Quadrinhos (2)
    Agenda cultural (1)

    Aline e Julia Bacelar

    21/05/2013 em 20:22

  40. Nome e slogan do jornal
    Impacto Ambiental – Uma experiência em jornalismo ambiental
    Formato e tipo de papel
    Papel-jornal de gramatura-média, tamanho 26 x 30,7cm
    Segmentação temática
    O jornal visa apresentar questões ambientais voltadas à linguagem do público estudante do ensino médio público brasileiro (14 a 19 anos), mais especificamente da cidade de Bauru/SP.
    Características do conteúdo editorial
    O jornal contará com análises sobre questões do meio ambiente, explicando o que acontece, suporte de conscientização, passatempos, notícias, crônicas, perfil de pessoas que possuem atitudes ambientais, etc.
    Abrangência de circulação
    Local, escolas de ensino médio público da cidade de Bauru.
    Logística de distribuição
    Entrega em mãos diretamente nas salas de aula
    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura
    Gratuito, feito em parceria com o “JC (Jornal da Cidade) na Escola”
    Tiragem média prevista
    2.000 exemplares bimestrais
    Número médio de páginas
    16 páginas
    Organização editorial
    Caderno único de 16 páginas
    1. Capa
    2. Editorial
    3 a 8. Matérias em geral
    7 a 9. Matéria de capa (pode ocupar a página 10, caso seja necessário)
    10 a 15. Matérias em Geral
    15. Perfil (pode ocupar a página 14, caso seja necessário)
    16. Passatempos

    João Pedro Ferreira e Isabela Giordan

    21/05/2013 em 20:35

  41. Nome e slogan do jornal: Mega Spoilers: Tudo o que você realmente quer saber.

    Formato e tipo de papel: Tabloide

    Segmentação temática: Cultura

    Características do conteúdo editorial (notícias factuais, análise, serviços etc.): enfoque no entretenimento, contando também com notícias relacionadas aos assuntos abordados, análises de produtos e produções culturais (livros, filmes, séries, entre outros) e serviços (informações sobre eventos, datas, locais e horários de estreias/lançamentos e informações relacionadas).

    Abrangência de circulação (local, regional, nacional, internacional): Circulação nacional.

    Logística de distribuição (bancas, entrega à domicílio, entrega nas ruas, outros pontos de venda): venda em bancas de jornais/revistas e em livrarias, entrega em domicílio para os assinantes e algumas edições cortesias distribuídas em pontos estratégicos (escolas, clubes, consultórios, entre outras possibilidades).

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura (considerar variação entre dias úteis e fim de semana):
    Venda avulsa:
    Dias de semana: 3 reais
    Sábado: 4 reais
    Domingo: 5 reais
    Assinatura:
    Desconto de 15% – Preço real: 96 reais – Preço com desconto: 81,60 reais

    Tiragem média prevista (se a circulação for regional, nacional ou internacional, indicar a divisão da tiragem por cidade/região/país): 200 mil exemplares, sendo dividido por regiões:

    – Sudeste: 100 mil
    – Sul: 50 mil
    – Norte: 15 mil
    – Nordeste: 20 mil
    – Centro-oeste: 15 mil

    Número médio de páginas (considerar variação entre dias úteis e fim de semana):

    – Dias úteis: 27 páginas
    – Fim de semana:
    Sábado: 35 páginas
    Domingo: 41 páginas

    Organização editorial (estrutura de cadernos, editoriais e seções, considerando o número médio de páginas de cada segmento temático):

    – Editorial (1 página)
    – Fatos e Flashes (2 páginas): Notas sobre os acontecimentos culturais da semana e fotos marcantes
    – Cinema (4 páginas): Resenhas críticas sobre os lançamentos, reportagens sobre clássicos, entrevista com elenco, produção e direção. (Dividido em nacional e internacional)
    – Literatura (4 páginas): Críticas literárias, perfil de escritores, reportagens sobre clássicos da literatura e sobre novos estilos literários
    – Música (2 páginas): comentários sobre as novas bandas/músicos, crítica sobre uma banda antiga e de sucesso, análise de um CD por edição (comentários sobre cada música), Top 5 das melhores músicas de um determinado artista/banda, Top 5 decrescente das músicas mais tocadas da semana (uma posição por dia e o Top 5 completo e comentado na edição de sábado).
    – Seriados (2 páginas): Novidades sobre as séries, informações sobre outros trabalhos e vida pessoal dos elencos, apresentação de uma série por dia.
    – Televisão (2 páginas): Resumo das novelas, entrevista/perfil de um autor/ator/atriz/diretor/apresentador, programação das emissoras, destaque para os melhores programas do dia.
    – Lançamentos e Estreias (2 páginas): comentários, fotos, entrevistas e críticas.
    – Astros e Estrelas (2 páginas): fotos e comentários de artistas em eventos/estreias/apresentações/gravações/fotos promoções/ensaios fotográficos.
    – Diversão (2 páginas): palavras cruzadas, horóscopo, sudoku, tirinhas da Mafalda, charges, charadas, testes sobre TV e séries.
    – Suplemento (4 páginas): pôster

    Fim de semana:

    Sábado:

    Suplemento de Lançamentos (dividido em: filmes, livros, shows, peças de teatro, stand up, musicais, entre outros). – (10 páginas)

    A editoria Fatos e Flashes não é publicada nas edições de sábado.

    Domingo:

    Suplemento dedicado à música, com uma banda em destaque. A banda da semana teria sua trajetória contada, discografia comentada, entrevista com fãs, letras e traduções (quando necessárias) das principais músicas, crítica/comentário de um artista da área sobre a banda. Pôster da banda. (20 páginas)

    A editoria Música e o suplemento diário (pôster) não são publicados nas edições de domingo.

