teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Orientação sobre trabalhos e avaliações da disciplina

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Aqui se encontra um roteiro geral para os trabalhos e avaliações de Planejamento Gráfico-Editorial III neste segundo semestre de 2013, que vai até fevereiro de 2014 em nosso Curso de Jornalismo.

Nossos compromissos acadêmicos são:

  • Ler revistas, mas também, e sempre, jornais e seus suplementos
  • Conhecer livros e documentos de referência
  • Analisar uma revista detalhadamente
  • Planejar e criar o projeto gráfico de uma revista

Nossos problemas mais amplos são:

  • Como é possível planejar e modelar os processos e os produtos do jornalismo?
  • Como se organizam os conteúdos editoriais em mídias impressas e digitais?
  • Como esses conteúdos se apresentam visualmente em diferentes superfícies gráficas?
  • Como se organizam e apresentam seus subprodutos, como suplementos, sítios e aplicativos?  

Podemos pensar, por exemplo, como e até que ponto a lógica econômica, o comportamento cultural do “leitores” e as novas tecnologias de informação determinam a forma e o desenho dos produtos jornalísticos, e especialmente das revistas, em diversos meios e plataformas, e de que maneiras diferentes grupos e indivíduos visualizam e interpretam essa comunicação.

Para entender melhor esses problemas, nossos métodos e instrumentos neste curso serão:

  • Ler revistas semanalmente e  jornais todos os dias, duas horas por dia, atentando-se para cadernos especiais e suplementos; acessar, testar e conhecer diferentes aplicativos relacionados ao jornalismo. (Ah, você não faz isso? Que pena! E não, não basta dar uma olhada na home page de notícias ou nos links favoritos dos amigos da rede social, sobretudo enquanto há uma Daniela Pinheiro ou Eliane Brum dando sopa por aí.
    • Prazo ou nota: não há
    • Revistas indicadas:
      • Piauí, Veja, Época, Carta Capital, National Geographic, Samuel, New Yorker, Wired, Time etc.

      Jornais indicados:

      • Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Cidade
  • Preparar e escrever um texto ou resenha de uma página, resumindo uma obra ou definindo um assunto associado ao tema da disciplina. Para fazer bem feito, é preciso conhecer uns cinco ou seis livros da área, ler efetivamente um ou dois deles, e mais dois ou três capítulos, checando dicionários, folheando catálogos, selecionando referências. Publique seu texto como comentário no site da disciplina, no local indicado a seguir. Para estudar, busque a biblioteca do campus e o acervo de publicações da disciplina, nos armários do LEE, no DCSO na Unesp.
    • Prazo: 13/12 (todas as turmas)
    • Nota: 3,0
    • Post para entrega do texto
    • Livros indicados:
      • SAMARA, T. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007
      • LUPTON, E. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006
      • ABRIL. A revista no Brasil. São Paulo: Abril, 2000.
      • Procure os livros sobre estética e técnica de artes gráficas no acervo do LEE. Veja, por exemplo, os ensaios de Vilém Flusser e a coletânea Textos Clássicos do Design Gráfico. Aproveite os horários de aula para consultá-los. Não os leve para sua casa sem permissão, por favor.
  • Analisar uma revista impressa, individualmente ou em dupla. Examine a segmentação, o formato, a tipologia, o uso de cores, a modulação e diagramação das páginas, as imagens, a iconografia, conforme indicado neste roteiro. Depois, prepare um relatório, comentando cada um desses pontos, incluindo imagens da publicação em anexo. Publique o texto de seu relatório como comentário no site da disciplina, no local indicado a seguir. Salve o arquivo de sua apresentação na pasta da disciplina, na rede de computadores do laboratório. Por fim, você irá apresentar um seminário sobre o assunto.
    • Prazo: 19/11 (turmas C e D) e 20/11 (turmas A e B)
    • Nota: 3,0
    • Post para entrega do relatório: Roteiro e relatório de análise de revista
    • Procure as revistas e outros produtos editoriais no acervo do LEE (as obras de David Carlson, por exemplo). Aproveite os horários de aula para examiná-las. Não as leve para sua casa sem permissão, por favor.
  • Planejar e produzir uma revista, em grupo, em atividade integrada com a disciplina de Jornalismo Impresso III. Justifique as decisões tomadas sobre a segmentação, o formato, a tipologia, o uso de cores, a modulação e diagramação das páginas, as imagens, a iconografia, considerando o tema de seu produto. Depois, prepare um relatório, descrevendo a revista criada em relação a cada um desses pontos. Diagrame e faça a editoração eletrônica das páginas de sua publicação, usando os softwares InDesign e PhotoShop, nos computadores do LEE (CS2) ou em seu próprio (procure instalar CS5 ou CS6). Publique o texto do relatório do grupo como comentário no site da disciplina, no local indicado a seguir. Salve o arquivo de imagem das páginas, em PDF ou JPG, na pasta da disciplina, na rede de computadores do laboratório. Por fim, você e seu grupo irão apresentar a revista criada.
    • Prazo: 29/01 (turmas C e D) e 30/01 (turmas A e B)
    • Nota: 4,0
    • Post para entrega do relatório [*]
    • Livros indicados:
      • BANN, D. Novo manual de produção gráfica. Porto Alegre: Bookman, 2012.
      • SAMARA, T. Guia de design editorial: manual prático para o design de publicações. Porto Alegre: Bookman, 2011.
      • ALI, Fátima. A arte de editar revistas. São Paulo: Companhia editora nacional, 2009

Ainda tem alguma dúvida? Pergunte em sala de aula ou me envie um email: belda@faac.unesp.br

Bom trabalho!

 

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

01/11/2013 às 4:14

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