Projeto gráfico para os suplementos
Para efeito de organização das atividades da disciplina, cada grupo deve indicar, como comentário ao final deste post, as seguintes informações referentes ao planejamento gráfico dos suplementos a serem desenvolvidos como trabalho prático da disciplina, ao longo das próximas semanas.
Identificação: Nome do suplemento; nome dos integrantes do grupo; tema e síntese da proposta editorial; público-alvo idealizado
Definições:
a) Estrutura de conteúdo: indicação das matérias que irão compor cada página do suplemento.
b) Tipologia: logotipo do suplemento, tipos para títulos, subtítulos, créditos, textos, legendas, etc.
c) Paleta de cores: cores principais e secundárias, tonalidades, efeitos
d) Modulação: grid de colunas, subdivisões das páginas, uso de branco, linhas etc.
e) Iconografia: utilização de ícones e outros sinais gráficos.
Suplemento Expressarte
Bheatriz D’Oliveira
Giovanna Falchetto
Helena Vieira Nogueira
Mariana Fernandes
Pepita Martim Ortega
Rafaela Nogueira
Tatiana Olivetto
Definições:
a) Estrutura de conteúdo: indicação das matérias que irão compor cada página do suplemento.
Capa-Título, arte e manchete
Pág 2- Expediente, crônica/charge e editorial
Pág 3- Matéria introdutória e box sobre a companhia de dança
Pág 4- Estúdio de games e infográfico
Pág 5- Bandas universitárias e box
Pág 6 e 7 – Grafite
Pág 8 – Hip Hop
Pág 9 – Perfil
Pág 10 – Oficina Glauco e Ouro verde
Pág 11 – Sesc com box e loco de ouro
Pág 12 – Contra capa (arte da capa)
b) Tipologia: logotipo do suplemento, tipos para títulos, subtítulos, créditos, textos, legendas, etc.
Esperamos a arte da capa para definir a tipologia do título do suplemento;
Corpo de texto: timelesse linux libertíne
Manchetes:
c) Paleta de cores: cores principais e secundárias, tonalidades, efeitos
Ainda não definimos, contratamos um artista para fazer a arte de capa e queremos que a paleta de cores que ele usar esteja em harmonia com nossa paleta de cores
d) Modulação: grid de colunas, subdivisões das páginas, uso de branco, linhas etc.
Quatro colunas; matéria principal = 2 páginas, matérias normais = 1 página, matérias pequenas = ½ página. Uso de linhas duplas para separação de matérias na mesma página.
e) Iconografia: utilização de ícones e outros sinais gráficos.
Uso de ícones simples, com estilo minimalista de acordo com a paleta de cores a ser escolhida
Giovanna Falchetto
03/03/2015 em 16:18
NOME DO SUPLEMENTO: Faces
Nome dos Integrantes: Érica Travain, Gabriela Arroyo, Gabriele Rodrigues Alves, Lais Esteves, Mariana Uberti e Marília Munhoz
Tema e síntese da proposta editorial: O nosso suplemento pertence à seção de comportamento, levando em conta assuntos como família, saúde e bem-estar dentro das múltiplas estruturas familiares. Pensamos que o suplemento será veiculado próximo ao mês de maio e por isso, decidimos relacionar esse segmento editorial com as experiências e cotidiano das mães e suas famílias.
Público-Alvo idealizado: Faixa etária entre 15 e 70 anos.
DEFINIÇÕES:
Estrutura de conteúdo:
Página 1: Capa
Página 2: Expediente, editorial e índice
Página 3: Planejamento do filho
Página 4 : Tipos de Gravidez
Página 5 : Tipos de Família e adoção
Página 6: Mães do coração
Página 7 : Mãe e Tecnologia
Página 8: Dilema entre maternidade e a carreira – INFOGRÁFICO
Pagina 9: Mães fora de época
Página 10: Quando a morte chega
Pagina 11: Quando os filhos crescem
Página 12: Contracapa
Obs.: as matérias podem mudar de ordem
TIPOLOGIA:
Logotipo: A definir
Para o nome do suplemento: Fonte Decibel por Jenna Mahaffy
Para títulos, subtítulos, créditos, textos, box e legendas – Times New Roman (tamanhos variados)
Chapéu: Cursive
Obs.: sujeito a alterações
PALETA DE CORES: Rosa, azul e amarelo
MODULAÇÃO:
Grid: Variação entre três e quatro colunas. Utilização de linhas para divisão de matérias e para cabeçalho. Sem uso de branco no miolo, apenas nas capas.
Iconografia: Ícones no índice, no número de páginas e para os boxes, ícones que ilustram o assunto.