    Danielle Demarchi e Laís Bianquini

    21/05/2013 em 20:47

  42. Nome – O Real
    Slogan – Amigo do seu Bolso

    Formato e tipo de papel- Formato tablóide; Papel com gramatura média/baixa

    Segmentação temática- Economia e serviços (popular)
    Características do conteúdo editorial – Notícias, análises explicativas e serviços.

    Abrangência de circulação – Local, cidade de São Paulo.
    Logística de distribuição – Distribuição gratuita nos pontos mais movimentados da cidade durante os horários de pico.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura – Gratuito
    Tiragem média prevista- 100 mil exemplares por dia de terça a domingo
    Número médio de páginas (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)

    Organização editorial- Caderno único com várias seções (13 páginas; 7 com conteúdo e 6 destinadas a propagandas, entre elas, a contracapa)
    – Capa (1)- capa cartaz com chamadas para os principais temas das seções
    – Padaria (2)- notícias relacionadas à inflação e a folha salarial
    – Economize (2)- dicas do que fazer para economizar ou complementar a renda, por exemplo, dicas de reciclagem, “bicos” rentáveis, cursos etc
    – E agora? (2)- seção destinada a participação dos leitores. Eles enviam perguntas e a redação procura profissionais para respondê-las. Se necessário, matérias serão feitas.
    – Propagandas* (6)

    Thales Valeriani e Paulo Beraldo

    21/05/2013 em 21:39

  43. Nome: À Luta
    Slogan: Porque todos somos gente.

    Formato e tipo de papel:
    Tablóide (21 x 29 cm) em papel jornal

    Segmentação temática:
    O jornal noticia temas voltados para a minorias sociais ou grupos vítimas de preconceito. O público-alvo é adulto entre 18-100 anos, urbano e com um nível de escolaridade médio.

    Características do conteúdo editorial:
    Notícias, análises (políticas públicas, projetos de lei, movimentos contra ou a favor das causas sociais), prestação de serviço como: esclarecimento sobre as leis trabalhistas, de proteção à mulher e das cotas, por exemplo.

    Abrangência de circulação:
    Nacional, principalmente em grandes zonas urbanas.

    Logística de distribuição:
    Jornal semanal entregue nas ruas e disponível em bancas.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura:
    Gratuito
    Subsidiado por um conglomerado de empresas e donativos

    Tiragem média prevista:
    35 mil exemplares

    Número médio de páginas:
    30 páginas

    Organização editorial:
    Caderno único, com as seguintes editorias:
    Raça, Mulher, LGBT, Cultura, Economia Criativa (notícias sobre pequenas empresas / cooperativas), Sustentabilidade.
    O número de páginas de cada editoria varia de acordo com a quantidade de conteúdo.

    Heloísa e Jorge

    21/05/2013 em 22:08

  44. Nome: O Timbre

    Slogan: A nova voz cultural

    Formato e tipo de papel: tabloide pequeno em papel jornal

    Segmentação temática: jornal cultural regional

    Características do conteúdo editorial: poemas, letras de músicas, contos, resenhas de livros, filmes, peças de teatro etc. e agendas culturais.

    Abrangência de circulação: regional (interior de São Paulo – Auriflama, Jales, Araçatuba, São José do Rio Preto e cidades adjacentes)

    Logística de distribuição: distribuição nas ruas, faculdades, escolas, e deixar uma quantia disponível em lojas, bares e lanchonetes.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: gratuito

    Tiragem média prevista: 250 mil mensal

    Número médio de páginas: 6 páginas

    Organização editorial (estrutura de cadernos, editoriais e seções, considerando o número médio de páginas de cada segmento temático)

    – capa (1)
    – seção do leitor/editorial (1)
    – poemas e músicas (2)
    – resenhas (1)
    – agenda cultural (1)

    Natalia Pinhabel

    21/05/2013 em 22:44

  45. Nome e slogan do jornal:
    Nome: New York Guardian
    Slogan: The Big Apple on the print

    Formato e tipo de papel:
    Tabloide berlinense, impresso em papel couchê.

    Segmentação temática:
    O jornal é americano, com sede em Nova York e tem como proposta abordar assuntos políticos, econômicos e culturais de maneira diferenciada e setorizada, a fim de competir com o The New York Times. Sua segmentação se daria principalmente em: Política, Economia e Cultura. Política e economia trariam análises e matérias aprofundadas, enquanto cultura trataria principalmente de cinema, televisão, teatro e música.

    Características do conteúdo editorial:
    O jornal teria notícias políticas factuais de maior destaque e análises sobre os temas mais pertinentes, além de análises financeiras e eventuais colunas e artigos sobre ambos os temas. Culturalmente, trará resenhas literárias e colunas sobre televisão e cinema, além da agenda cultural de Nova York.

    Abrangência de circulação:
    Circulação principalmente nacional (Estados Unidos). Disponível em livrarias e lojas específicas nas principais capitais da América do Sul, Europa e Ásia.

    Logística de distribuição:
    Venda em livrarias e lojas especializadas nos Estados Unidos e nos demais países, mas o foco principal estará nas assinaturas.
    As matérias podem ser compradas individualmente no site ou pode ser feita a assinatura da versão online (aplicativo para tablet ou smart phone). Com a assinatura da versão impressa, o assinante terá também acesso a todo o conteúdo do site e ao aplicativo.
    A assinatura impressa pode ser feita em três versões: Impresso de segunda a domingo, Impresso terça/sexta e domingo; Impresso sábado/domingo.
    Há, ainda, a opção de compra somente dos suplementos em versão online, disponíveis terça (Gastronomia), sexta (Viagem) e domingo (Literatura).

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura:
    Versão impressa: venda avulsa a $2,50 em dias de semana e sábado; edição de domingo à $4,50. Assinatura a $75,00 mensais. Assinatura terça/sexta e domingo a $35,00 por mês. Assinatura somente das edições de sábado e domingo a $25,00 por mês. Assinatura somente dos suplementos (disponíveis online e independentes do aplicativo) à $20,00 mensais.
    Versão online: $0,60 por matéria clicada ou aplicativo por $40,00 mensais.

