teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Prática de produção de infográfico digital

com 3 comentários

O objetivo deste exercício é aplicar, na prática, as reflexões em torno da adaptação de um conteúdo jornalístico textual para o formato de um infografico ilustrado dinâmico. Para isso, utilizaremos o software Microsoft Power Point, por se tratar de uma ferramenta bastante popular e já conhecida pelos alunos. Note que esse aplicativo dispõe de recursos interessantes de animação de apresentações, que podem ser usados para conferir dinamismo à alternância de objetos exibidos no infográfico (Personalizar Animacão / Adicionar efeitos). Quem quiser, pode, depois,  sofisticar o resultado do trabalho usando recursos avançados de software como PhotoShop, Flash, After Effects, entre outros.  Siga o seguinte roteiro de trabalho:

  1. Consolidar um roteiro do infográfico, indicando a quantidade de telas, o conteúdo dos textos e ilustrações e a dinâmica de navegação a ser utilizada.
  2. Redigir os textos do infográfico, considerando sua relação informativa com as imagens, eventuais dicas de navegação, o tempo e a sequêncviia de leitura prevista.
  3. Selecionar (e, se necessário, tratar e adaptar) as imagens que irão compor a ilustração das telas, incluíndo fotos, ícones e botões.
  4. Elaboração da tela de apresentação do infográfico, que deve introduzir o assunto e idicar ao internauta o fluxo de navegação para obter mais informação.
  5. Elaboração da tela secundária, com mais detalhes informativos e renovação de ao menos um dos elementos visuais da apresentação, com acionamento animado.
  6. Elaboração da tela final, com mais detalhes informativos e imagens com acionamento animado, além da indicação de informações complementares e créditos.
  7. Salve sua apresentação em ao menos três formatos distintos: apresentação editável do Power Point, slide show e página de internet, para apresentar à classe.

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

11/06/2012 às 18:22

3 Respostas para 'Prática de produção de infográfico digital'

Acompanhe os comentários com RSS ou TrackBack para 'Prática de produção de infográfico digital'.

  1. Paulo H. R. Cardozo

    18/09/2012 em 16:18

  2. Tamires Frasson

    23/09/2012 em 20:24

  3. Luiz Pereira Pardim Neto

    24/09/2012 em 14:21

Deixe uma resposta