teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

O que você aprendeu e o que quer aprender?

com 17 comentários

Com base no conteúdo programático da disciplina e em sua experiência ao longo do primeiro semestre, responda: 1) Quais conteúdos estudados foram mais interessantes e produtivos para você? 2) Quais conteúdos e práticas associadas ao tema da disciplina você gostaria de aprender nos próximos meses?

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

06/08/2012 às 19:21

17 Respostas para 'O que você aprendeu e o que quer aprender?'

Acompanhe os comentários com RSS ou TrackBack para 'O que você aprendeu e o que quer aprender?'.

  1. Devido a proximidade da conclusão do curso, vejo que um contato maior com os produtos do mercado de jornalismo cientifico seria um ponto positivo, entender melhor os conteúdos e o que abordam tais veículos poderia nortear a trajetória pós-acadêmica.

    Nicolas Bertate

    06/08/2012 em 20:23

  2. Com base no que aprendemos até agora o estudo dos três grandes filósofos, Aristóteles, Descartes e Popper foi muito interessante e produtivo, o livro “Ciência em ação” de Latour que abriu novas teorias e a diferença entre o Racionalismo Crítico e o racionalismo clássico .Gostaria de aprender como se faz uma materia cientifica com linguagem simples mais ao mesmo tempo que possa ser atraente.

    Camila Servo

    06/08/2012 em 20:24

  3. Aprendi muito a respeito da história da evolução da ciência, conceitos, autores, além da maneira de se pensar, criar e elaborar uma pauta e matéria científica.

    Gostaria que a matéria fosse mais aprofundada, que nos desse a liberdade para escolher temas para estudo aprofundados. Senti falta de que aprendêssemos a fazer info-gráficos ilustrativos, pois esta é uma tendência de mercado.

    Dentre os meus favritos estão: Arqueologia, História, Astronomia e exploração espacial, novas tecnologias e bitecnologia.

  4. Tenho aproveitado bastaste as aulas teóricas ministradas até o momento. Acredito que a formação de conhecimento mais específico seja produtivo e um diferencial na área que escolhemos seguir. Agora, nesse semestre, portanto, nada mais justo do que colocar em prática tudo aquilo que aprendemos e afunilar ainda mais, também, temas e valores nos quais acreditamos. A hora “cronológica” é a mais adequada e produtiva.

    Laís Françoso

    06/08/2012 em 20:26

  5. 1) Com relação aos temas estudados, foi muito interessante ler sobre o desenvolvimento histórico da teoria e método da ciência. Compreender os fatores históricos e os recursos disponíveis em cada época que possibilitaram o avanço na busca do conhecimento científico, são fundamentais para entender o que temos de conhecimento e prática da ciência nos dias atuais.
    Além desse conhecimento teórico, a pesquisa sobre publicações científicas foi útil para buscar o entendimento de como pensar em repassar a ciência ao público leitor, compreendendo suas necessidades e interesses.

    2) Com relação a conteúdos de interesse, seria útil estudar a evolução do jornalismo científico, desde o seu surgimento (quando começou a ganhar espaço na imprensa brasileira e internacional) até a relação com universidades e/ou laboratórios de pesquisa.

    Cássio Leonardo Carrara

    06/08/2012 em 20:29

  6. 1) A aprendizagem em suas diversas formas sempre é muito construtiva. A indicação de livros e propostas de reflexão a partir de textos fora muito edificante.

    2) A prática que gostaria de ter no segundo semestre é como transformar o denso conteúdo técnico que obtemos por meio da entrevista, em informações simplificadas que sejam atrativas para o público em geral.

    Ana Paula Vieira

    06/08/2012 em 20:29

  7. Além de muito interessantes, as aulas de jornalismo científico tem ensinado bastante sobre teoria e método de pesquisa científica de uma forma clara, assim como a importância da comunicação e informação na área. Sem dúvidas seria muito interessante colocar toda a teoria em prática, para melhor desenvolvimento da disciplina.

    Vitor Hugo Franceschini

    06/08/2012 em 20:30

  8. 1) Todas as aulas que trataram da formação do conhecimento, da epistemologia da ciência, foram interessantes. O estimulo à busca de conhecer mais, de entender o mundo a nossa volta, instigam o aluno a procurar conteúdos, livros, trabalhos e a se movimentar de alguma forma para adquirir o conhecimento, ter capacidade de argumentar e de raciocinar sobre os mais diversos assuntos, principalmente no que tange ao tema científico, ainda desconhecido, mas bem atraente.

    2) Talvez falte mais leituras obrigatórias, apesar do pouco tempo disponível que muitos alunos apresentam, em função de trabalho, Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, etc. Indicações de duas ou três obras que sirvam para o aluno que queira iniciar o estudo científico seriam bem uteis, como, por exemplo, o Livro Cosmos de Carl Sagan, citado durante as aulas. Muitas dicas de livro no início deixam o estudante agoniado, perdido e sem estímulo, com vista à imensa quantidade de material a ser estudado.

