teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Plano de ensino: Planejamento Gráfico-Editorial 1

com 3 comentários

Planejamento Gráfico-Editorial em Jornalismo I

Ementa: Apresentação e discussão das noções fundamentais da comunicação visual aplicada ao jornalismo. Artes gráficas. Produção gráfica. Design de notícias. Percepção visual. Sintaxe visual. Teorias da imagem. Planejamento gráfico-editorial.

 

Objetivos gerais

• Compreender as principais características da linguagem visual do design de notícias e do planejamento do produto gráfico-editorial.

• Sistematizar subsídios teóricos para a análise das informações de natureza imagética, em particular as do jornalismo.

 

Objetivos específicos

• Definir e aplicar parâmetros técnicos para a análise crítica de projetos gráfico-editoriais.

• Utilizar os principais sistemas de editoração eletrônica, impressão e publicação, com foco no desenvolvimento industrial de produtos jornalísticos.

• Elaborar e desenvolver projetos gráficos para publicações jornalísticas laboratoriais com uso de softwares de editoração eletrônica.

 

Conteúdo programático

1. Introdução ao planejamento gráfico-editorial

a. Artes gráficas, design gráfico e produção gráfica

b. Evolução dos processos e técnicas de edição e impressão

c. Diversidade de produtos editoriais e suas características

d. Processos, etapas e fluxos da produção editorial

e. Adaptação de conteúdos para mídias convergentes

 

2. Percepção visual na comunicação humana e social

a. Aproximação da realidade através dos sentidos

b. Luz, visão e construção fisiológica da imagem

c. Cognição e comunicação a partir das imagens

d. Teorias da imagem e entendimento da percepção visual

e. Analogia, representação, modelização e relação texto-imagem

 

3. Estética e sintaxe na composição do design gráfico

a. Categorias da beleza e seus efeitos objetivos e psicológicos

b. Sintaxe visual: harmonia, equilíbrio, contraste, hierarquia

c. Design gráfico e movimentos artísticos: escolas e estilos

 

4. Planejamento editorial de produtos jornalísticos

a. Linha editorial: estudo das intenções

b. Tratamento temático: estudo das abordagens

c. Perfil do público: aspectos socioeconômicos e culturais

d. Categorias de informação: adequação aos gêneros de conteúdo

e. Distribuição e veiculação: estudo do alcance geográfico

f. Suportes de mídia: recursos e plataformas de veiculação

 

5. Planejamento gráfico de produtos jornalísticos

a. Formato, papel, cadernos, suplementos, acabamentos

b. Organização espacial dos elementos de informação

c. Tipologia e projeto tipográfico

d. Cores, matizes, paletas digitais e tintas

e. Técnicas e ferramentas de editoração eletrônica

f. Processos industriais de impressão e acabamento

 

Método de ensino

• Aulas expositivas com apresentação de imagens, esquemas e exemplares de publicações (slides, produtos multimídia e produtos impressos).

• Leitura e discussão sobre o conteúdo de livros, capítulos, manuais e outras publicações de referência selecionadas da bibliografia.

• Análise visual de publicações jornalísticas e estudo comparado de seus projetos gráfico-editoriais, incluindo estudo de casos de re-design.

• Prática de planejamento orientado de produtos gráfico-editoriais

• Prática de editoração eletrônica para a produção de jornais-laboratório.

 

Instrumentos de avaliação

• Trabalhos dissertativos individuais sobre o conteúdo teórico da disciplina

• Apresentação de seminários de análise da composição visual de publicações

• Atividades práticas de planejamento e editoração eletrônica de publicações

 

Critérios de avaliação

Compreensão dos conceitos e das teorias e apresentadas

• Capacidade de planejamento, produção e análise de imagens e/ou de publicações jornalísticas, considerando seus aspectos gráfico-editoriais

• Assiduidade e comprometimento com as atividades da disciplina

 

Regime de recuperação

Revisão dos conteúdos apresentados no semestre e elaboração, pelo aluno, de um trabalho individual envolvendo o planejamento gráfico-editorial de uma publicação jornalística.

 

Bibliografia básica

ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. 8. ed. São Paulo: Pioneira, 1993.

BANN, D. Novo manual de produção gráfica. Porto Alegre: Bookman, 2012.

BERGSTRÖM, B. Tengo algo en el ojo: técnicas esenciales de comunicación visual. London: Laurence King Publishing, 2008.

DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GUIMARÃES. L. As cores na mídia: a organização da cor-informação no jornalismo. São Paulo: Annablume, 2003.

HARROVER, T; ELMAN, J.M. The Newspaper Designer’s Handbook. 7 ed. New York: Mc Graw Hill, 2012.

LUPTON, E. Pensar com tipos. Sa?o Paulo: Cosac Naify, 2006.

SAMARA, T. Guia de design editorial: manual prático para o design de publicações. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SOCIETY FOR NEWS DESIGN. Best of newspaper design. New York: Rockport Publishers.

