teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Plano de aulas e avaliações da disciplina

nenhum comentário

Confira o plano de aulas e os instrumentos de avaliação da disciplina de Planejamento Gráfico-Editorial 1, para o primeiro semestre letivo de 2020. O cronograma a seguir é uma indicação geral e pode ser alterado pelo docente conforme a dinâmica das atividades de cada turma e eventuais rearranjos do calendário escolar.

CRONOGRAMA DE AULAS

Aulas presenciais: #12 (4 horas): 48 horas
Atividades remotas: #6 (4 horas): 24 horas

 

PARTE A – Introdução ao planejamento gráfico-editorial no jornalismo

Aula 1 (6 e 7/4).
Apresentação da disciplina, plano de ensino, plano de aulas, trabalhos e avaliações e de amostra do acervo de jornais. Enquete sobre conhecimentos prévios e hábitos de leitura dos alunos (responder online, como comentário ao final do post). Discussão participativa em sala de aula sobre as questões abordadas na enquete. Quais são seus hábitos de leitura? Que tipo de publicação você lê com mais frequência? O que entende por projeto gráfico-editorial? Qual a importância do design da informação no jornalismo? Como as tecnologias digitais transformam suas aplicações?

Atividade remota I (de 7 a 10/4). Cada estudante seleciona uma publicação jornalística para análise inicial e reconhecimento das características gerais de sua composição e projeto gráfico. Consulta a versões impressas e aos websites dos veículos selecionados. Questões para reflexão: Quais elementos caracterizam a identidade visual do jornal analisado? De que forma esses elementos são dispostos em diferentes páginas e editoriais? Como essa identidade visual se relaciona com a proposta editorial da publicação? Como ela se adapta a mídias impressas e digitais?


Aula 2 (13 e 14/5).
Aula expositiva 1: elementos do planejamento gráfico editorial em jornalismo: segmentação, formato, papel, tipologia, diagramação (grid, texto, imagem), cores, iconografia, organização da estrutura editorial. Orientação de trabalho em dupla e preparação para os seminários: Exploração do acervo de jornais. Cada dupla seleciona uma publicação para análise aprofundada.

Atividade remota II (de 14 a 25/4). Preparação para os seminários (em duplas): desenvolvimento de análise de projeto gráfico-editorial de jornal selecionado do acervo. Produção de uma apresentação e de um relatório descritivo sobre os jornais analisados. Elementos a examinar: projeto editorial (se houver), história do veículo, áreas de cobertura e circulação, expediente; capa, editorias, seções; cabeçalho, fio-data, tipologia, uso de cores, ícones, títulos, subtítulos, destaques, créditos de autoria, legendas, fotos, ilustrações, infográficos, histórias em quadrinhos; modelos de encadernação, uso de dobras, encartes etc..


Aula 3 (27 e 28/4*).
Aula expositiva 2: teoria da imagem e sintaxe da informação visual. Uma viagem ilustrada sobre a evolução das interfaces de visualização da informação. Reconhecendo os atributos de sintaxe visual: equilíbrio, contraste, harmonia, hierarquia, profundidade. Análise sintática de exemplos de páginas de publicações jornalísticas.
* A aula de 28/4, à tarde, será encerrada excepcional às 16:00 nesta data (tempo restante em laboratório dedicado a finalização da apresentação seminários)


Aula 4 (4 e 5/5).
Apresentação de seminários e entrega de relatórios de análise do projeto gráfico do jornal selecionado. Comentários e avaliação sobre os seminários. A partir do reconhecimento dos modelos de publicações conhecidos nos seminários, elabore uma sugestão de proposta editorial sucinta para um jornal original que você gostaria de criar. Preparação para aula prática da próxima semana: exercícios de análise e de criação de uma capa de jornal.


PARTE B. Prática de editoração eletrônica para o jornalismo


Aula 5 (11 e 12/5).

Aula prática: Exercícios de análise e de criação de uma capa de jornal. Desenho de um rascunho do modelo da capa com uso de papel e régua. Escolha do nome do jornal e elaboração do logotipo. Seleção e desenho visual dos elementos textuais e imagéticos que comporão a capa: cabeçalho, fotos, imagens, redação de manchete, chamadas, títulos, legendas, seções de serviço etc.