    Rodrigo Peronti Rodrigues

    06/08/2012 em 20:30

  9. Questões abordadas dentro dos temas discutidos no segundo bimestre me chamaram muito a atenção, coisas como surgimento e história do pensamento científico, aliado a questões filosóficas e racionalistas, trouxeram um conteúdo muito atraente e que gerou repercussão e debate entre a própria sala e nossos conceitos pré-definidos.
    Creio que técnicas para a formulação de matérias, reportagens, questões que abrangem uma melhor forma de transmitir conteúdos científicos sejam um grande interesse para esses próximos meses, uma vez que, nem sempre esses assuntos são recebidos e compreendidos da melhor forma pela grande massa.

    Murilo Henrique J.

    06/08/2012 em 20:31

  10. O conteúdo teórico visto no primeiro semestre de Jornalismo Científico é, sem dúvida, muito importante para a aplicação da displina no cotidiano da profissão. Mas a análise de publicações científicas ajudaram a dar mais dinamismo às aulas. Nesse sentido, acredito que nos próximos meses as aulas devam abordar mais como o mercado produz matérias científicas e como o conhecimento adquirido através de pesquisa deve ser traduzido para as publicações existentes no mercado.

    Felipe Turioni

    06/08/2012 em 20:33

  11. Os conteúdos que achei mais interessantes foram a história da ciência, mostrando alguns importantes filósofos, e algumas técnicas mostradas a partir de textos, de como se constrói um texto de jornalismo científico. Achei interessante saber que o jornalismo científico não é composto apenas por textos de difícil compreensão e repletos de termos complicados e sim que um texto simples e claro também pode levar conhecimento para as pessoas e se encaixar dentro do jornalismo científico. Gostaria de estudar um pouco mais sobre temas voltados para a área de Astronomia, uma área que gosto muito e também aprender a escrever corretamente um texto de jornalismo científico utilizando fontes como professores e outros profissionais.

    Patrícia

    06/08/2012 em 20:33

  12. Com base no que foi passado até agora houve um grande aproveitamento de todos os alunos. Os estudos dos filósofos Popper, Aristóteles e Descartes foi bastante interessante e curioso.
    As aulas bem produtivas com todas as explicações e informações passadas abriram assim novos pensamentos e conhecimentos que estão fazendo a diferença no dia a dia.
    Seria bem interessante passar passo a passo como produzir uma matéria científica não deixando ela cansativa e com o vocabulário muito complexo. E assim deixando o texto para que o público preste atenção, ou melhor, que seja atraente.

    TAMIRIS MARCHI BUNHOLA

    07/08/2012 em 11:30

  13. Primeiramente gostaria de dizer que eu tinha uma idéia completamente oposta a matéria de “Jornalismo Científico”, pois pelo nome tinha um idéia que ela seria chata e dificíl, porém com o passar do primeiro semestre constatei uma coisa:
    A matéria estudada realmente não é facíl, mas aprendi que ela pode ser muito legal e desde já respeito essa disciplina porque nela aprendemos contextos históricos de cada época, podendo entender a evolução, tanto da das teorias da ciência quanto as da filosofia e também estudar grandes nomes da filosofia e da ciência.

    E para este segundo semestre espero bastante parte prática,pois caso um dia trabalhe com o jornalismo científico quero já ter uma grande bagagem hna disciplina…Então que venham pautas e matérias científicas.

    Lucas Zampieri

    08/08/2012 em 17:53

  14. 1º O conteúdo aplicado no primeiro semestre foi bem produtivo e explicativo todo voltado de teoria e método de pesquisa, sem dúvida o jornalismo científico tem uma grande importância para nós futuros jornalistas.

    2º Gostaria de estudar um pouco mais sobre temas voltados para a area de ciência e tecnologia, e que as aulas fossem voltadas para atividades práticas.

    Luis Gustavo Rizzo

    09/08/2012 em 13:33

  15. Gostei mais de entender o surgimento da ciência, a suas evoluções desde a divisão de seus segmentos, como também os diversos “modelos” para o estudo de algo ou alguma coisa ligada a ciência.
    Acho que tínhamos que ter maior contato com o dia-a-dia do trabalho com matérias cientifica além de aprender de maneira prática como exemplificar ao receptor da mensagem.

    Evandro Goulart

    13/08/2012 em 19:21

  16. Eu quero aprender cada dia mais conhecimento, para mim é uma dádiva de Deus por isso, precisamos de mais cultura e uma formação intelectual diferenciada.
    Para mim os conteúdos mais interessantes e produtivos foram conhecer e descobrir os três grandes filósofos foi uma grande honra estuda-lós. A filosofia mostra muitos conteúdos importantes para desvendar os mistérios do conhecimento.
    Eu achei grandioso ter uma matéria como Jornalismo Científico e um professor que mostra ter conhecimento na área, com ele mostrando e explicando foi bastante produtivo. No segundo semestre gostaria de aprender mais sobre o jornalismo científico quero ter uma boa base caso eu venha trabalhar nessa área que me permitiu ter um diferencial nesses anos de jornalismo.

    Francisléia Regina de Favere

    16/08/2012 em 16:02

  17. Todos os conteúdos estudados foram interessantes, porém, nem todos tão produtivos.

    Para o próximo semestre e último, não tenho preferência por nenhum tema ou assunto relacionado a disciplina … levando em consiederação seu vasto conhecimento sobre a disciplina ministrada, todo tema proposto deve ser interessante.

    andreza palanca

    21/08/2012 em 12:09

Deixe uma resposta