teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Plano de ensino: Planejamento Gráfico-Editorial em Jornalismo II

nenhum comentário

Planejamento Gráfico-Editorial em Jornalismo II

Ementa

Noções fundamentais para a elaboração de produtos jornalísticos impressos com ênfase em jornais. Anáise da linguagem específica do jornal impresso e exercício prático em laboratório. Edição gráfica de jornais impressos. Projeto gráfico-editorial de jornais. Estilo gráfico de jornais. Princípios e métodos do design de jornais.

 

Objetivos
Apresentar formas de análise, planejamento e produção de jornais, com ênfase em seus suplementos.
Apresentar instrumentos teóricos e práticos para a utilização dos elementos da linguagem gráfica para organizar e transmitir a informação jornalística, visando especificamente a exploração do potencial discursivo do design de jornais.

Conteúdos

1.Relação texto-imagem.
1.1.Relações entre texto e imagem no design de notícias.
1.2.Uso de fotos, ilustrações, gráficos e infográficos.

2.Integração redação-arte.
2.1.Domínio do tempo e possibilidades criativas.
2.2.O projeto gráfico pré-determinando o espaço de redação.
2.3.O design de notícias adequado ao volume de informação.

3.Princípios de diagramação, composição e paginação de jornal.
3.1.Métodos e princípios.
3.2.Estilos de jornais.
3.3.Comparação entre projetos brasileiros, europeus e americanos.
3.4.Sistema modular x diagramação livre.
3.5.Elementos de produção do projeto de um jornal: espelho, diagrama, boneco.

4.Gramática visual do jornal impresso.
4.1.Organização espacial: topologia e proporções.
4.2.Padronização e variabilidade das unidades discursivas: capa, página, seção, caderno e suplemento especial.
4.3.Uso de cores em jornais.
4.4.Projeto tipográfico para jornais.
4.5.Recursos gráficos específicos do design de jornais.
4.6.Produção, seleção e reprodução de imagens nos jornais.

5.Discurso gráfico.
5.1.Semiotização da produção em jornalismo: a construção de significados.
5.2.Condução/manipulação/orientação de leitura.

Metodologia
Aulas expositivas com apresentação de imagens e esquemas (slides, produtos multimídia e produtos impressos).
Análises de projetos gráficos de jornais.
Planejamento orientado de produto gráfico-editorial: exercícios em laboratório com a construção do projeto editorial e do projeto gráfico de um suplemento especial para jornal (atividades desenvolvidas em grupos, juntamente com a disciplina Jornalismo Impresso II).

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AGUILLERA, Y (org.). Preto no Branco: a arte gráfica de Amilcar de Castro. São Paulo: Discurso editorial/ Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

FERREIRA JUNIOR, J. Capas de jornal: a primeira imagem e o espaço gráfico visual. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.

GÄDE, R. Diseño de periódicos: sistema y método. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.

GARCÍA, Mario R. Diseño y remodelación de periódicos. Pamplona: EUNSA, 1984.

HARROVER, T. The Newspaper Designer s Handbook. 5.ed. New York: Mc Graw Hill, 2002.

HIDALGO, A. L. Géneros periodísticos complementarios: uma aproximación crítica a los formatos del periodismo visual. Sevilla: Comunicación Social, 2002.

HURLBURT, A. The  Grid: a modular system for the design and production of newspaper, magazines and books. New York: Vans Nostrand Reinho, 1997.

LUPTON, E. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

MOEN, D. R. Newspaper layout & design: a team approach. Iowa: Iowa St. Universty Press, 2000.

SILVA, R. S. Controle remoto de papel: efeito zapping no jornal impresso. São Paulo: Annablume, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BAITELLO Junior, Norval. A era da iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São Paulo: Hacker, 2005.

BLACKWELL, L. Tipografía del siglo XX.  Barcelona: Gustavo Gili, 2004.

BRIGGS, A.; BURKE, P. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

CAIRO, A. Infografía 2.0. Visualización interactiva de información em prensa. Madrid: Alamut, 2008.

DINES, A. O papel do jornal: uma releitura. São Paulo: Summus, 1986.

GUIMARÃES. L. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2001.

GUIMARÃES. L. As cores na mídia: a organização da cor-informação no jornalismo. São Paulo: Annablume, 2003.

HARRIS, C. R.; LESTER, P. M. Visual Journalism: a guide for new media professionals. Boston: Allyn and Bacon, 2002.

JACOBSON, R. (org.). Information Design. Cambridge: MIT Press, 2000.

MARTINS, N. A imagem digital na editoração: manipulação e fechamento de arquivos. São Paulo: Editora Senac Nacional, 2003.

SAMARA, T. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

SEDDON, T. Imágenes: flujo de trabajo digital para diseñadores gráficos. Barcelona: Gustavo Gili, 2008.

SOCIETY FOR NEWS DESIGN. Bast of newspaper design. New Yoork: Rockport Publishers. (edições periódicas anuais)

Critérios

INSTRUMENTOS
Trabalhos teóricos e seminários com apresentação das análises de jornais impressos realizadas pelos alunos.
Trabalho de desenvolvimento de produto de jornalismo impresso na modalidade suplemento

CRITÉRIOS
Avaliação da capacidade de planejamento, produção e análise de projetos gráficos, por meio de trabalhos práticos de análise e desenvolvimento de produtos elaborados por grupos de alunos e discussão sobre os recursos e as linguagens utilizadas.

REGIME DE RECUPERAÇÃO
Trabalho de análise de suplemento de jornalismo impresso e/ou desenvolvimento prático aplicado nesta modalidade.

 

 

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

30/10/2013 às 2:18

Deixe uma resposta