VILLAFAÑE, J.; MÍNGUEZ, N. Principios de Teoria General de la Imagen. Madrid: Pirâmide,1996.

 

Bibliografia complementar

AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.

BRIGGS, A.; BURKE, P. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

CRAIG, J. Designing with Type: a Basic Course in Typography. 4. ed. New York: Watson-Guptill, 1999.

GUIMARÃES. L. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2001.

HIDALGO, A. L. Gêneros periodísticos complementarios: uma aproximación crítica a los formatos del periodismo visual. Sevilla: Comunicación Social, 2002.

HOLLIS, R. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

SAMARA, T. Grid: construc?a?o e desconstruc?a?o. Sa?o Paulo: Cosac Naify, 2007.

SOCIETY FOR NEWS DESIGN. Toolkit. Disponível em: http://toolkit.snd.org

SUASSUNA, A. Iniciação à estética. 11 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

 

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

22/04/2017 às 22:24

Publicado em Planejamento Editorial

3 Respostas para 'Plano de ensino: Planejamento Gráfico-Editorial 1'

Acompanhe os comentários com RSS ou TrackBack para 'Plano de ensino: Planejamento Gráfico-Editorial 1'.

  1. 1. Quais os jornais impressos que você lê regularmente? Com que frequência?
    Jornal da Cidade e Folha de São Paulo. Raramente.
    2. Quais as revistas impressas que você  lê regularmente? Com que frequência?
    Revista Piauí. Mensalmente.
    3. Quais editorias e seções temáticas de jornal são as suas preferidas? Por quê?
    Meu maior interesse são seções de cultura.
    4. O que você entende por planejamento gráfico-editorial em jornalismo?
    Penso que terei oportunidade de conhecer os processos gráficos para produção de um periódico, desde criação de pauta até diagramação final.
    5. Você já utiliza softwares de editoração eletrônica? Quais? Qual seu nível de habilidade?
    Não utilizo.
    6. Em sua opinião, o que caracteriza um bom projeto gráfico-editorial em jornalismo?
    Penso que o bom projeto gráfico seja aquele que atraia o público esperado e garanta sua fidelidade ao periódico.

    Fabio Angelo Aguiar

    07/04/2016 em 19:36

  2. 1. Quais os jornais impressos que você lê regularmente? Com que frequência?
    O Jornal Local e a Folha de São Paulo, em uma frequência muito longe da ideal.

    2. Quais as revistas impressas que você lê regularmente? Com que frequência?
    Veja, National Geographic, Revista Autoesporte, em uma freqüência baixa.

    3. Quais editorias e seções temáticas de jornal são as suas preferidas? Por quê?
    Esporte, noticias de capa e Cultura, pois são assuntos que eu gosto de estar a par, atraem minha atenção, além de configurarem temas que eu possuo maior afinidade.

    4. O que você entende por planejamento gráfico-editorial em jornalismo?
    Entendo como a identidade visual do produto jornalistico, todo grande veiculo deve ter além da clareza editorial, uma clareza estética, que a defina e a diferencie.

    5. Você já utiliza softwares de editoração eletrônica? Quais? Qual seu nível de habilidade?
    Não utilizo.

    6. Em sua opinião, o que caracteriza um bom projeto gráfico-editorial em jornalismo?
    Aquele que valoriza o produto jornalistico, o diferencie dos demais e o defina, portanto uma coesão entre o conteúdo, e a forma como o mesmo é apresentado ao leitor, definam um bom projeto gráfico-editorial.

    Davi Reggiani Scatolin

    07/04/2020 em 16:25

  3. 1. Quais os jornais impressos que você lê regularmente? Com que frequência?
    A Folha de São Paulo, UOL Tab (apesar de nao ser um “jornal”) e o DW, porém ambos numa frequência menor do que o necessário.

    2. Quais as revistas impressas que você lê regularmente? Com que frequência?
    Não costumo ler revistas impressas.

    3. Quais editorias e seções temáticas de jornal são as suas preferidas? Por quê?
    Noticias da capa e Cultura, gosto de me entender porque tal assunto foi colocado com maior prioridade na capa e Cultura por ser minha editoria favorita.

    4. O que você entende por planejamento gráfico-editorial em jornalismo?
    Entendo como o design estético da página que será impressa ou veiculada digital, sendo de extrema importância e clareza para prender o leitor e fazer as informações correrem em um mesmo sentido.

    5. Você já utiliza softwares de editoração eletrônica? Quais? Qual seu nível de habilidade?
    Não.

    6. Em sua opinião, o que caracteriza um bom projeto gráfico-editorial em jornalismo?
    Acredito ser aquele que consegue o diferenciar sem sair da estética proposta pelo veículo onde ele circula, mantendo clareza nas informações e no design.

    Bianca Jobstraibizer

    10/04/2020 em 1:36

Deixe uma resposta