    Tiragem média prevista:
    Tiragem de 600 mil exemplares diários nos Estados Unidos, divididos da seguinte maneira: 200 mil em Nova York e 400 mil nas demais capitais e principais cidades do país. Tiragem média de 100 mil exemplares nas principais capitais da América do Sul, Europa e Ásia.
    Número médio de páginas:
    Por volta de 40 páginas nas edições durante a semana e sábados. Por volta de 55 páginas nos domingos. Suplementos com uma média de 10 páginas cada um.
    Organização editorial:
    Jornal dividido em três cadernos:
    . Política (15)
    . Economia (15)
    . Cultura (10)
    Nos domingos haveria um aumento no número de páginas dos cadernos, dependendo de qual segmento merecer maior destaque.

    Caroline Braga de Lima

    24/05/2013 em 9:06

  46. Nome e slogan do jornal – Culturativa – Cultura além do Vitória Régia
    Formato e tipo de papel – Tablóide – Feito em papel jornal de gramatura alta
    Segmentação temática  – Cultura em Bauru
    Características do conteúdo editorial – noticias de eventos, coberturas factuais, literárias, grande reportagem, opinião e ensaios fotográficos
    Abrangência de circulação – local
    Logística de distribuição – bancas
    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura – 2,00 a edição
    Tiragem média prevista – 2 mil exemplares
    Número médio de páginas – 24
    Organização editorial –
    Capa (1)
    Editorial (1)
    Agenda Cultural (2)
    Coolturou (10)
    Destaque (4)
    Shooting (4)
    Post-it / Opinião (1)
    Contra-capa (1)

    Higor Boconcelo

    28/05/2013 em 19:53

  47. – Nome e slogan do jornal

    Nome: O Avanço
    Slogan: Um jornal para os novos tempos

    – Formato e tipo de papel

    Formato: Tablóide (265×290)
    Tipo de papel: Papel jornal e Offset gramatura baixa

    – Segmentação temática

    Não tem segmentação temática. Possui conteúdo generalizado, abordando vários assuntos. É uma produção voltada para o público jovem, com a intenção de incentivar o aumento da leitura de jornais por essa faixa etária (linguagem e estética adaptadas para tal objetivo).

    – Características do conteúdo editorial (notícias factuais, análise, serviços etc.)

    O conteúdo editorial segue a linha tradicional de editoração. Possui notícias factuais e de relevância social, colunas de opinião e serviços.

    – Abrangência de circulação (local, regional, nacional, internacional)

    Abrangência nacional. Pretende atingir o público de todo o país.

    – Logística de distribuição (bancas, entrega à domicílio, entrega nas ruas, outros pontos de venda)

    A distribuição será feita em bancas, domicílios, edição digital (onde o cliente poderá selecionar um dado período de tempo para receber o jornal digital ou compra avulsa/diária).

    – Preço de venda avulsa e/ou de assinatura (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)

    Edição avulsa (banca): R$ 3,50
    Assinatura mensal: R$ 69,90
    Assinatura anual: R$ 599,90 (com os 2 primeiros meses gratuitos)
    Assinatura digital mensal: R$ 2,50

    – Tiragem média prevista (se a circulação for regional, nacional ou internacional, indicar a divisão da tiragem por cidade/região/país)

    Tiragem: 300 mil exemplares diários

    – Número médio de páginas (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)

    Em média 30 páginas em dias úteis e 40 nos fins de semana.

    – Organização editorial (estrutura de cadernos, editoriais e seções, considerando o número médio de páginas de cada segmento temático)

    Capa (1)
    Primeiro Caderno (3)
    Mundo (4)
    Política (4)
    Esportes (5)
    Economia (3)
    Cultura (4)
    Classificados – Dias úteis (6) Fins de semana (8)
    Suplementos – Fins de semana (8)

    Isabelle Hoffmann e Francielle Kuamoto

    28/05/2013 em 20:11

  48. Nome/Slogan: CBET/O seu jogo aqui
    Formato e tipo de papel: Tabloide, papel jornal
    Segmentação temática: Tabloide semanal de Poker
    Características do conteúdo editorial: em sua maioria artigos para estudo e reportagens de entretenimento para os fãs de esporte
    Abrangência de circulação: estado de SP
    Logística de distribuição: bancas e aposta em promoções para assinaturas anuais
    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura:
    avulso = R$ 4,00/semestral = 90/anual = R$ 160
    Tiragem média prevista: 50mil,60% destinados à capital e os outros 40% ao interior do estado.
    Número médio de páginas: 35páginas
    Organização editorial:
    – 15 páginas que cubram todos os torneios importantes que aconteceram ou irão acontecer
    – 10 Páginas destinadas à entrevistas e reportagens sobre personagens famosos ou anônimos (porém amantes do poker) do país
    – 6 Páginas contendo 3 reportagens especiais
    – 4 Páginas contendo 2 artigos para estudo

    Vitor Rodrigues

    28/05/2013 em 20:15

  49. Nome e slogan do jornal
    Cultura Gratuita
    Slogan: “Porque nem toda cultura tem preço”
    “Um jornal da Livraria Cultura”

    Formato e tipo de papel
    Tablóide

    Segmentação temática
    Cultura & Entretenimento

    Características do conteúdo editorial
    Contéudos culturais e de entretenimento [em formato de reportagem e opinativo] abordados sob uma ótica informal e bem humorada. Não há propagandas nem ganchos comerciais nas páginas do jornal.

    Abrangência de circulação
    Jornais disponíveis em todas unidades da Livraria Cultura no Brasil (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador, Distrito Federal).

    Logística de distribuição
    Exclusivamente nas lojas da Livraria Cultura.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura
    Jornais avulsos são retirados gratuitamente nas lojas da Livraria Cultura.

