teia de ideia [mídia e tecnologia]

Francisco Rolfsen Belda

Trabalho final da disciplina

com 11 comentários

Como trabalho final da disciplina, os alunos devem elaborar, em duplas, um projeto de publicação jornalística para mídia digital. O trabalho deve ser entregue na forma de um plano de produto que indique e justifique as opções editoriais e tecnológicas do projeto, descrevendo os seguintes aspectos da operação:

  • Proposta editorial
  • Tecnologia utilizada
  • Nível de segmentação temática
  • Público-alvo
  • Estrutura de conteúdos
  • Gêneros e formatos utilizados
  • Recursos de interatividade
  • Periodicidade de atualização
  • Uso de imagens e outros elementos gráficos
  • Uso de elementos audiovisuais
  • Meios de distribuição e difusão
  • Plano comercial (assinaturas, anúncios, serviços)
  • Equipes envolvidas e seus respectivos papéis
  • Esboço de logotipo e layout da página inicial

A ideia é que o projeto da publicação evolua ao longo das aulas, a partir de colaborações entre alunos e o professor e pela utilização de referências apresentadas nas aulas.  Publique seu projeto na forma de comentário a este post. Se quiser, pode entregar um documento impresso complementar com imagens que ilustrem a publicação idealizada por você.

  • Entrega: 26/11/2012
  • Apresentação: de 26/11 a 10/12/2012
  • Valor: 5 pontos na média do bimestre

Escrito por Francisco Rolfsen Belda

15/10/2012 às 16:07

11 Respostas para 'Trabalho final da disciplina'

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  1. Proposta editorial: a proposta é criar uma revista digital voltada para viajantes, pessoas interessadas em viagens e/ou interessadas em conhecer diferentes culturas. A revista teria dicas de viagens, restaurantes, hotéis e passagens aéreas mais baratas, já que buscaria patrocínio com companhias aéreas nacionais e internacionais.

    Tecnologia utilizada: como dito acima, seria criada uma revista digital com o nome “gettingaway.com” (escapando, fugindo, viajando). Dentro do site, haverá um fórum onde os visitantes poderão comentar a viagem em destaque, além de compartilhar fotos e vídeos de suas próprias viagens e ainda poderão decidir qual será o próximo destino. Uma página no Facebook, Twitter e no Foursquare também serão feitas, a fim de divulgar o site nas redes sociais.

    Nível de segmentação temática: a intenção é mostrar tudo que determinado país pode oferecer, desde belezas naturais (praias, montanhas, etc.) e obras feitas pelos homens (museus e igrejas, por exemplo). Além disso, dar dicas de hospedagem, de onde comer, onde comprar, onde visitar, o que vestir em cada época do ano, o que levar e o que falar se estiver perdido. Como o incentivo ao turismo é uma das diretrizes da revista, o objetivo não é só mostrar hotéis caros e restaurantes luxuosos, mas também pousadas, restaurantes baratos e bons e até atrações gratuitas.

    Público-alvo: o público-alvo da revista são pessoas interessadas, obviamente, em viajar, seja pela lua de mel, aniversário, trabalho, ou só a passeio.

    Estrutura de conteúdos: a página inicial indicará, pelo uso de um infográfico, qual foi o destino escolhido na semana, com várias fotos do país escolhido. Haverá uma página com a reportagem, com fotos e vídeos. Numa outra página, seria a “Galeria”, onde estarão reunidos todas as fotos e vídeos da reportagem. Num outra página, ficariam as dicas de onde comer e se hospedar, com uma vasta diversidade de lugares, atraindo pessoas, tanto de renda alta, quanto mais baixa. Em outra página, estariam dicas de o quê se falar e como falar na língua do país da reportagem. Se o país é a França, a sessão mostraria o que se falar quando se está com fome, por exemplo, em português e em francês, dando ênfase na pronúncia correta, sendo disponibilizado, um botão com o áudio, dessa forma, a pessoa leria e ainda ouviria a palavra ou a expressão. Um recurso interessante que seria adicionado seria um espaço dedicado à tecnologia. Já que hoje em dia quase todo mundo tem um celular, câmeras e afins, este espaço se dedicaria a dar dicas de quais aplicativos baixar para celular, como por exemplo, um GPS francês para iPhone. Desta forma, o usuário não se perderia se estivesse em Paris. Haveria nesta página também, dicas de como posicionar a câmera para tirar uma foto do pôr do sol, além de editores de vídeos, fotos e áudios, fora anúncios nesta página para as pessoas poderem comprar a câmera citada na reportagem.
    E por fim, um fórum de discussões, onde os usuários poderiam discutir o conteúdo, postar fotos, vídeos, áudios e tudo mais que acharem interessantes. Também poderiam debater criticar, enviar sugestões e ainda decidirem o próximo destino.