Érica Travain
06/03/2015 em 19:28
NOME DO SUPLEMENTO: Lado N
Nome dos Integrantes: Ana Raquel, Erika Turci, Marcos Cardinalli, Paula Nishi, Tamiris Volcean
Tema e síntese da proposta editorial: O suplemento pretende expor e analisar as profissões noturnas realizadas na cidade de Bauru. Divido por segmentos, o suplemento pretende mostrar dados relacionados à produção noturna, além da rotina daqueles que usam o período noturno para trabalhar ou realizar atividades. Por fim, pretende-se evidenciar que a vida bauruense não dorme ao pôr-do-sol, por meio de uma fotorreportagem, mostraremos os habitantes da noite – trabalho e vida noturna.
Público-Alvo idealizado: Faixa etária entre 18 e 50 anos – período de idades na qual as pessoas, geralmente, trabalham.
DEFINIÇÕES:
Estrutura de conteúdo:
Página 1: Capa
Página 2: Expediente, editorial e índice
Página 3 e 4: Saúde
Página 5: Segurança
Página 6 e 7 : Ensaio Fotográfico
Página 8: Transporte
Pagina 9: Educação
Página 10: Infográfico
Pagina 11: Trabalho informal / Prostituição
Página 12: Contracapa
Obs.: as matérias podem mudar de ordem
TIPOLOGIA:
Logotipo: A definir
Para o nome do suplemento: A definir
Para títulos, subtítulos, créditos, textos, box e legendas – Times New Roman (tamanhos variados)
Chapéu: A definir
Obs.: sujeito a alterações
PALETA DE CORES: Laranja, Vermelho, Roxo, Azul-Marinho, Preto
MODULAÇÃO:
Grid: Três colunas, sendo uma maior que as outras. Utilização de linhas para divisão de matérias e para cabeçalho. Uso de branco.
Iconografia: Ícones no índice, no número de páginas e para os boxes e infográficos.
Tamiris Volcean
24/03/2015 em 19:41
Nome do suplemento: Libido
Nome dos integrantes: Bárbara Costa, Bruna Malvar, Caroline de Mello, Laiza Castanhari, Lara Sant’Anna, Monique Ferrarini e Priscila Belasco.
O nosso tema trata da sexualidade em vários aspectos como mercado, saúde, profissão, sociedade, psicologia, cultura, entre outros. A nossa proposta é falar sobre sexo sem os julgamentos sociais pré-determinados, defender a liberdade sexual feminina e questionar preconceitos. O nosso público-alvo são principalmente mulheres adultas da classe A ou B, primeiramente porque já existe muito conteúdo sexual direcionado ao universo masculino. Além disso, o conteúdo tradicional voltado às mulheres é restrito, de acordo com o psicólogo sexual Paulo Terassoli, a mulher é condicionada a sempre pensar a sua sexualidade atrelada a um terceiro. Já em relação à escolha da classe social visada, projetamos um suplemento menos popular para treinarmos uma estrutura mais limpa, que explorasse brancos e ilustrações.
As páginas são divididas em duas matérias cada, com exceção de uma que há três reportagens e outra que contém um perfil. Na página 2 temos o expediente, o editorial e o índice do suplemento. Na 3 existem matérias sobre moda sexy e literatura erótica. Já na página 4 vemos um texto a respeito da causa trans e outro sobre gênero e sexualidade. A página 5 possui um perfil e a 6 contém um artigo sobre a Erotika Fair e outro sobre streap-tease. Em seguida vêm matérias sobre sexshop, tecnologia e sexo, bdsm e tabu masculino, nas páginas 7 e 8. Assim, temos na página 9 uma reportagem sobre a casa da Eny e outra sobre motéis. Por fim, as páginas 10 e 11 contém matérias sobre prostituição, o projeto de lei Gabriela Leite, vingança pornô e cinema pornô.
O logotipo do suplemento é o nome deste escrito na fonte: Nella Sue. Ele é disposto nos cabeçalhos das páginas e na capa. Os títulos das matérias utilizam como padrão a fonte Garamond Bold. A linha fina usa a fonte Lucida Bright italic, assim como a assinatura de cada matéria. A fonte da legenda e dos créditos é a Minium Pro Regular.
A nossa paleta de cores utiliza preto, bordô, branco e rosa claro. No boxes utilizamos efeitos de opacidade. O grid estabelece como padrão três colunas na maioria das páginas do suplemento, e como fuga ao padrão, algumas páginas apresentam duas e uma página tem quatro.
As páginas apresentam uma subdivisão de duas matérias por página. O perfil tem uma página inteira só para ele e a página oito tem três matérias. Fora isso, todas as outras seguem o padrão. Tentamos deixar um espaçamento entrelinhas um pouco maior do que o comum, além de um branco maior entre as colunas, para um visual mais clean. A medianiz é 12 mm, sendo que o padrão do InDesign é 5 mm.
Usamos ícones no infográfico, além de boxes, olhos, linhas finas e imagens. Procuramos deixar o suplemento atraente aos olhos do leitor, a fim de alcançar o maior número de pessoas possível.
Monique L. M. Ferrarini
05/05/2015 em 16:27