    Tiragem média prevista
    Região sudeste (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro) – 4.500 exemplares/mês – Região sul (Curitiba, Porto Alegre) – 2.000 exemplares/mês – Região nordeste (Recife, Fortaleza, Salvador) – 4.500 exemplares/mês – Região centro-oeste (Distrito Federal) – 1500 exemplares/mês

    Número médio de páginas
    6 páginas

    Organização editorial
    Caderno único
    – capa (1)
    – seção do leitor/editorial (1)
    – reportagem (1)
    – entrevista/perfil (1)
    – Cultura Crítica (resenha sobre livros, shows, teatros, filmes, séries, etc) (1)
    – + Cultura [serviços (agenda cultural)] (1)

    Pedro Cardoso

    28/05/2013 em 22:42

  50. •Nome e slogan do jornal: O PLURAL: onde a diversidade e a unidade se encontram

    •Formato e tipo de papel: tablóide/papel reciclado

    •Segmentação temática: cultura antropológica

    •Características do conteúdo editorial: grandes reportagens, perfis, entrevistas, análise de notícias, serviços, fotografias, etc. Todo o conteúdo do jornal será aboradado de forma que priorize a demontração e análise de culturas, comportamentos e contextos, visando trazer o conhecimento e a reflexão sobre as diferentes formas de viver e encarar a vida.

    •Abrangência de circulação: nacional.

    •Logística de distribuição: bancas, e entrega à domicílio por meio de assinatura.

    •Preço de venda avulsa: R$10,00 – assinatura semestral: R$100,00 – assinatura anual: R$180,00

    •tiragem média prevista: 30 mil. 20% por cento para cada região.

    •Número médio de páginas:

    30 páginas:
    – (1) Capa
    – (2) O AUTOR/O LEITOR (editorial/opinião autor e leitor/cartas)
    – (5) O POVO: Grande reportagem sobre um povo específico
    – (3) O BRASIL: Análises de/e notícias do Brasil, factuais ou não, relacionadas a povos e tribos (inclusive tribos urbanas)
    – (5) O MUNDO: Análises de/e notícias do mundo, factuais ou não, relacionadas a povos e tribos (inclusive tribos urbanas)
    – (2) O ECONÔMICO: economia nacional e internacional (dados, indicadores, estatísticas e matérias)
    – (2) O FOTÓGRAFO: Perfil e mostra de fotos de um fotógrafo.
    – (1) O ESPORTISTA: descobrindo os diferentes esportes praticados pelos diferentes povos e grupos.
    – (4) encarte O INFANTO: páginas dedicada às crianças, com matérias relevantes na linguagem delas, além de jogos e desenhos.
    – (1) O TURISTA
    – (1) Sessão O CULT (agenda cultural/cinema)
    – (1) Sessão O SERVO (serviços/tempo regional/mapa mundi/mapa Brasil)
    – (1) Sessão O FEITOR: entrevista com um profissional de alguma área sobre a profissão.
    – (1) Contra-capa: Foto atual de destaque nos últimos dias.

    Isabela Ribeiro

    02/06/2013 em 21:35

  51. • e slogan do jornal
    Nome: O Avanço Nome
    Slogan: Um jornal para os novos tempos

    • Formato e tipo de papel
    Formato: Tablóide (265×290)
    Tipo de papel: Papel jornal e Offset gramatura baixa

    • Segmentação temática
    Não tem segmentação temática. Possui conteúdo generalizado, abordando vários assuntos. É uma produção voltada para o público jovem, com a intenção de incentivar o aumento da leitura de jornais por essa faixa etária (linguagem e estética adaptadas para tal objetivo).

    • Características do conteúdo editorial (notícias factuais, análise, serviços etc.)
    O conteúdo editorial segue a linha tradicional de editoração. Possui notícias factuais e de relevância social, colunas de opinião e serviços.

    • Abrangência de circulação (local, regional, nacional, internacional)
    Abrangência nacional. Pretende atingir o público de todo o país.

    • Logística de distribuição (bancas, entrega à domicílio, entrega nas ruas, outros pontos de venda)
    A distribuição será feita em bancas, domicílios, edição digital (onde o cliente poderá selecionar um dado período de tempo para receber o jornal digital ou compra avulsa/diária).

    • Preço de venda avulsa e/ou de assinatura (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)
    Edição avulsa (banca): R$ 3,50
    Assinatura mensal: R$ 69,90
    Assinatura anual: R$ 599,90 (com os 2 primeiros meses gratuitos)
    Assinatura digital mensal: R$ 2,50

    • Tiragem média prevista (se a circulação for regional, nacional ou internacional, indicar a divisão da tiragem por cidade/região/país)
    Tiragem: 300 mil exemplares diários

    • Número médio de páginas (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)
    Em média 30 páginas em dias úteis e 40 nos fins de semana.

    • Organização editorial (estrutura de cadernos, editoriais e seções, considerando o número médio de páginas de cada segmento temático)
    Capa (1)
    Primeiro Caderno (3)
    Mundo (4)
    Política (4)
    Esportes (5)
    Economia (3)
    Cultura (4)
    Classificados – Dias úteis (6) Fins de semana (8)
    Suplementos – Fins de semana (8)

    Francielle Kuamoto e Isabelle Hoffmann

    04/06/2013 em 15:32

  52. •Nome e slogan do jornal
    Clara Manhã – O essencial é ler
    Obs. O nome e o slogan do jornal fazem referência aos versos de Carlos Drummond de Andrade “Clara manhã, obrigado./ O essencial é viver”, relacionando-se com a seção temática do jornal literário.

    •Formato e tipo de papel
    Formato tablóide, impresso em papel couchê de gramatura média.

    •Segmentação temática
    O jornal trata de assuntos vinculados à arte e à literatura.

