teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Plano de ensino

nenhum comentário

Planejamento Gráfico-Editorial em Jornalismo III

EMENTA

Noções fundamentais para a elaboração de produtos jornalísticos impressos com ênfase em revistas. Análise da linguagem específica da revista e exercício prático em laboratório. Projeto gráfico-editorial de revistas. Estilo gráfico de revistas. Composição visual no webdesign.

OBJETIVOS

  • Apresentar formas de análise, planejamento e produção de revistas impressas.
  • Apresentar instrumentos teóricos e práticos para a utilização dos elementos da linguagem gráfica para organizar e transmitir a informação jornalística impressa, visando especificamente a exploração do potencial discursivo do design de revistas.
  • Fornecer noções de design para jornalismo em mídias digitais.

CONTEÚDOS

1.Princípios de diagramação, composição e paginação de revistas.
1.1.Estilos de revistas.
1.2.Comparação entre projetos nacionais e internacionais.
1.3.Elementos de produção e coordenação do projeto de uma revista: espelho, diagrama, boneco.

2.Outros elementos do jornalismo gráfico (ou design de notícias):
2.1.Logomarca.
2.2.Fotomontagem.
2.3.Recortes e efeitos da edição fotográfica na paginação.

3.Gramática visual da revista impressa.
3.1.Organização espacial.
3.2.Padronização e variabilidade das unidades discursivas: capa, página, seções, duplas de páginas e sequências de páginas especiais.
3.3.Uso de cores em revistas.
3.4.Projeto tipográfico para revistas.
3.5.Recursos gráficos específicos do design de revistas.
3.6.Produção, seleção e reprodução de imagens nas revistas.
3.7.Variação determinada pelas diversas segmentações do jornalismo.

4.Alguns aspectos do design para jornalismo para mídias digitais.
4.1.Diferenças na organização espacial entre a produção impressa e o design digital.
4.2.Organização espacial de composição dinâmica.
4.3.Sincronicidade dos sentidos, ritmo e sequencialidade.

METODOLOGIA

Aulas expositivas com apresentação de imagens e esquemas (slides, produtos multimídia e produtos impressos).
Análises de projetos gráficos de revistas.
Planejamento orientado de produto gráfico-editorial: construção do projeto editorial e do projeto gráfico de revista (atividade desenvolvida em grupos, juntamente com a disciplina Jornalismo Impresso III).

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALI, Fátima. A arte de editar revistas. São Paulo: Companhia editora nacional, 2009

ABRIL. A revista no Brasil. São Paulo: Abril, 2000.

BANN, D. Novo manual de produção gráfica. Porto Alegre: Bookman, 2012.

GUIMARÃES. L. As cores na mídia: a organização da cor-informação no jornalismo. São Paulo: Annablume, 2003.

SAMARA, T. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

SAMARA, T. Guia de design editorial: manual prático para o design de publicações. Porto Alegre: Bookman, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BAITELLO Junior, Norval. A era da iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São Paulo: Hacker, 2005.

BRIGGS, A.; BURKE, P. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

CAIRO, A. Infografía 2.0. Visualización interactiva de información em prensa. Madrid: Alamut, 2008.

DE PABLOS, J. M. Infoperiodismo: El periodista como creador de infografia. Madrid: Síntesis, 1999.

GUIMARÃES. L. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2001.

HARRIS, C. R., LESTER, P. M. Visual Journalism: a guide for new media professionals. Boston: Allyn and Bacon, 2002.

HIDALGO, A. L. Generos periodísticos complementarios: uma aproximación crítica a los formatos del periodismo visual. Sevilla: Comunicación Social, 2002.

HURLBURT, A. The  Grid: a modular system for the design and production of newspaper, magazines and books. New York: Vans Nostrand Reinho, 1997.

LUPTON, E. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

MARTINS, N. A imagem digital na editoração: manipulação e fechamento de arquivos. São Paulo: Editora Senac Nacional, 2003.

MELO, C. H. Design de revistas: Senhor está para a ilustração assim como Realidade está para a fotografia. In. MELO, C. H. (org.). O design brasileiro – anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2006. p. 98-187.

SEDDON, T. Imágenes: flujo de trabajo digital para diseñadores gráficos. Barcelona: Gustavo Gili, 2008.

INSTRUMENTOS
Trabalhos teóricos e seminários com apresentação das análises de revistas realizadas pelos alunos.
Trabalho de desenvolvimento de produto de jornalismo impresso na modalidade revista

CRITÉRIOS
Avaliação da capacidade de planejamento, produção e análise de projetos gráficos, por meio de trabalhos práticos de análise e desenvolvimento de produtos elaborados por grupos de alunos e discussão sobre os recursos e as linguagens utilizadas.

REGIME DE RECUPERAÇÃO
Trabalho de análise de revista de jornalismo impresso e/ou desenvolvimento prático aplicado nesta modalidade.

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

29/10/2013 às 19:17

Deixe uma resposta