    Gêneros e formatos utilizados: os textos serão escritos em primeira pessoa, como se o autor do texto estivesse conversando com quem estiver lendo, criando dessa forma, uma identificação do leitor para com o autor. Os textos seriam não muito compridos, afim de não cansarem quem os lê. Haveria fotos espalhadas ao longo das matérias para exemplificar e ilustrar o que for dito pelo repórter. Os vídeos seriam feitos para mostrar peculiaridades do local visitado, mostrando hábitos e culturas diferentes dos quais os internautas brasileiros estão acostumados. Os áudios seriam utilizados para demonstrações de como é a pronúncia correta do idioma.

    Recursos de interatividade: todas as reportagens dariam espaço para comentários dos internautas. Para dúvidas mais pertinentes, haveria um email para as pessoas poderem obter mais esclarecimentos. Com uma página no Facebook, Twitter e Foursquare, as pessoas poderão ter uma interatividade maior com o que for postado e poderão acompanhar de perto o andamento da reportagem, já que, no Foursquare, rede social de geolocalização, o repórter pode dizer onde está, e com o Twitter e Facebook, pode dizer e comentar o que está fazendo e o que está vendo. Fora tudo isso, o fórum estará sempre aberto a críticas/comentários e/ou sugestões.

    Peridiocidade da atualização: a revista seria atualizada semanalmente, todas às segundas-feiras, porém, diariamente, haveria posts dedicados aos internautas, com as fotos, vídeos e relatos de suas experiências.

    Uso de imagens e outros elementos gráficos: as imagens estariam por toda a parte, em todas as seções da revista, já que são parte fundamental, afinal, são elas que retratam fielmente o que se tem em cada país. Os vídeos estariam nas reportagens, e sempre um estaria na página principal da revista. Este vídeo será como se fosse um tour, mostrando onde o repórter foi, mas só mostrando o local visitado.

    Uso de elementos audiovisuais: os áudios seriam, principalmente, usados na parte de ensino da língua do país visitado. Haveria espaço também para pessoas que gravarem algo em formato de sonora, podendo ser postados no fórum. Os vídeos seriam editados e não longos, para não cansar quem está lendo.

    Meios de distribuição e difusão: como foi dito, a revista teria bastante difusão nas redes sociais, mas também, haveria parcerias com companhias de viagens e companhias aéreas, já que suas ofertas estariam em forma de anúncios na revista, e vice-versa.

    Processos e fluxo de informações: as reportagens seriam com linguagem simples, sempre em primeira pessoa. Todos os dias, na página principal, haveria fotos e/ou links para as postagens enviadas pelos internautas.

    Equipes envolvidas e seus respectivos papéis: mesmo tendo a colaboração dos internautas, fazendo da revista bem interativa, serão necessários três repórteres que ficarão responsáveis por viajar paras as diferentes partes do país escolhido, mais três cinegrafistas para fazerem as imagens e vídeos. Quatro redatores para cuidar da organização do site, sua atualização e conferir as postagens no fórum. Dois desenvolvedores web para a parte de manutenção da revista, bem como os banners, um analista de mídia social para fazer a atualização, monitoramento das redes sociais, bem como trazer novas estratégias de divulgação nas mesmas, conquistando paerceiros e patrocinadores para o veículo.