    •Características do conteúdo editorial (notícias factuais, análise, serviços etc.)
    O conteúdo do jornal traz entrevistas com personalidades do mundo cultural e notícias relacionadas a peças de teatro, espetáculos, exposições e eventos literários.
    A seção de análise apresenta críticas culturais (principalmente literárias), através de resenhas textos de opinião que também abrangem posicionamentos à cerca de questões político-culturais. Nesse sentido, o jornal tem, ainda, uma coluna para colunistas contratados que comentam lançamentos de livros, filmes e espetáculos.
    A parte de serviços divulga lançamentos e estreias de produtos e apresentações culturais.
    O jornal também traz uma seção para a exposição de textos literários, como contos, crônicas, poemas e trechos de romances.

    •Abrangência de circulação (local, regional, nacional, internacional)
    O jornal deve circular principalmente nas bancas da Grande São Paulo, sendo vendido, também, para grandes cidades do interior paulista.

    •Logística de distribuição (bancas, entrega a domicílio, entrega nas ruas, outros pontos de venda)
    A distribuição deve ocorrer através da venda nas bancas de jornal, com a possibilidade de assinatura para entrega em domicílio.

    •Preço de venda avulsa e/ou de assinatura (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)
    Preço para venda avulsa: R$ 8,50
    Preço para assinatura: R$ 80,00 anuais
    Obs. O jornal é de publicação mensal.

    •Tiragem média prevista (se a circulação for regional, nacional ou internacional, indicar a divisão da tiragem por cidade/região/país)
    Média de 4 mil exemplares mensais, dos quais 1500 devem circular no interior paulista e 2500 na grande São Paulo.

    •Número médio de páginas (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)
    O jornal tem, em média, 24 páginas.

    •Organização editorial (estrutura de cadernos, editoriais e seções, considerando o número médio de páginas de cada segmento temático)
    O jornal é dividido nas seguintes seções:
    – Capa (1)
    – Atualidades (9): Notícias e entrevistas de cunho factual sobre as exposições, espetáculos e obras em destaque no mês
    – Análise e crítica(6): Textos e resenhas para crítica cultural.
    – Coluna (4): Colunistas não-fixos.
    – Clara Manhã indica (4): Indicações e agenda cultural.

    Adriana Kimura

    09/06/2013 em 16:29

  53. • Nome e slogan do jornal
    #ashtag – Um interior de cultura, um leitor de opinião

    • Formato e tipo de papel
    Papel jornal. Formato tabloide para facilitar e leitura e também a permitir em diversos lugares como metro e ônibus.

    • Segmentação temática
    O #ashtag é um jornal voltado para a sociedade e cultura independente no interior de São Paulo. É um jornal que procura fugir do comum e se encontrar em público jovem, criativo. O jornal procura cobrir a cena cultural, música, exposições, teatro, agenda cultural quanto causas sociais como marchas, protestos e etc.

    • Características do conteúdo editorial
    O jornal tem aspecto e características de um jornal independente, tentando se diferenciar de tudo presente no mercado. Com aspectos que assemelham um ZINE o jornal traz uma proposta alternativa para representar a cultura no interior do estado de São Paulo.
    Produzido todo em preto em branco, o Hashtag trará apenas alguns pontos e letras ressaltados em vermelho.
    O jornal cobre shows em todo o interior paulista, exposições, teatro e também apresenta entrevista com músicas, gravadoras e produtoras independentes da cena cultural do interior. Apresenta também uma extensa agenda cultural e coberturas de eventos com importância social e econômica na vida dos jovens do interior do estado de São Paulo.

    • Abrangência de circulação
    O jornal é mensal e circula nas principais cidades do interior de São Paulo como: Andradina, Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Araçatuba, Dracena, Adamantina, Barretos, Americana, Franca, Catanduva, Ribeirão Preto, Lins, Tupã, Araraquara, Marília, Bauru, Jaú, São Carlos, Rio Claro, Piracicaba, Botucatu, Sorocaba, Ourinhos e Assis.

    • Logística de distribuição
    O jornal pode ser assinado ou comprado em “pontos de cultura”, que seriam as lojas afiliadas (e muitas patrocinadoras do jornal), como lojas de música, roupas alternativas e também escolar de teatro, dança e etc.

    • Preço de venda avulsa e/ou de assinatura
    R$5,00 a venda avulsa, ou R$25,00 a assinatura semestral ou R$50,00 a anual.

    • Tiragem média prevista
    Nas cidades com mais de 200 mil Habitantes a circulação será de 3mil exemplares, nas cidades que tem entre 80 e 200 mil habitantes a tiragem será de 2mil exemplares, e nas cidades com menos 80mil habitantes a tiragem fica entre 500 e mil exemplares.

    • Número médio de páginas
    O jornal tem em média 50 páginas por edição

    • Organização editorial
    Organizado de acordo com os eventos do mês, o jornal não terá editorias específicas que aparecerão necessariamente todos os meses, ele pegará os assuntos principais e dividirá em tópicos que ficarão no canto superior da página com o símbolo do Hashtag (#) na frente. Assim como na internet, o símbolo mostrará sobre o assunto que está sendo falado, como #Show – #Música – #Arte – #Teatro – #Exposição – #Cinema – #Agenda Cultural – #Protesto, etc.
    Reportagens sobre eventos culturais tomarão em média 20 páginas do jornal. 10 páginas serão focadas em manifestações sociais, como marchas, passeatas, protestos e novas formas de expressão artística. A agenda cultural do interior tomará outras 10 páginas, que serão dividas com o nome de cada cidade antes de Hashtag (#Assis – #Bauru – #Piracicaba…). 5 páginas serão destinadas a assunto aleatórios relacionados à arte e cultura, nela podem se inserir coisas como entrevistas, dicas de que instrumento musical comprar e etc. E outras 5 páginas serão reservadas para propaganda de patrocinadores que serão incluídas aleatoriamente no meio do jornal.
    Sobre o formato, será todo editado em preto e branco, com apenas uma letra, uma palavra ou uma imagem destacados em vermelho entre as matérias.

