teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Exercício 2 – minha vida digital

nenhum comentário

Bauru, 11/11/11

Oi, mamãe (sim você é mãe de 3 filhos, o Júnior, Alexandre e eu Tatiana), tem um casamento feliz de 40 anos e já é avó de 1 menina (16 anos) e 5 meninos (de 13, 11, 7, 6 anos e o meu filho de 6 meses). Mas, então escrevo pra te contar também outros novidades da vida aqui em 2011.

Pra começar informo que lá pra 1989 o Trolebus parou de circular em Araraquara, mas fica tranquila até lá você já vai estar em seu 4º carro. Outra coisa, e essa vai te abalar, as Rádio Novelas não existem mais, aqui no futuro ao invês de só ouvir e imaginar, você vai assistir na Globo, em vários horários, a Televisão ganha uma força inimaginável. Isso porque a Televisão colorida vira praticamente um eletrodoméstico e todas as casas tem até mais de dois ou três aparelhos de diferentes marcas e tamanhos.

Outra coisa que se popularizou foi o telefone, e além do aparelho com fio, hoje em dia existe o Celular, que é um pequeno telefone movél (pessoal) que cada um tem o seu, alguns até mais de um, que pode ser levado pra qualquer lugar, sendo que pode ser pago através de conta ou colocado um valor X para ser usado até acabar e recarregado novamente. Você também tem o seu (14) 9621 79xx. Otelelfone fixo em casa ainda existe e o Orelhão também, mas digamos que estão fora de moda.

Uma outra novidade que surgiu pra todos lá por volta de 1990 é a Internet, essa um pouco mais dificil de explicar, tanto quanto foi dificil pra você aprender usar, mas você até tem um notebook só seu, que usa muito pra mandar email para seu filho mais velho que mora longe. Email, é um tipo de carta enviada pela Internet, calma o Correio ainda existe. Entãp, pela Internet dá pra se corresponder com quem está perto e com quem está longo, pelo email ou por conversa imediata escrevendo, falando e/ou vendo um ao outro. E funciona assim, a Internet é ligada ao computador que compõe-se de uma tela/monitor, tipo TV, um teclado, tipo máquina de escrever. Na tela vê-se o que se escreve e o que se recebe.

A principo a Internet se ligava a um cabo, como o telefone fixo, mas hoje em dia o sinal até voa pelo ar, e isso facilitou demais a vida, mas nos tornamos totalmente dependentes dela, a ponto de que o dia que ela para de funcionar quase todo o funcionamento do mundo para junto, porque toda troca de informações, negociações e até relacionamentos pessoas são feitos e praticados via Internet.

E tem ainda a TV Digital, que é praticamente, a junção da TV com a Internet, mas é tão novidade que pouco se fez e se sabe sobre a nova tecnologia. E por isso, mesmo que estou fazendo mestrado sobre o assunto.

Enfim, aproveite bastante e não se preocupe, sua vida aqui vai ser bem boa! Ah, já ia esquecendo, em 2003 nos mudamos para Bauru, onde também mora sua irmã Gilda.

Até e beijos da sua filha Tati e do Lorenzo, seu netinho mais novo.

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

23/11/2011 às 23:36

Publicado em TV Digital

Deixe uma resposta