teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Introdução ao planejamento editorial

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Ficha didática com conceitos e termos relacionados ao planejamento de produtos editoriais, seus processos fundamentais de idealização, concepção e organização.

Conceitos e termos relacionados

“Planejamento”

  • Preparação para um empreendimento
  • Determinação de roteiro e método

“Plano”

  • Propósito, designio, objetivo
  • Métodos e medidas de execução
  • Arranjo e disposição de uma obra
  • Nivelamento, âmbito
  • Posição, categoria
  • Superfície imaginária
  • Visão em foco e perspectiva
  • Planilha ou mapa descritivo
  • Rota de navegação

“Modelo”

  • Forma estética de reprodução de um ideal
  • Representação de realidade ou processo
  • Desenho, projeto, maquete de uma coisa ou ideia
  • Sistema que serve para entender outro sistema

 

 

Desenvolvimento

Perguntas fundamentais de Glaser (PIVETTI, 78-9):

  • Quem é a audiência (o público)?
  • O que se quer dizer para este público?
  • De que maneira efetivamente se transmite a mensagem?

Projeto gráfico-editorial
Parâmetros estéticos e comunicativos: diálogo intenso entre forma e conteúdo
Além de gráfico, projeto é sempre editorial, pois não existe uma intenção de forma sem uma intenção de conteúdo (PIVETTI, 87)
Criação e manutenção de identidade visual (imagem do produto e da empresa)
Design jornalístico

  • Organização de símbolos em uma combinação original que confira a eles novas relações e valores (PIVETTI, 63)
  • Francastel: forma não no objeto, mas na estrutura (apud PIVETTI, 60)
  • Esquema de pensamento a partir do qual os artistas organizam diferentes matérias

Conceito de produto editorial

  • Tipos e formatos de produto editorial
  • Alta e baixa segmentação (temáticas de interesse, faixa etária, classe social)
  • Conceito de processo de produção
  • Esquemas e modelos processuais
  • Fluxogramas, casos de uso

Concepção do produto

  • Pesquisas diagnósticas (público-alvo)
  • Filosofia – Conceitos (mensagem/identidade a ser construída)
  • Projeto editorial e gráfico (formas de articular a filosofia na estética visual e organização de conteúdo do produto)
  • Organização do conteúdo em páginas, seções, cadernos
  • Adoção de linha editorial
  • Organização visual: uso ou não de fios, olhos, definição da paleta de cores (geral, específica de seções, específica de cadernos), diferenciação visual do conteúdo informativo e opinativo etc

Organização de equipes

  • Competências
  • Funções
  • Hierarquia

Discussão crítica

  • Impactos da convergência de mídias
  • Processo de produção editorial para multiplataformas

Fonte:
PIVETTI, M. Planejamento e representação gráfica no jornalismo impresso: a linguagem jornalística e a experiência nacional. Dissertação de mestrado apresentada à Escola de Comunicações e Artes da USP para obtenção do título de Mestre em Ciências da Comunicação. São Paulo: USP/ECA, 2006.

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

17/04/2017 às 21:44

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