teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Orientação geral para pesquisas com modelagem

nenhum comentário

Exemplo de orientação geral para pesquisas com modelagem de negócios, processos e produtos, em três etapas: 1) Mapear tendências com Technology Roadmap (TRM), com foco em mercado, tecnologia e produto (e também comportamento do público). 2) Validar esse mapeamento em workshops com método Delphi (discussão e busca de consenso entre especialistas/stakeholder por meio de formulários padronizados). 3) Proposição de um modelo (pode ser de negócio, processo ou produto) baseado no que foi validado na etapa anterior. Fonte: Canvas (negócio), PDP (processo/produto). 

Campos de aplicação: educação, jornalismo, televisão etc.
Plataformas de mídia: internet, televisão digital, impresso, mobile etc.
Formas de interação: socialização, geo-localização, busca/pesquisa etc.

Focos alternativos do projeto:

a) propor, especificar e/ou desenvolver novos negócios/processo/produto (espírito empreendedor, gerando como entregável um relatório técnico);

b) analisar negócio/processo/produto já existente (espírito analítico, gerando como entregável uma dissertação;

c) propor, especificar e/ou desenvolver mudanças em um negócios/processo/produto já existente, a partir de uma análise crítica que aponte a necessidade de sua adequação/ atualização (espírito híbrido — analítico e empreendedor — gerando como entregável um relatório técnico circunstanciado, incluindo uma dissertação que caracterize o problema que demanda a mudança).

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

20/12/2013 às 12:23

Publicado em Modelagem para TVD

Deixe uma resposta