teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Plano de disciplina: Modelagem para Mídia Digital

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Programa de Pós-graduação: Mídia e Tecnologia
Linha de pesquisa: Gestão Midiática e Tecnológica
Disciplina: Modelagem de Negócios, Processos e Produtos para Mídia Digital
Responsável: Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda
Ementa: Construção e análise de modelos de referência aplicados à comunicação em mídias digitais interativas. Representação gráfica e linguagens de notação para modelagem de sistemas midiáticos. Caracterização descritiva de negócios, processos e produtos para mídia digital.

Objetivos: A disciplina tem três objetivos principais:

  • Apresentar técnicas de modelagem de negócios, processos e produtos com aplicação em projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados à mídia digital.
  • Sistematizar o planejamento de conteúdos e aplicações para mídia digital, considerando seus métodos de produção e a viabilidade econômica de sua distribuição.
  • Contribuir para o desenvolvimento de modelos de referência nessa área e avaliar criticamente os resultados de sua aplicação em empreendimentos inovadores.Observação: Ao término da disciplina, o aluno será capaz de identificar, analisar e representar, sistematicamente, os elementos estruturais e funcionais que caracterizam os produtos de mídia digital, seus processos de desenvolvimento e modelos de negócios e comercialização no contexto da nova economia midiática.


Avaliação
: o aluno será avaliado por seu desempenho e aproveitamento em três instrumentos probatórios:

  • Redação de texto em formato de verbete (3.000 caracteres) com a definição de um dos seguintes conceitos teóricos associados ao conteúdo da disciplina, a ser escolhido pelo aluno: modelo, sistema, mídia, interação, produto, processo, valor. (peso 1)
  • Exercícios práticos de modelagem, com emprego de mapas, quadros e linguagens de notação aplicados à representação de negócios, processos e produtos de mídia digital, a partir do exame de casos hipotéticos propostos pelo professor. (peso 1)
  • Redação de texto em formato de artigo científico (~ 30.000 caracteres) que relacione conteúdos da disciplina ao exame de um caso específico envolvendo conteúdos, processos ou negócios de mídia digital, preferencialmente ligado ao projeto de pesquisa do aluno. (peso 2)


Método de ensino:
 prevê a divisão dos trabalhos da disciplina em 15 encontros semanais de 4 horas/aula cada, com o desenvolvimento de quatro tipos de atividades:

  • Aulas expositivas do professor sobre os tópicos do Conteúdo Programático, com exposição de conteúdo multimídia e referência contextualizada a obras da Bibliografia;
  • Aulas de aplicação experimental sobre técnicas de modelagem, incluindo demonstrações sobre o uso de softwares de construção de modelos e mapas mentais.
  • Discussões coletivas e orientações dirigidas com vistas à elaboração dos textos dos alunos para o verbete e para o artigo científico previstos como instrumentos de avaliação.

Conteúdo

  1. Princípios lógicos e estéticos da construção de modelos
  2. Revisão de modelos de comunicação em mídia digital interativa
  3. Linguagens de notação para representação de sistemas midiáticos
  4. Modelagem de negócios para operações de mídia digital
  5. Processo de desenvolvimento de produtos para mídia digital
  6. Taxonomia e caracterização de produtos e aplicações de mídia digital
  7. Métodos para a aplicação e validação de modelos de referência


Bibliografia básica

AGUADO, J.; FEIJÓO, C. Y MARTÍNEZ, I. La comunicación móvil. Hacia un nuevo ecosistema digital. Barcelona: Gedisa, 2013.

ANDERSON, C. W.; BELL, E..; SHIRKY, C.. Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Tow Center for Digital Journalism. New York: Columbia Journalism School, 2012. Disponível em: http://towcenter.org/research/post-industrial-journalism. Acesso em: 15 ago. 2013.

BENEDICTIS, C.C.; AMARAL, D.C.; ROZENFELD, H. Evaluation of the existing methods and tools for product development process modeling. Product: Management & Development, Florianópolis, v.2, n.2, p.19-27, 2004.
MEIRA, Silvio Lemos. Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil. Casa da Palavra: Rio de Janeiro, 2013.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y.. Business Model Generation – Inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. Disponível em: http://www.businessmodelgeneration.com Acesso em: 10 abr. 2014.

