teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Roteiro para exercício de diagramação/editoração

nenhum comentário

Neste post você encontra um roteiro para elaboração do exercício de diagramação e editoração de uma página de jornal impresso, incluindo dicas para o rascunho da página, organização de arquivos, seleção de fontes, paletas de cores, ícones, infográficos, textos e imagens. Confira:

1. Com uso de papel, régua, lápis, caneta, desenhe o rascunho de uma capa (ou página) de jornal impresso a ser usada como modelo para seu exercício. Considere a disposição de cabeçalho, títulos, fotos, textos, legendas, ícones e outros elementos do layout da página, incluindo, eventualmente, espaços em branco.

2. Crie uma pasta em seu computador onde serão salvos e organizados, em subpastas específicas, os arquivos de texto, imagem, fontes e outros recursos gráficos a serem utilizados.

3. Selecione as famílias de fontes tipológicas a serem usadas em seu projeto, visitando e explorando os acervos indicados a seguir. Faça teste e simulações com diferentes estilos, considerando sua adequação para títulos, corpo de texto, legendas, entre outros elementos textuais. Escolha pelo menos dois tipos diferentes a serem aplicados no exercício. Note, ainda, que algumas famílias tipológicas podem ser usadas como ícones (ver Dingbats).

DaFont
http://www.dafont.com/pt/

Google Fonts
https://www.google.com/fonts

4. Selecione uma ou mais paletas de cores a serem usadas em seu projeto, visitando e explorando as ferramentas indicadas a seguir. Faça teste e simulações com diferentes matrizes cromáticas, considerando sua possível aplicação em elementos gráficos, vinhetas, identificação de editorias, entre outros elementos textuais e imagéticos. Escolha um conjunto de cores harmônico (ou não!) a ser aplicado no exercício. Note que cada cor pode ser identificado por um código numérico, correspondendo a um cor digital ou à proporção das misturas RGB (três números) ou CMYK (quatro números). Anote esses códigos para reproduzir as cores nos softwares de edição.

Adobe Color CC
https://color.adobe.com/create/color-wheel/

Paletton
http://paletton.com/

Veja também outras ferramentas sugeridas:
http://mashable.com/2013/01/15/color-scheme-tools/

5. Selecione ícones e recursos especiais de infografia a serem usadas em seu projeto, visitando e explorando os acervos indicadas a seguir (entre outros que você puder encontrar). Ao selecionar figuras variadas ou diferentes entre si, sobretudo ícones, considere a necessidade de que esses elementos mantenham uma certa harmonia, de modo a dar unicidade e coerência à identidade do projeto visual. Note que algumas imagens podem ter restrição de direitos de uso, ou ter seu download vinculado a pagamento, ou, ainda, impor diferentes critérios de uso para cada tipo de resolução ofertada. Considere também a diferença entre figuras disponíveis em vetor (que podem ser editadas, ampliadas, coloridas etc.) e imagens com resolução pré-definida em pixel (com opções de edição mais limitadas). Muitas vezes, será necessário o uso de sofwares como Adobe Ilustrator ou Photoshop para edição e transformação dos infográficos.

Icon Finder
https://www.iconfinder.com/

Icon Archive
http://www.iconarchive.com/

FreePik
http://br.freepik.com/

6. Não se esqueça de manter bem organizadas a pasta e as subpastas contendo esses arquivos selecionados. Padronize a nomenclatura dos arquivos. Evite uso de caracteres especiais (!, @, #, $, ˆ, `, ˜, etc.) ao nomear os arquivos.

7. Selecione textos e imagens a serem utilizados como conteúdo para a editoração da página. Podem ser conteúdos próprios, desenvolvidos por você em outras disciplinas do curso ou em projetos de extensão, por exemplo (neste caso, você terá mais liberdade para publicar as páginas produzidas no exercício). Ou podem ser conteúdos disponibilizados na internet, por meio de agências de notícias ou acervos de imagens (neste caso, mantenha-se atento a eventuais restrições sobre o direito de uso e republicação do conteúdo). Nos links a seguir é possível encontrar textos e imagens disponibilizados gratuitamente:

Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Agência Pública
http://apublica.org/category/reportagens/

Free Images
http://www.freeimages.com/

Pixabay
https://pixabay.com/

Getty Images – Royalty Free
http://www.gettyimages.pt/creative-images/royaltyfree

Unplash
https://unsplash.com/

8. Agora, mãos a obra: vamos criar uma (ou mais) páginas de jornal!

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

10/04/2017 às 23:11

Publicado em Planejamento Editorial

Deixe uma resposta