    Planejamento comercial: a revista visa ter vários patrocinadores e colaboradores, como a companhia aérea Emirates e a Tam e CVC, onde no final de cada reportagem, haveria um espaço dedicado aos preços ofertados por elas, bem como anúncios com links que levem os internautas para os sites das companhias. Não obstante, haveria também anúncios com links para os ites de empresas de tecnologias, como celulares, tablets e câmeras, para que as pessoas possam adquirir os produtos, já que na seção de tecnologia, haveria dicas de aplicativos, como tirar boas fotos e vídeos, qual a melhor câmera para determinada situação e como tirar o melhor proveito dela.

    Artur Francischi

    27/11/2011 em 15:46

  2. Proposta editorial
    Revista on-line que irá tratar de assuntos que todos os assuntos que interessam às modelos, tais como dicas de maquiagem, moda, comportamento, divulgar e cobrir concursos, coluna social que irá mostrar as que tenham ganhado mais destaque, e também os mercados mais interessantes para se trabalhar no momento.

    Tecnologia utilizada
    O site terá uma ampla gama de recursos, muitos vídeos e fotos, e também animações em flash.

    Nível de segmentação temática
    Ele será voltado para modelos, mas muitos assuntos interessam às meninas em geral que desejam estar antenadas com o mundo da moda e das passarelas. Isso deve atrair muitos anunciantes de cosméticos, roupas e agências de modelo, que irão custear o site.

    Público-alvo
    Modelos e aspirantes a modelos

    Estrutura de conteúdos
    O conteúdo será dividido por assuntos. Terá uma parte que irá mostrar os concursos que irão acontecer e trabalhos que estejam contratando. Em outra parte terá matérias com dicas para ajudar na carreira. E uma categoria com matérias dos eventos cobertos pela equipe.

    Recursos de interatividade
    O site terá uma sessão para envio de sugestões, críticas e conteúdo pelas visitantes. Em toda matéria também terá espaço para comentários, e para que as modelos interajam entre si.
    Também terá uma sessão patrocinada pelas grandes grifes, em que a internauta possa colocar sua foto e ir colocando virtualmente roupas da última moda e combinando looks, para ver como ficaria, tanto para diversão, como para adquirir futuramente (haverá uma parceria com as marcas para venda on-line das peças).

    Periodicidade de atualização
    O site será totalmente atualizado uma vez por semana, pois aos finais de semana que acontecem a maioria dos eventos, se tornando mais viável fazer uma grande atualização, e depois ir apenas atualizando com os acontecimentos mais relevantes.

    Uso de imagens e outros elementos gráficos
    O site contará com muitas imagens, tanto para ilustrar as matérias, como galerias de imagens com fotos de modelos e eventos.

    Uso de elementos audiovisuais
    Na cobertura dos eventos serão realizadas entrevistas e uma matéria em vídeo que estará disponível junto com os textos.

    Meios de distribuição e difusão
    A revista será totalmente on-line, mas a cada 2 meses será feita uma versão impressa, que será distribuída gratuitamente em agências de modelos, e eventos em que haja grande presença das mesmas.

    Equipes envolvidas e seus respectivos papéis
    Como vai haver muitas imagens, e conteúdo em flash, é essencial a presença de um profissional especializado na área de design gráfico. Uma equipe de jornalistas para a produção das matérias e vídeos, e profissionais da área da saúde e especialistas em moda e comportamento que prestarão assessoria para as matérias especializadas.