PHAAL, Robert. Technology roadmapping: A planning framework for evolution and revolution.Cambridge University. Cambridge, 2003.

PICARD. R. Mapping digital media: digitalization and media business models. Open Society Media Program, Reference Series, 2011. Disponível em:
http://www.robertpicard.net/files/OSF-Media-Report-Handbook_Digitization_and_Media_Business_Models-final-07-18-2011-WEB.pdf Acesso em : 10 abr. 2014.

ROZENFELD, H. et al.. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. 542p.

WHITE, S. A. Process modeling notations and workflow patterns: business process trend.  BPTrends: Workflow Handbook, 2004. Disponível em:
http://www.omg.org/bp-corner/bp-files/Process_Modeling_Notations.pdf Acesso em: 10 abr. 2014.

ZOTT, C; AMIT, R.; MASSA, L.. “The business model: theoretical roots, recent developments, and future research”. Working paper n. 862. IESE Business School, University of Navarra, 2010. Disponível em:
http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1674384 Acesso em: 15 ago. 2013

Bibliografia complementar

BELDA, F. R.. “Estrutura de conteúdos educativos para TV Digital: um modelo de referência”. Revista Comunicação Midiática, v. 5, n.1, p. 120-143, 2010

ANDERSON, Chris. The long tail: why the future of business is selling less of more. New York: Hyperion, 2006

BELDA, F. R.. “Descrição de modelos comerciais e formatos publicitários inovadores para emissoras brasileiras de televisão digital”. In: 2º Simpósio Internacional de Televisão Digital (2º SIMTVD), 2011, Bauru. Anais do 2º Simpósio Internacional de Televisão Digital, 2011

CROTEAU, D.; HOYNES, W.. The Business of Media. Corporate Media and the Public Interess. Sage Publications, 2006

DAVENPORT, T. H. Reengenharia de Processos: Como Inovar na Empresa Através da Tecnologia da Informação. 5a ed. Rio de Janeiro, Campus, 1994

FAUSTINO, Paulo; GONÇALES, Ramirez. Gestão estratégica e modelos de negócio: o caso da indústria de mídia. Porto: Media XXI, Formalpress, 2011

HAYES, Gary P.. How to Write a Transmedia Production Bible: A Template for Multi-Platform Producers. Screen Australia. Disponível em: <http://www.screenaustralia.gov.au/filmmaking/digital_resources.aspx>. Acesso em: 25 jul. 2012.

HUNTER, M. L.; VAN WASSENHOUVE, L. N.. Disruptive News Technologies: Stakeholder Media and the Future of Watchdog Journalism Business Models. INSEAD Working Paper Series, Social Innovation Centre, March 31, 2010. Disponível em: <http://ssrn.com/abstract=1582324> Acessado em 25 jul. 2012

PHAAL, R.; PROBERT, D.; FARRUKH, C.. Roadmapping for Strategy and Innovation: Aligning technology and markets in a dynamic world. University of Cambridge, Institute for Manufacturing, 2010.

PICCARD, R. G.. “The Future of the News Industry”. In: Curran, James (ed.). Media and Society, p. 365-379. London: Bloomsbury Academic, 2010

NOVAK, J.D.; CAÑAS, A.J. “The Theory underlying concept maps and how to construct them”. Technical Report IHMC CmapTools. Florida: Florida Institute for Human and Machine Cognition, 2006

WHITE, S. A. Process Modeling Notations and Workflow Patterns, 2004. Business Process Trends – BPTrends: Workflow Handbook. Disponível em
http://www.omg.org/bp-corner/bp-files/Process_Modeling_Notations.pdf

VERNADAT, F.B. Enterprise modelling and integration: principles and applications. London: Chapman & Hall, 1996.

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

14/08/2013 às 19:27

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  1. […] valor. Este exercício compõe parte da avaliação final, com peso 1, conforme indicado no Plano de disciplina: Modelagem para TV Digital. A partir das contribuições dos colegas, teremos, assim, um glossário dos principais termos […]

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