Introdução ao planejamento editorial
Ficha didática com conceitos e termos relacionados ao planejamento de produtos editoriais, seus processos fundamentais de idealização, concepção e organização.
Conceitos e termos relacionados
“Planejamento”
- Preparação para um empreendimento
- Determinação de roteiro e método
“Plano”
- Propósito, designio, objetivo
- Métodos e medidas de execução
- Arranjo e disposição de uma obra
- Nivelamento, âmbito
- Posição, categoria
- Superfície imaginária
- Visão em foco e perspectiva
- Planilha ou mapa descritivo
- Rota de navegação
“Modelo”
- Forma estética de reprodução de um ideal
- Representação de realidade ou processo
- Desenho, projeto, maquete de uma coisa ou ideia
- Sistema que serve para entender outro sistema
Desenvolvimento
Perguntas fundamentais de Glaser (PIVETTI, 78-9):
- Quem é a audiência (o público)?
- O que se quer dizer para este público?
- De que maneira efetivamente se transmite a mensagem?
Projeto gráfico-editorial
Parâmetros estéticos e comunicativos: diálogo intenso entre forma e conteúdo
Além de gráfico, projeto é sempre editorial, pois não existe uma intenção de forma sem uma intenção de conteúdo (PIVETTI, 87)
Criação e manutenção de identidade visual (imagem do produto e da empresa)
Design jornalístico
- Organização de símbolos em uma combinação original que confira a eles novas relações e valores (PIVETTI, 63)
- Francastel: forma não no objeto, mas na estrutura (apud PIVETTI, 60)
- Esquema de pensamento a partir do qual os artistas organizam diferentes matérias
Conceito de produto editorial
- Tipos e formatos de produto editorial
- Alta e baixa segmentação (temáticas de interesse, faixa etária, classe social)
- Conceito de processo de produção
- Esquemas e modelos processuais
- Fluxogramas, casos de uso
Concepção do produto
- Pesquisas diagnósticas (público-alvo)
- Filosofia – Conceitos (mensagem/identidade a ser construída)
- Projeto editorial e gráfico (formas de articular a filosofia na estética visual e organização de conteúdo do produto)
- Organização do conteúdo em páginas, seções, cadernos
- Adoção de linha editorial
- Organização visual: uso ou não de fios, olhos, definição da paleta de cores (geral, específica de seções, específica de cadernos), diferenciação visual do conteúdo informativo e opinativo etc
Organização de equipes
- Competências
- Funções
- Hierarquia
Discussão crítica
- Impactos da convergência de mídias
- Processo de produção editorial para multiplataformas
Fonte:
PIVETTI, M. Planejamento e representação gráfica no jornalismo impresso: a linguagem jornalística e a experiência nacional. Dissertação de mestrado apresentada à Escola de Comunicações e Artes da USP para obtenção do título de Mestre em Ciências da Comunicação. São Paulo: USP/ECA, 2006.