Aula 6 (18 e 19/5).
Aula prática: oficina prática de editoração eletrônica. Uso de software simples: Google Desenhos (Drive). Uso de softwares especializados: Adobe InDesign, Scribus. Como orientação, siga este roteiro de diagramação e editoração. Proposta e orientação para desenvolvimento de trabalho individual: produção de uma capa de jornal.

Atividade remota III (de 19 a 22/5): Desenvolvimento de trabalho individual: produção de uma capa de jornal.

Aula 7 (25 e 26/5).
Aula prática (continuação): oficina prática de editoração eletrônica. Apresentação dos resultados do trabalho de criação de uma capa de jornal. Comentários e avaliação. Editoração eletrônica de jornal-mural universitário, em formato de jornal-mural (A2) para o campus da Unesp em Bauru (atividade interdisciplinar: Jornalismo Impresso I). Escolha de estudantes que irão trabalhar na editoração do Extra.

Atividade remota IV (de 26/5 a 1/6): Diagramação do jornal-laboratório Extra.


Aula 8 (1 e 2/6).
Aula prática (continuação): oficina prática de editoração eletrônica. Editoração eletrônica de jornal-mural (continuação). Formação dos grupos para as atividades da Parte C e o trabalho final da disciplina.

 

PARTE C. Desenvolvimento de projeto gráfico-editorial

Aula 9 (8 e 9/6).
Mãos à obra: proposta do trabalho em grupo de criação do projeto gráfico-editorial de um jornal. Reunião de orientação dos grupos para desenvolvimento de projeto editorial e gráfico de jornal impresso. Definição da proposta: identidade, circulação, segmentação, público-alvo, editorias etc. Concepção da identidade visual correspondente a cada proposta. Editoração eletrônica de jornal-mural (continuação).

Atividade remota V (de 9 a 23/6): Trabalho em grupo: desenvolvimento da identidade visual e do projeto gráfico para um jornal. Oficina de prototipagem de projeto gráfico original para jornal mural universitário (parte 2). Diagramação do jornal-laboratório Extra, em formato de jornal-mural (A2) para o campus da Unesp em Bauru (atividade interdisciplinar: Jornalismo Impresso I).


Aula 10 (15 e 16/6).

Aula prática de desenvolvimento de trabalhos práticos de editoração eletrônica. Reunião de acompanhamento e avaliação parcial do desenvolvimento do projeto gráfico para o trabalho em grupo. Diagramação: planejamento para alocação dos conteúdos textuais e imagéticos nas páginas. Criação de paleta de cores, seleção tipológica, logotipo da publicação, vinhetas, selos, etc. Uso de repositórios e ferramentas. Editoração eletrônica de jornal-mural (continuação).


Aula 11 (22 e 23/6).

Conclusão do trabalho de editoração eletrônica.Editoração eletrônica de jornal-mural (finalização). Geração dos arquivos PDF. Avaliação dos projetos gráficos desenvolvidos e indicação de aprimoramentos.


Aula 12 (29 e 30/6).

Apresentação final e entrega dos relatórios do trabalho final da disciplina. Discussão e avaliação dos resultados. Relato sobre sua experiência na disciplina. Recuperação da avaliação (se necessário). Encerramento das atividades.

Atividade remota VI (de 30/6 a 3/7): Ajustes no projeto gráfico desenvolvido como trabalho final da disciplina. Impressão do jornal-mural Extra. Acompanhamento da recuperação da avaliação.

Conclusão da disciplina (6 e 7/7)
Consolidação das notas e do diário de classe.

 

AVALIAÇÕES DA DISCIPLINA:

1. Seminário de análise do projeto gráfico-editorial de jornal impresso (em duplas). Data da apresentação: 4 e 5/5. Valor: 3,0

2. Exercício de criação de uma capa de jornal impresso (individual). Data da entrega: 25 e 26/5. Valor: 3,0.

3. Trabalho de desenvolvimento de projeto gráfico de jornal impresso (grupos de ~ 5 integrantes). Data de conclusão: 29 e 30/6. Valor: 4,0


ATIVIDADE COMPLEMENTAR OPTATIVA:

Editoração eletrônica de jornal-mural Extra. Valor: bônus de 1,0 na média final + certificado de participação.

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

21/04/2017 às 9:36

Publicado em Planejamento Editorial

Deixe uma resposta