    Carolina e Julia Gottschalk

    09/06/2013 em 22:40

  54. Nome e slogan do jornal:
    Passei! – O jornal do vestibulando

    Formato e tipo de papel:
    Tablóide em papel jornal

    Segmentação temática:
    O jornal é feito para estudantes de terceiro ano e cursinho que prestam vestibular, com idade entre 16 a 24 anos.

    Abrangência de circulação:
    O jornal circulará semanalmente pelo estado de São Paulo.

    Logística de distribuição:
    O jornal será vendido aos donos de redes de ensino/cursinhos e posteriormente distribuído por eles aos alunos vestibulandos.

    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura:
    Um preço válido para cada edição seria de R$2,00, mas ele não será vendido individualmente. Essa seria a média de cálculo para a quantidade que cada colégio/cursinho comprasse de exemplares, proporcionando descontos quanto mais edições fossem adquiridas.

    Tiragem média prevista:
    Cerca de 2mil exemplares para todo o estado.

    Número médio de páginas:
    Como o jornal é semanal, lançado sempre às segundas-feiras, não há esse tipo de variação no número de páginas, que fica entre 10 e 14.

    Características do conteúdo editorial e organização editorial:
    Nome da editoria, número de páginas entre parênteses e breve descrição.

    – Atualizando (2 a 4): Parte mais fortemente factual do jornal, trará as principais notícias da semana.

    – Saiu por aí (1 a 2): Compilado de textos importantes publicados por colunistas em jornais como a Folha de S. Paulo, o Estadão, sites de política etc.

    – Mandando bem (1): Trará o resumo/descrição da obra de algum importante pensador, político ou filósofo, com citações que podem ser usadas na construção de uma redação, por exemplo.

    – Será que cai? (1): Trará a principal notícia da semana relacionando-a a um conteúdo que pode ser cobrado no vestibular.

    – Passando a limpo (1 a 2): Trará uma modalidade de redação por semana, com teoria, exemplos e proposta para treino.

    – Não é só com você! (1): Parte de apoio psicológico ao estudante, trará o relato verídico de algum estudante que entrou em crise pelo vestibular, dizendo como ele saiu dessa situação e uma reflexão filosófica em seguida.

    – Inspire-se (1): Trará a notícia de um grande feito de uma pessoa jovem, mostrando que quem lê também pode fazer grandes coisas.

    – Anota aí (1 a 2): Parte mais forte de serviços, trará as datas dos principais vestibulares do estado, com previsão do tempo para o dia das provas, datas de pagamento e inscrições, resultados etc.

    Flávia Nosralla

    15/06/2013 em 22:07

  55. – Nome:The Goldsmith
    – Slogan: Knowledge means Profit
    – Formato: Tabloide, papel couche, gramatura 90, sem brilho.
    – Segmentação temática: Economia Internacional
    – Características do conteúdo editorial: Com o advento da Revolução Virtual o jornalismo impresso sentiu a necessidade de uma mudança interna para que continuasse sendo um produto vendável. A proposta do The Goldsmith é se tornar uma referência global na editoria de economia e otimizar o uso de ambas plataformas, reconhecendo a necessidade de ambas para oferecer um conteúdo especializado completo e de extrema qualidade.
    O jornal possui periodicidade semanal e tem como público alvo os grandes líderes, empresários e gestores internacionais. O jornal impresso proposto neste documento se trata de um encarte analítico daquilo que é disponibilizado diariamente pela página online do mesmo veículo. Neste caso, o site apresentaria uma oferta de notícias hardnews para nossos leitores, com tabelas atualizadas em tempo real, índices de mercado, valores constantemente atualizados e todo tipo de informação útil para o homem de negócios do século XXI. Ao mesmo tempo, o jornal impresso passa a ser produzido com um cuidado muito maior e de maneira muito mais sofisticada: mais analítico, editorial, com colunas produzidas pelos melhores profissionais do segmento da economia especializada e recursos gráficos muito mais elaborados. As plataformas além de se completarem, oferecendo o que há de melhor em cada veículo para fornecer a informação de maneira total e completa, elas se integram através do dispositivo conhecido por QR CODE- Ao longo de suas páginas os leitores terão acesso à essa espécie de “código de barras” que ao ser fotografada, por qualquer smarthphone, redirecionarão o leitor para a página do site que apresenta a tabela atualizada referente aquela matéria indicada, proporcionando assim todo conforto e interatividade que o nosso leitor poderia exigir. Abaixo dessas imagens também existem links curtos, com 3 ou 4 letras, para que o leitor possa acessar o mesmo conteúdo que os QR’s no site. Ex: tgs.com/br12

    – Abrangência de circulação: Internacional e semanal
    – Logística de distribuição: Impressão nas grandes capitais globais, favorecendo a distribuição. (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Nova York, Chicago, São Francisco, Paris, Berlim, Londres, Madri, Frankfourt, Istambul, Hong Kong, Tóquio).
    – Preço de venda: USD 7.00
    – Tiragem: 2500 em cada cidade.
    – Número médio de páginas: 27
    – Organização editorial:
    Front Page (1)
    Index (1)
    Editorial (1)
    North America (2)
    South America (2)
    Europe (3)
    Asia (2)
    Middle East (1)
    Internacional (2)
    Up and Down (2)
    Market (2)
    Numbers to Letters- Coluna Opinião (2)
    Novelty (1)
    Publicidade (5)

    Fabiane Carrijo e Guilherme Costa

    17/06/2013 em 23:47

  56. O Ferradura Mirim é um bairro conhecido pelos habitantes de Bauru pelas más condições em que vivem seus moradores. Considerada a maior favela da cidade, a área abriga cerca de 5 mil habitantes em terrenos que ainda não foram legalizados, associados ao tráfico de drogas e corrupção. As famílias moradoras dessa região muitas vezes se sentem revoltadas com a marginalização no mercado de trabalho e acuadas diante da sociedade.
    Diante dessa realidade, surgiu “O Politizado”. Trata-se de um jornal que promete abordagem dos fatos políticos nas esferas políticas sob um viés de análise e explicação. Assim, ele deve servir à população de um bairro carente levando explicações acessíveis sobre os atuais acontecimentos políticos com um vocabulário simples e didático.
    O jornal deve circular apenas no bairro Ferradura Mirim, bimestralmente, com entrega à domicílio. Sua realização é totalmente voluntária, contando com o auxílio de muitos profissionais de Bauru para a composição das reportagens, enquanto que a impressão é feita através da arrecadação de taxas para anúncios publicitários de estabelecimentos do bairro. A entrega também é realizada por uma equipe de colaboradores.
    O seu principal objetivo é informar o leitor, mostrando a ele que as questões políticas podem ser simples e acessíveis e que um conhecimento básico sobre as atualidades nessa segmentação podem garantir a ele a facilidade de lidar com questões cotidianas. Além disso, deve servir como incentivo à participação dos leitores na política da cidade.