    Mariane Silvestre

    27/11/2011 em 20:00

  3. CENTRO UNIVERSITARIO DE ARARAQUARA UNIARA

    REVISTA ON-LINE

    DEDIDANÇA

    NOME:
    ANALY PRATA VIEIRA – 03511-002
    LARISSA TRONFINE MENEZES – 03511-053

    • Proposta Editorial

    A revista on-line DediDANÇA será voltada para assuntos do mundo da dança. Essa revista será atualizada semanalmente com informações sobre cursos de todas as modalidades, competições, apresentações e terá ligação com as grandes marcas de artigos para dança e quando houver audições e seleções para bailarinos em companhias de dança. Além de tudo, haverá páginas com dicas de saúde, alimentação, bem estar com atendimento para eventuais dúvidas sobre as postagens realizadas
    Pensando sempre no melhor para os nossos leitores, a revista tem como principal proposta o entretenimento e a variação de conteúdo a ser lido, deixando sempre o leitor atualizado no que acontece no mundo da dança.
    Alem de deixar o leitor atualizado sobre os principais acontecimentos da dança, a revista terá um espaço para o conhecimento de todos os tipos de dança que existam, tanto no Brasil como no exterior. Assim o leitor ficará por dentro de todos os ritmos e escolher qual mais me agrada.

    • Tecnologia Utilizada

    A tecnologia utilizada pela revista, vai ser em formato de blog. Um jeito pratico, fácil e é gratuito, facilitando também a publicação de novidades, e o entretenimento com o leitor. Todos terão acesso as informações postados no blog, e podem comentar e dar sua opinião. O sistema de criação e edição do blog, é atrativo pela facilidade e disponibilidade de ferramentas próprias que não exijam que você tenha algum conhecimento em HTML, por esse motivo escolhemos como tecnologia a utilização do Blog.

    • Nível de Segmentação Temática

    O tema principal da DediDANÇA será todos os tipos de dança, desde a dança de salão ate o hits de hoje em dia. Alem dos tipos de dança, terá um espaço reservado para os futuros dançarinos saberem de audições, e escolas que abrirem inscrição para aulas de danças. Alem de dicas para alimentação, saúde, o leitor terá um espaço reservado para dar a opinião sobre os assuntos e também deixar o seu cadastrado o seu nome para possíveis audições em academias de dança.

    • Publico Alvo

    Tendo como principal publico alvo pessoas envolvidas com dança servindo para atualizar coreógrafos, dançarinos e ate mesmo principiantes que gostam mais não praticam. Também aquelas pessoas que tem curiosidades sobre algum tipo de dança, e como funciona em uma auditoria para o recrutamento de dançarinos para uma academia de dança.

    • Estrutura de Conteúdos

    Os conteúdos serão distribuídos por pequenos textos informativos, com uma linguagem popular e de fácil entendimento ate mesmo por pessoas leigas no mundo da dança. A revista será separada em espécie de editorias como: Ballet, sapateado, dança de rua, dança de salão, contemporâneo entre outros ritmos de dança.
    Cada tópico das editorias, levara o leitor a uma vasta serie de reportagens especificas sobre cada tema abordado, onde terá ainda mais conhecimento em relação a dança escolhida.

    • Gêneros e Formatos Utilizados

    Será publicado semanalmente reportagens sobre os assuntos relacionados a dança e também entrevistas com profissionais da área, com dicas para as pessoas iniciantes e com curiosidades sobre os ritmos musicais.

    • Recursos de Interatividade

    Será criado uma área para um bate papo com profissionais da área de dança com os bailarinos e entre as pessoas leigas no assunto da dança, para tirarem suas duvidas e os profissionais poderem passar um poço da sua experiência para os leitores.
    Terá um espaço para o esclarecimento de duvidas em relação a dança, a partir de quantos anos se pode começar a praticar algum ritmo entre outras duvidas que possam surgir do leitor.
    Alem de ter uma pagina em especial para leitores e bailarinos deixarem sua experiência com a dança e suas opiniões e criticas sobre a revista.

    • Periodicidade de Atualização

    A revista será atualizada uma vez por semana, com os acontecimentos que foram na semana e também com possíveis acontecimentos da semana seguinte. Mas o bate papo entre os profissionais da área e os leitores acontecera todos os dias.

    • Uso de imagens e outros elementos gráficos

    Todas as reportagens conterão Fotod, vídeos e links relacionados a cada assunto, assim o leitor terá uma visão mais ampla do que esta sendo tratado, e o que ele poderá esperar desse tipo de dança.

