teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

T-learning in Telecommunication Engineering: The value of Interactive Digital TV in the European Higher Education Area

nenhum comentário

Mart´?n L´opez-Nores, Yolanda Blanco-Fern´andez, Jos´e J. Pazos-Arias, and Jorge Garc´?a-Duque
Department of Telematics Engineering, University of Vigo
2010 10th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies

O trabalho destaca que o Ensino Superior Europeu está passando por uma profunda renovação das metodologias de ensino, enfatizando o papel das TIC para possibilitar a aprendizagem contínua, ao longo da vida.

A pesquisa apresenta um projeto (pioneiro) na aplicação da tecnologia de TV Digital Interativa para o ensino superior no curso de Engenharia de Telecomunicações na Universidade de Vigo.

A experiência foi realizada com alunos voluntários, para a análise do valor pedagógico e motivador dentro da abordagem proposta e para a ampliação para outras áreas.

Introdução:

-Acordo do EHEA – Ensino Superior Europeu- investimentos em tecnologias e t-learning

 T-learning: educação assistida por TVDi .

 “T-learning sempre foi pensado como um meio de oferecer oportunidades de aprendizagem à distância para as massas, aproveitando a penetração praticamente total da televisão nos lares.”

O trabalho apresenta uma proposta para apresentar as possibilidade de inserir o t-learning no EHEA. Eles apostam no t-learning possa agregar valores ao Ensino Superior e servir como um facilitador para o aprendizado contínuo e para a compreensão de certos conceitos apresentados na “educação formal” (como um complemento).

“Além disso, queremos medis a eficácia de uma abordagem de ensino à distância baseado na resolução de problemas práticos com base no modelo de colaboração entre os vários alunos e tutoria à distância pelos professores.”

 Contexto:

O projeto foi desenvolvido dentro do curso de Engenharia de Telecomunicações em disciplinas consideradas as mais difíceis, onde os estudantes tinham mais dificuldades pare entender determinados conceitos, de acordo com pesquisas anuais realizadas pela Universidade.

Conclusões:
O projeto descrito neste artigo tem como objetivo avaliar as perspectivas da TVDi no ensino superior, como um complemento para a aprendizagem. T-learning pode aumentar as possibilidades de
aprendizagem contínua e colaborativa.
O pesquisadores apontsam  o interesse de lançar a plataforma ATLAS como uma ferramenta gratuita para a comunidade de ensino superior para criar material educativo para outros cursos em qualquer área do conhecimento.
Exemplo: Programaçãoem Ambiente Multitarefae Sistema Operacional.

Link do paper:

 http://ieeexplore.ieee.org/search/freesrchabstract.jsp?tp=&arnumber=5572584&openedRefinements%3D*%26filter%3DAND%28NOT%284283010803%29%29%26pageNumber%3D10%26searchField%3DSearch+All%26queryText%3DDigital+TV

Postado por: Flávia Galdiole

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

17/11/2011 às 19:19

Publicado em TV Digital

Tags desta matéria

Deixe uma resposta