    1. Nome e slogan do jornal:
    O Politizado – Política sem rodeios

    2. Formato e tipo de papel:
    Formato tabloide, papel jornal de baixa gramatura.

    3. Segmentação temática:
    Política.

    4. Características do conteúdo editorial:
    Análises de atualidades no ramo da política, com linguagem acessível para moradores do bairro Ferradura Mirim (homens e mulheres; jovens, adultos e idosos; baixa escolaridade).

    5. Abrangência de circulação e tiragem média prevista:
    O jornal deve circular apenas no bairro, com cerca de 1000 exemplares por edição.

    6. Logística de distribuição:
    A distribuição deve ser feita com entrega à domicílio. Para esta, os editores do jornal devem montar uma equipe colaborativa e voluntária.

    7. Preço de venda avulsa e/ou de assinatura (considerar variação entre dias úteis e fim de semana)
    O jornal não será vendido, sua realização contará apenas com o conteúdo propagandístico de estabelecimentos do local.

    8. Número médio de páginas e organização editorial
    Todas as edições devem ser cadernos únicos, com cerca de 10 páginas. A publicação é feita bimestralmente.
    A divisão por editorias (seções) se dá da seguinte manheira:
    Capa (1)
    Editorial, carta ao leitor e do leitor, passatempos (1)
    Nacional (2)
    Bauru (3)
    Ferradura (1)
    Classificados Ferradurenses (1)
    Anúncios Ferradurenses (1)
    É utilizada apenas uma dobra. Há o uso de grampos.

    Isabella Holouka

    18/06/2013 em 16:16

  57. O “como funciona” é a proposta de um projeto para uma start-up, ou seja, um novo empreendimento pequena, mas que possui uma possibilidade de retorno significativa, mesmo com poucos investimentos, porém, com uma grande margem de incerteza. O que não se encaixa no contexto de uma grande redação. O projeto consiste em uma publicação semanal que fale sobre assuntos relacionados a sociedade, mas de forma direta e que insira no leitor no contexto do assunto, quem é ele e qual é o seu papel dentro de um determinado cenário. A publicação terá poucas páginas, poderá ser vendida separadamente, como uma revista, mas, ainda, com o formato de um jornal, considerando o tipo de papel, formato.
    • Nome e slogan do jornal
    Como funciona
    a publicação que explica o que você não consegue entender no dia a dia

    • Formato e tipo de papel
    Formato – Tabloide, papel jornal tradicional.

    • Segmentação temática
    O caderno abordará assuntos sobre sociedade através de avaliação e reportagens explicativas dos acontecimentos, voltadas para o cidadão, explicando qual é o papel dele perante determinado acontecimento.
    análises sobre notícias factuais, explicações de conteúdos divulgados a partir de diversos veículos. Ou seja, uma prática do jornalismo de profundidade, realizado de forma local. A publicação deve ter uma quantidade de reportagens nacionais, porém, as notícias regionais também devem ser abordadas.

    • Características do conteúdo editorial (notícias factuais, análise, serviços etc.)
    As análises sobre notícias factuais, explicações de conteúdos divulgados a partir de diversos veículos. O objetivo deverá ser aprofundar e tentar explicar a partir de tópicos diretos. A publicação deve ter uma quantidade de reportagens nacionais, porém, as notícias regionais também devem ser abordadas.

    A estrutura das matérias devem apresentar tópicos, linguagem direta, causas e consequências dos acontecimentos apresentados, como o leitor pode reagir quanto a isso. Deverá sempre ter um conteúdo colaborativo, se não for uma matéria propriamente, pelo menos a sugestão de uma reportagem deverá ser a sugestão de um leitor.

    • Abrangência de circulação (local, regional, nacional, internacional)
    Como a proposta da publicação é um caderno adicional para alguma publicação, a circulação poderá ser regional.

    • Logística de distribuição(bancas, entrega à domicílio, entrega nas ruas, outros pontos de venda)
    Pode depender da abrangência de circulação, mas pode ser um projeto teste, que poderá ser posto em prática a partir de uma parceria, mas precisa ser com um jornal local, mesmo considerando a consolidação dentro do nicho de mercado que estes veículos possuem. Quando existe uma rede grande, esse tipo de negociação pode ser mais complicada.
    É o caso de jornais como o jornal da cidade, jornal de Piracicaba, enfim, jornais que podem ser de grupos empresárias locais/ diferentes grupos regionais, e que não possuem seus produtos atrelados a outras regiões, como é o bom dia, por exemplo. Pode ser a venda de um caderno.

    • Periodicidade
    Será uma publicação semanal

    • Tiragem média prevista (se a circulação for regional, nacional ou internacional, indicar a divisão da tiragem por cidade/região/país)
    5.000 semanais
    O preço dependerá da condição de parceria para a publicação do caderno

    • Número médio de páginas(considerar variação entre dias úteis e fim de semana)O jornal deverá ter uma média de 8 páginas
    Capa (1)
    Editorial (2)
    Reportagem Principal (3)
    Infográfico explicativo (1)
    Serviços (2)

    • Organização editorial (estrutura de cadernos, editoriais e seções, considerando o número médio de páginas de cada segmento temático)
    Caderno único, sem divisões, formato “cebola”. Cada página (teoricamente) irá abordar um assunto de destaque, com um enfoque diferente.