    • Uso de elementos audiovisuais

    Terá vídeos com a explicação de como dançar, como é ter um alongamento próprio, e também com a descrição de cada dança. Terá vários clipes de festivais de dança, para o leitor ter uma idéia de como funciona os bastidores e também em cima de um palco.

    • Meios de distribuição e difusão

    Os meios de distribuição e difusão da revista será por meio da Web e por aplicativos. Os dois meios todas as pessoas podem acessar a revista e ter todas as informações necessárias de qualquer dança ou efeito que acontecera.

    • Plano Comercial

    A revista terá anunciante. Os anunciantes relacionados à dança serão:
    – CAPÉZIO
    – SÓ DANÇA
    – CALIMAN LOLITA
    – DANZARIO
    – BOLSHOI

    Cada anuncia ficara no ar por uma semana e será cobrada a quantia de R$ 1.000,00 á R$ 1.500,00; dependendo do tamanho do anuncio, e também dos festivais que serão divulgados.
    Todos os demais anunciantes que não estão relacionados a dança, será cobrado a quantia de R$ 1.500,00 também baseado no tamanho do anuncio e o que será divulgado.
    Para os anunciantes que queiram fazer um pacote por 30 dias de anúncios, será cobrado o valor de R$ 5.000,00, acabando o prazo o anuncio será tirado do ar automaticamente.

    • Equipes envolvidas e seus respectivos papeis

    A equipe contara com 14 pessoas sendo:

    4 jornalistas
    4 repórteres
    2 assessores de imprensa
    2 editores
    1 estagiário
    1 secretaria.

    Larissa

    26/11/2012 em 15:26

  4. Boa tarde professor! Este é o projeto meu e da Fabianne Farias.

    1-Proposta editorial: Nossa proposta é um blog sobre “Arte e Cultura”, onde falaremos sobre teatro, cinema, literatura, fotografia, dança e os eventos culturais da cidade de Araraquara. Utilizando uma linguagem simples e acessível, com espaço para informação e comunicação com os leitores.

    2-Tecnologia utilizada: A tecnologia que iremos usar será o blog. Nele disponibilizaremos fotos, vídeos e espaço para interatividade com o leitor, para críticas, sugestões e comentários, além de enquetes sobre os eventos.

    3-Nível de segmentação temática: Nosso tema será Agenda Cultural. Isso incluirá as atrações culturais que acontecem na cidade, suas localizações, horários e uma explicação mais abrangente sobre cada uma (como começou; porque acontece; qual a sua utilidade).

    4-Público-alvo: Nosso público alvo serão todas as pessoas que se interessam por Arte e pelas atrações culturais da cidade.

    5-Estrutura de conteúdos: Haverá informações sobre eventos que ainda irão acontecer, e vídeos e fotos dos eventos anteriores.

    6-Gêneros e formatos utilizados: Serão utilizadas notas com o local e horário das atrações na página inicial do blog. As reportagens a respeito das atrações, abrangendo todas as informações ficarão em itens, assim o leitor só precisará ler a respeito daquela que for de seu interesse.

    7-Recursos de interatividade: Nosso blog terá uma fan page no Facebook, para os leitores interagirem pela rede social. Nela será possível postar comentários e opiniões a respeito do que está no blog.

    8-Periodicidade de atualização: Haverá publicações duas vezes na semana. Na quinta-feira antes dos eventos de final de semana, e na segunda-feira, depois deles acontecerem.

    9-Uso de imagens e outros elementos gráficos: Usaremos imagens e vídeos que serão postadas na “Galeria” um link feito exclusivamente para este fim.

    10-Uso de elementos audiovisuais: Iremos investir em imagens que remetam à nossa proposta editorial, fotos, desenhos, links com músicas, tudo para tornar o nosso blog mais interessante.

    11-Meios de distribuição e difusão: Anunciaremos o blog na nossa página do Facebook, e criaremos um e-mail de acesso. As pessoas cadastradas poderão no contatar pelo e-mail e pelo Facebook.

