O campo do jornalismo agroeconômico
A segementação temática jornalística em temas de agroeconomia. Panorama do agronegócio no Brasil, aspectos políticos, científicos, eixos e desafios de cobertura.
Uma nova especialização profissional?
- Associação de Jornalismo e Agricultura da Dinamarca (1905)
- Associação Brasileira de Informação Rural (1966)
- Associação dos Jornalistas de Agropecuária de São Paulo (1984)
Vocação natural para o agronegócio
- Diversidade climática: áreas temperadas, tropicais e equatoriais
- Duas safras de grãos por ano
- Regularidade pluviométrica
- Sol na maior parte do ano
- Disponibilidade de recursos hídricos
- Terras férteis utilizadas para agricultura: 388 milhões de hectares
- Terras férteis ainda inexploradas: 90 milhões de hectares
- Estrutura fundiária e reforma agrária
Participação econômica
- 33% do PIB (US$ 180,2 bilhões 2004)
- 42% das exportações totais (US$ 36 bilhões)
- 37% dos empregos brasileiros
- Aumento de exportações e produtividade
Brasil: celeiro do mundo?
- Previsão da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad)
- Liderança em produção e exportação: café, açúcar, álcool e sucos de frutas.
- Liderança em exportação: soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro
- Culturas emergentes: algodão e biocombustíveis, feitos a partir de cana-de-açúcar e óleos vegetais.
- Outros destaques: milho, arroz, frutas frescas, cacau, castanhas, nozes, suínos e pescados
- Mercado interno: 75-80% da produção brasileira de alimentos
- Mercado externo: 20-25%, com cerca de 3 mil produtos para mais de 200 países
- Mercados estrangeiros tradicionais: Europa, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Paraguai
- Mercados emergentes: Ásia, Oriente Médio e África
Desafios da política agrícola
- Incorporação do setor ao mercado de capitais
- Novos instrumentos financeiros para o setor
- Atração de capitais de fundos de investimento
- Apoio à capacitação, extensionismo, tecnificação
- Universidades e centros de pesquisa rurais
- Aperfeiçoamento de mecanismos de compra direta
- Logística e infra-estrutura de escoamento
Pesquisa e desenvolvimento
- No Sistema Nacional de Pesquisa em Agropecuária, a Embrapa desenvolve 52% dos projetos em agricultura no Brasil. Governos estaduais contribuem com 20%. Universidades, com 21%.
- Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica do Agronegócio. Focos de pesquisa: Cosméticos, nutracêuticos, uso da biotecnologia para desenvolvimento de raças e variedades resistentes a parasitas, doenças, pragas, estresse hídrico e secas prolongadas, informática agropecuária, agricultura de precisão, programas de sanidade animal e vegetal
Algumas cadeias produtivas
- Pecuária: Ações prioritárias: Recuperação de pastagens, melhoramento genético e certificação de origem do produto, valorização do “boi verde” como artifício de competitividade no mercado externo. Subproduto: exportações de couros para os Estados Unidos (9o% do total)
- Álcool e açúcar: Exportações de açúcar consolidadas para mercados diversos, mas com baixo valor agregado. Cada tonelada de cana tem o potencial energético de 1,2 barril de petróleo. O álcool movimenta 20% da frota automotiva do país e tem grande mercado externo potencial como biocombustível.
- Café: Exportações: principais destinos foram Estados Unidos, Alemanha, Itália e Japão. O país detém 30% do mercado mundial de café em grão in natura.
- Soja: Principal grão do agronegócio brasileiro. Segundo maior produtor mundial. Liderança no mercado internacional do complexo soja (exportação de grãos, farelo e óleo).
- Sucos e frutas: Mercado interno absorve 21 milhões de toneladas/ano, com excedente exportável de cerca de 17 milhões de toneladas. 95,5% corresponde a suco de laranja, do qual o país é o maior produtor e exportador.
- Produtos florestais: Papel, celulose, madeiras e suas obras, para exportação. Estados Unidos é o principal comprador brasileiro, absorvendo 44% das vendas. Outros importantes destinos foram Reino Unido, China, Bélgica, França, Japão e Espanha.
- Agricultura familiar: Produção de subsistência: diversificação de culturas. Comercialização da produção excedente. Saneamento rural e posse da terra. Acesso a crédito e a mercados.
Eixos temáticos de pautas jornalísticas
- Resultados econômicos: safra, exportação, crescimento, disputas na OMC, novos mercados
- Impactos climáticos: estiagem, perdas de safra, macro-previsões meteorológicas
- Modernização: sistemas de irrigação, informatização, implementos, máquinas, reflexos na mão-de-obra
- Sanidade e segurança alimentar: doenças, pragas, rastreabilidade, certificação, barreiras de mercado
- Casos de sucesso: iniciativas de destaque, métodos alternativos de manejo, solução de problemas
- Infra-estrutura e logística: transportes, portos, rodovias, hidrovias, consórcios de produção e escoamento
- Política agrícola: ações do MAPA, programas de crédito agrícola, regulamentação do setor
- Pesquisa e desenvolvimento: novas tecnologias agropecuárias, métodos de aumento da produtividade
- Impactos ambientais: escassez e poluição das águas, erosão, desertificação, perda de biodiversidade
- Mercado consumidor: padrões e hábitos alimentares, embalagens e marketing de produtos
Desafios da cobertura jornalística
- Interface em agropecuária, economia, ciência, tecnologia, inovação, saúde e meio ambiente
- Pluralidade de fontes e desfragmentação da cobertura
- Priorização do trabalho de reportagem in loco
- Superação do jornalismo de negócios
- Mediação crítica como cultura de comunicação no setor