teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Hipermídia e formatos de conteúdo

nenhum comentário

Ficha didática sobre características e formatos de conteúdos de hipermídia, com reflexão e proposta de discussão sobre seus desafios de uso e aplicabilidade. 

Caracterização das hipermídias

  • Multiplicidade de mídias: integração de códigos de significação
  • Virtualidade: existência no hiper-espaço
  • Não-linearidade: navegação não-seqüencial
  • Interatividade: participação, colaboração
  • Ubiqüidade: portabilidade, mobilidade, interconexão, onipresença
  • Sincronicidade ou assincronicidade: tempo real e arquivamento
  • Dinamicidade: atualização e re-construção dos conteúdos
  • Usabilidade: simplicidade, intuitividade, operabilidade
  • Funcionalidade: eficiência, atendimento a requisitos técnicos
  • Versatilidade: diversidade de canais de acesso e reprodução

Formatos de conteúdo

  • Texto: esquematização, topicalidade, hipertextualidade
  • Audiovisual: digitalização, efeitos de edição e compactação
  • Animação: bidimensional, tridimensional, interatividade simples
  • Simulação: interatividade complexa, geração de gráficos e vetores
  • Participação: enquetes, listas de discussão, salas de discussão
  • Imersão: realidade virtual, realidade aumentada, hiper-realidade

Alguns desafios para o uso das hipermídias

  • Inclusão digital: disseminação de tecnologias e capacitação
  • Abrangência de conexão wi-fi e wi-max em regiões dispersos
  • Diversificação das representações culturais no hiper-espaço
  • Acessibilidade: acesso e participação de portadores de deficiência
Proposta de exercício: Buscar, selecionar e classificar, a partir das categorias estudadas, conteúdos diversos de mídia digital, observando suas características de linguagem e formatos de aplicação.

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

19/04/2011 às 18:45

Deixe uma resposta