    12-Plano comercial (assinaturas, anúncios, serviços): Nós criaremos sorteios de ingressos dos eventos para as pessoas cadastradas, deste modo atraindo o público. E colocaremos publicidade no nosso blog. A publicidade pode vir de empresas que financiem a cultura, como o Sesi, Sesc, Teatro Municipal e a Prefeitura. Inicialmente precisaremos apenas de um servidor de internet, nós mesmas podemos atualizar o blog da nossa própria residência. Se o negócio prosperar alugaremos um ambiente próprio e podemos contratar um funcionário para nos ajudar.

    13-Equipes envolvidas e seus respectivos papéis: O Sistema S (Sesi, Senac, Sesc, Senart) estará envolvido, pois irá nos passar toda a programação semanal, incluindo cursos de capacitação e agenda cultural. O Teatro Municipal e a Prefeitura de Araraquara também irão nos passar suas programações, incluindo possíveis atrações em praças ou bairros da cidade.

    14-Esboço de logotipo e layout da página inicial: Queremos utilizar uma identidade visual muito própria e atraente. Para isso, contrataremos um profissional da área de webdesigner, para invistir na imagem do nosso blog, pensando na harmonização das cores, já que acreditamos que elas representam muito dentro de um blog e faz parte daquilo que o visitante levará em conta em sua primeira visita.

    Larissa Mestieri

    26/11/2012 em 18:23

  5. Boa noite professor, esse trabalho é meu e da Gabriela Paris.

    Projeto de publicação jornalística para mídia digital.

    Revista Digital – Via Saudável

    A proposta do site é de uma Revista Digital Online, chamada “Via Saúdavel” Com matérias diárias.
    A tecnologia usada será a HTML e JavaScript, pois através das duas tecnologias teremos muitas possibilidades de melhorar páginas HTML com elementos interessantes. Sendo capaz, por exemplo, de responder muito facilmente as postagens diárias de matérias e duvidas dos usuários.
    O nível de segmentação será direcionado a matérias com enfoque na área saúde alimentar.
    Nosso público-alvo será focado em pessoas que buscam a vida saudável, enriquecendo seu habito alimentar.
    O site trará para os usuários matérias desenvolvido através de fontes especializadas. Dicas de médicos, educadores físicos e nutricionistas abordando cada tipo de caso, sejam relacionados a dietas, vegetarianismo, hipertensão, etc. E receitas mandadas pelos usuários.
    Usaremos artigos, reportagens, matérias e um “fale conosco” para tirar as dúvidas. E para postarmos as respostas teremos uma coluna chamada “Via Saudável responde”.
    Usaremos vídeos dos especialistas explicando as duvidas mais freqüentes do “fale conosco”. Compartilhamento pelo Facebook, Twitter e newsletter chamado “Via Saudável na rede” e implantaremos um chat entre os usuários com login e senha gratuita. E para as receitas uma coluna chamada “Minha Receita Saudável”
    As atualizações serão:
    Referente às matérias, artigos e reportagens uma ou duas vezes ao dia.
    Referente ao “fale conosco” colheremos todas as duvidas uma vez ao dia, lembrando que as mais freqüentes serão repassadas aos especialistas.
    Referente aos vídeos, um post por semana, alternado os especialistas.
    Na parte de uso de imagens e outros elementos gráficos teremos postagens de fotos dos usuários que perderam peso através do nosso site, Imagens de posições de exercícios físicos.
    Tabela nutricional com guia de alimentação e guia de dieta.
    Uso de elementos audiovisuais serão através de vídeos dos especialistas, fotos das pessoas.
    Os meios de distribuição e difusão serão através dos links de cada tópico: alimentação, dieta, fitness, fale conosco abrirão outros links com cada tema sendo abordado mais a fundo, mostrando os artigos, matérias e reportagens de forma mais clara e específica.
    Teremos as vendas de produtos naturais, anúncio de academias, roupas esportivas, clínica dos especialistas, roupas ortopédicas
    Equipe: duas jornalistas sócias e donas do site que buscarão as matérias e reportagens, um estagiário que ficará no escritório postando tudo no site e um assessor comercial cuidando dos anúncios, serviços e etc.
    O Esboço de logotipo e layout da página inicial será:
    “Via saudável – Melhorando sua saúde de A a Z”.
    O site será criado com as cores verde e azul, mostrando clareza e deixando identificado como uma cor leve que combine com a saúde.
    No centro do site terão em destaque as matérias que ficarão passando uma seguida da outra, com os temas mais buscados, junto com imagens e fotos de pessoas.
    Na parte superior do site terão os links para os assuntos com os vídeos, artigos, reportagens, fotos, imagens, guias, receitas, comentário dos usuários.
    Na parte inferior os links para as redes sociais.