    As editorias poderão mudar dependendo da edição. É importante que elas tenham relação com os assuntos abordados na reportagem principal que sempre terá um “Como funciona”, uma explicação.

    Uso de fontes cores e linhas
    Os textos maiores e lidões usados na capa do jornal usarão uma fonte tradicional, que possam facilitar a leitura. Os chapéus das páginas internas deverão ter fontes mais descontraídas, para tentar desfazer uma imagem de um caderno sério e que seja totalmente representativo do resto do jornal, o objetivo é tentar diferenciá-lo do resto do conteúdo. As linhas serão usadas para organizar os conteúdos, principalmente, em situações em que na diagramação o limite entre uma matéria ou conteúdo não fique claro. As editorias presentes no jornal são diferenciadas através de cores diferentes.

    Letícia Ferreira

    18/06/2013 em 18:11

  58. Jogada – Por dentro do mundo dos esportes.
    Formato e tipo de papel: Tablóide em papel jornal
    Segmentação temática: A segmentação temática é Esportes
    Características do conteúdo editorial: notícias, notas e reportagens sobre o mundo dos esportes, com notícias factuais e análises e colunas quando necessário.
    Abrangência de circulação: Circulação estadual
    Logística de distribuição: O jornal estará disponível nas bancas e será entregue à domicílio em caso de assinantes.
    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura: Edição Avulsa R$1,00 de terça-feira a sábado. Domingos e segunda-feira o valor é de R$ 1,50. Para assinantes o valor mensal é de R$: 29,90
    Tiragem média prevista: Para a capital e regiões metropolitanas 30.000 exemplares, para as demais cidades do estado 10.000 mil exemplares
    Número médio de páginas: O jornal deve conter de terça-feira a sábado cerca de 8 páginas. De dom e segunda-feira serão em média 12 páginas.
    Organização editorial: de terça-feira a sábado:
    Futebol estadual (4 páginas)
    Futebol nacional/Internacional (2 páginas)
    Outros esportes (2 página)
    De Domingo e Segunda-feira
    Futebol estadual: 6 páginas
    Futebol Nacional e Internacional: 3 páginas
    Outros esportes: 3 páginas

    Jaqueline Galdino

    18/06/2013 em 18:36

  59. Nome e slogan do jornal
    Jornal Sua Pólis: O panorama político de que você precisa
    Formato e tipo de papel: Feito em papel jornal de gramatura média, no formato berliner, com uso de dobra simples e não refilado.
    Segmentação temática: O Sua Pólis tem enfoque político e é separado em cadernos com assuntos internacionais, nacionais e regionais. Tendo como público alvo o jovem-adulto, o jornal possui matérias de fácil leitura, caráter analítico e grande influência e diálogo com a internet e as mídias sociais.
    Características do conteúdo editorial: Embora predominem notícias de cunho factual, o jornal trás várias análises sociopolíticas sobre assuntos de abrangência nacional e internacional. Valoriza muito o seu leitor e a formação de seu conhecimento crítico-analítico, de modo que, ainda que traga análises, procura mostrar o maior número de versões acerca dos fatos, visando – como o slogan sugere – um panorama completo sobre os fatos abordados.
    Trata-se de uma publicação semanal que, além do enfoque político e político-econômico, também trás notícias sobre cultura e entretenimento (filmes em cartaz, exposições) de interesse de seu público-alvo.
    Abrangência de circulação: Tendo como sede algumas das principais capitais do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília -, o Sua Pólis é uma publicação de circulação nacional. Suas notícias de caráter regional têm como foco as capitais em que sua redação se localiza.
    Logística de distribuição: Venda em bancas, grandes livrarias e através da assinatura.
    Preço de venda avulsa e/ou de assinatura:
    Preço da publicação avulsa: R$8,00
    Preço da assinatura mensal + digital: R$29,90
    Preço da assinatura digital: R$22,00

    Tiragem média prevista:
    Tiragem total (impresso + digital): 87 mil exemplares; sua circulação se dá em algumas das principais capitais do país:
    São Paulo – 35 mil
    Rio de Janeiro – 16 mil
    Belo Horizonte – 12 mil
    Brasília – 12 mil
    Santa Catarina – 7 mil
    Salvador – 3 mil
    Manaus – 2 mil
    Número médio de páginas: O jornal, publicado sempre aos domingos, possui, em média, 56 páginas.
    Organização editorial: O Sua Pólis possui quatro cadernos separados:
    SEU PAÍS (18 páginas): Traz notícias de caráter nacional, aborda os principais fatos políticos da semana e traz, além do editorial, uma coluna opinativa sobre algum tema-destaque.
    SEU MUNDO (16 páginas): Caderno voltado ao cenário político internacional. Suas notícias, além de abordarem os principais ocorridos políticos do mundo ao longo da semana, procura, quando possível, trazer o desdobramento e influência desses no Brasil. Traz, também, matérias mais analíticas.

    SEU DINHEIRO (16 paginas): É dividido em três seções: MACRO, com notícias e análises sobre macroeconomia e os cenários político-econômicos nacional e internacional; FINANÇAS, que traz um panorama geral sobre transações e tendências do mercado financeiro ao longo da semana; e INVESTIMENTO, com análises sobre o mercado financeiro, o mercado de trabalho e oportunidades de empreendedorismo e investimento.
    SEU MOMENTO (6 páginas): Traz notícias sobre cultura e arte, além de crônicas ou colunas sobre fatos políticos engraçados e/ou interessantes da semana. Contém indicações de filmes em cartaz e exposições, além de dicas de gastronomia, destinos turísticos e tecnologia (produtos interessantes ligados ao setor).

    Nathalia dos S Rocha da Silva

    20/09/2013 em 0:18

Deixe uma resposta