Hipermídia e formatos de conteúdo
Ficha didática sobre características e formatos de conteúdos de hipermídia, com reflexão e proposta de discussão sobre seus desafios de uso e aplicabilidade.
Caracterização das hipermídias
- Multiplicidade de mídias: integração de códigos de significação
- Virtualidade: existência no hiper-espaço
- Não-linearidade: navegação não-seqüencial
- Interatividade: participação, colaboração
- Ubiqüidade: portabilidade, mobilidade, interconexão, onipresença
- Sincronicidade ou assincronicidade: tempo real e arquivamento
- Dinamicidade: atualização e re-construção dos conteúdos
- Usabilidade: simplicidade, intuitividade, operabilidade
- Funcionalidade: eficiência, atendimento a requisitos técnicos
- Versatilidade: diversidade de canais de acesso e reprodução
Formatos de conteúdo
- Texto: esquematização, topicalidade, hipertextualidade
- Audiovisual: digitalização, efeitos de edição e compactação
- Animação: bidimensional, tridimensional, interatividade simples
- Simulação: interatividade complexa, geração de gráficos e vetores
- Participação: enquetes, listas de discussão, salas de discussão
- Imersão: realidade virtual, realidade aumentada, hiper-realidade
Alguns desafios para o uso das hipermídias
- Inclusão digital: disseminação de tecnologias e capacitação
- Abrangência de conexão wi-fi e wi-max em regiões dispersos
- Diversificação das representações culturais no hiper-espaço
- Acessibilidade: acesso e participação de portadores de deficiência
Proposta de exercício: Buscar, selecionar e classificar, a partir das categorias estudadas, conteúdos diversos de mídia digital, observando suas características de linguagem e formatos de aplicação.