    Taiana

    26/11/2012 em 21:06

  6. Professor, segue o link do arquivo do nosso projeto.

    http://jhonatan2012.files.wordpress.com/2012/11/jj-news.docx

    Abraços,
    Jhonatan Carlos de Oliveira
    Jéssica Fernanda das Taboas

    Jhonatan / Jéssica

    26/11/2012 em 21:12

  7. Alexandre Rocha – 03511-001
    Fábio Penariol – 03511-012

    Proposta editorial
    Produzir notícias que abordam os fatos e eventos de Jaboticabal, informando à população sobre acontecimentos do cotidiano, política e esportes.

    Tecnologia utilizada
    Web site.

    Nível de segmentação temática
    A segmentação temática abrange as notícias em geral.

    Público alvo
    Cidadãos jaboticabalenses e da região, independentemente da idade, e que possam se interessar pelas notícias da cidade de Jaboticabal.

    Estrutura de conteúdos:

    A editoria cotidiano terá uma segmentação maior, pois podem ser inseridos vários assuntos, como matérias factuais, cultura, eventos, fatos policiais, entre outros assuntos do dia-a-dia.

    Na editoria esporte, a segmentação também é bem ramificada, pois, com a variedade de esportes pode ter várias abordagens diferentes.

    Já em política, o foco será no legislativo, executivo e judiciário.

    Recursos de interatividade
    O site terá links que ligam uma notícia à outra, enquetes, opção do leitor comentar no fim da matéria e e-mail para contato, para que o leitor possa sugerir alguma pauta.

    Periodicidade de atualização
    Será diária, porém, pode haver atualizações em tempo real. No entanto, a atualização não será sempre em tempo real, e acompanhará a proporção dos acontecimentos da cidade, que não é muito grande, sendo assim, com atualizações diárias.

    Uso de imagens e outros elementos gráficos
    As matérias contarão com fotos. O site terá também, vídeos disponíveis, principalmente quando tratar de assuntos de grande repercussão, como desastres, eventos especiais e entrevistas.

    Uso de elementos audiovisuais
    O site disponibilizará vídeos, principalmente quando tratar de assuntos de grande repercussão, como desastres, eventos especiais e entrevistas.

    Meios de distribuição e difusão
    A difusão do trabalho será feita através de outdoors em pontos estratégicos na cidade; redes sociais como o Facebook; divulgação em festas tradicionais da cidade e panfletos em pontos comerciais.

    Plano comercial (assinaturas, anúncios, serviços)
    O projeto tem o objetivo de trabalhar com o plano de anúncios, no qual consistirá em divulgar marcas na página principal e nas demais páginas de notícias e de editorias.

    Equipes envolvidas e seus respectivos papéis

    As equipes envolvidas serão a de jornalismo, marketing e de web design.

    Jornalismo: 3 editores, 3 repórteres e 1 fotógrafo.

    Marketing: 1 publicitário e 1 telefonista.

    Web design: 1 profissional.

    A equipe de jornalismo será composta por editores, jornalistas e fotógrafos. Serão responsáveis pelas informações diárias, começando pelas reuniões de pauta, passando pela apuração e, em seguida, a produção das notícias.

    Já no marketing terá profissionais engajados no sentido de criar estratégias de divulgação do site, além de promover as marcas dos anunciantes.

    O web design ficará responsável pela parte estética do site, cumprindo também, a função de manter o bom funcionamento, seja alimentando o site com conteúdos ou tornando-o cada vez mais atrativo ao leitor.

