teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Sobre o trabalho de análise e redesenho de jornal ou suplemento

nenhum comentário

O primeiro trabalho prático da disciplina de Planejamento Gráfico Editorial II prevê o exame e a experimentação criativa sobre o projeto gráfico-editorial de um jornal ou suplemento escolhido. A partir de uma análise crítica dos elementos que compõem o projeto gráfico atual da publicação, deve ser proposto o seu redesenho — e, opcionalmente, também uma revisão do formato e de sua proposta editorial — de modo a atualizar, aprimorar, corrigir ou adaptar as características visuais da publicação, considerando princípios técnicos e estéticos discutidos em sala de aula, com base nesta apresentação.

O roteiro para elaboração deste trabalho consiste em revisar e redesenhar os seguinte aspectos do jornal ou suplemento:

1) Proposta editorial e segmentação: nome do jornal ou suplemento, perfil do público-alvo, periodicidade, segmento temático, nível de especialização, abrangência da circulação.

2) Papel e formato: tipo de papel, dimensões do página e, eventualmente, uso de dobras e outros recursos especiais.

3) Organização: volumes, com número de páginas e subdivisão de cadernos; descrição de seções; modelo de encadernação e acabamento.

4) Tipologia: critérios de aplicação de diferentes famílias tipológicas e variações conforme categorias textuais, gêneros jornalísticos etc.

5) Diagramação: esquema de modulação das páginas, flexibilidade no uso de padrões, uso de branco, relações significativas entre texto, imagem e recursos gráficos (fios, linhas, molduras, texturas, boxes, ilustrações, infográficos etc.)

6) Cores: identidade cromática dos elementos de diagramação, paletas de identificação de seções, tonalidades predominantes e seu valor significativo.

7) Iconografia: uso de ícones, marcas, selos, vinhetas, tarjas, timbres de logotipos, logomarcas e outros elementos componentes da identidade visual.

Deve ser entregue um breve relatório descrevendo e justificando as alterações propostas em cada um dos aspectos listados acima (se não houver alteração proposta sobre um ou mais desses aspectos, justifique por que) e um arquivo PDF contendo a capa e pelo menos uma página interna re-diagramadas conforme a proposta de redesenho elaborada.

Prazo: 20/12 /2016
Valor: 3,0

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

22/11/2016 às 11:45

Deixe uma resposta