    Esboço da página inicial:

    http://alexandreadam.files.wordpress.com/2012/11/slide1.jpg

    Alexandre Rocha

    26/11/2012 em 21:25

  8. Segue o link do trabalho postado no blog!
    https://jonatandutra.wordpress.com/2012/11/26/web-radio-bola/

    Web Rádio Bola
    Jornalistas responsáveis:
    Jonatan Luan de Oliveira Dutra 03511-040
    Celso Luís Gallo 03511-034

    •Proposta editorial
    Nossa proposta é levar ao público uma cobertura esportiva de qualidade, com variedade nos assuntos, focando o futebol e os times brasileiros, principalmente as equipes do eixo Rio/São Paulo, mas também abordando vôlei, basquete, tênis, automobilismo, lutas, entre outros.

    •Tecnologia utilizada
    A tecnologia usada será um streaming para a execução da nossa rádio na web, onde o ouvinte terá este suporte para ouvir direto de um arquivo de mídia do seu computador, como do Windows Media Player, por exemplo. A produção e edição dos áudios serão feitas em equipamentos modernos, com os melhores softwares e equipamentos.

    •Nível de segmentação temática
    Nosso segmento temático é o esporte e todos os eventos esportivos de importância, seja nacionais ou internacionais. Tudo o que estiver acontecendo no mundo do esporte será notícia ou assunto de debates.

    •Público-alvo
    Nosso público deverá ser aquelas pessoas que se interessam por notícias de esportes. Como nosso foco será o futebol, o alvo serão os homens, na maioria, e mulheres fanáticas pelo esporte mais popular do Brasil.

    •Estrutura de conteúdos
    O foco da nossa web rádio é o futebol brasileiro, portanto, daremos prioridade para este esporte. Mas, também, teremos notícias sobre todos os outros, como vôlei, basquete, futsal, tênis e os outros eventos esportivos que estiverem acontecendo no mundo. Além da webrádio, as notícias mais importantes também terão espaço no nosso site, com links para reportagens já exibidas na rádio.

    •Gêneros e formatos utilizados
    O formato da webrádio será de transmissões esportivas ao vivo e programas noticiosos e de debates. Nas atrações ao longo do dia, haverá entrevistas com atletas, ex-atletas e pessoas que de alguma forma participem do esporte, além de reportagens especiais.

    •Recursos de interatividade
    Os ouvintes poderão participar por e-mail, SMS e também pelas redes sociais. Aliás, como se trata de uma webrádio, é preciso cativar o público da internet. Para isso, haverá a confecção de um site para a rádio e uma ampla divulgação através de Twitter e Facebook, já que a webrádio precisa ser conhecida para ser ouvida.

    •Periodicidade de atualização
    A rádio terá programação diária, das 7h à 0h. Durante a madrugada, uma programação musical será executada (exceto quando houver eventos esportivos neste horário). A programação terá programas de notícias de vários esportes, programas só sobre futebol e também atrações específicas sobre determinado time. À noite, um debate com jornalistas também será apresentado.

    •Uso de imagens e outros elementos gráficos
    Como se trata de uma webrádio, o uso de imagens fica restrito ao site dela. Será um layout simples, mas objetivo, que não confunda os leitores. O uso de imagens de jogos, atletas e distintivos dos clubes serão os principais elementos usados, além de infográficos com estatísticas.

    •Uso de elementos audiovisuais
    No nosso site, áudios de entrevistas e programas serão colocados à disposição dos internautas, além de imagens dos eventos esportivos de importância, nacionais ou internacionais.

    •Meios de distribuição e difusão
    Serão utilizados os modelos streaming e on demand. O streaming será para ouvir a rádio online e a sua programação ao vivo. Além disso, as reportagens e entrevistas mais relevantes, além dos programas de debates, serão disponibilizados no site para que o internauta possa ouvir online ou fazer o download e colocar em tocadores de MP3.

    •Processos e fluxos de informação
    As informações irão chegar através da redação, pela internet, os dos próprios repórteres. A equipe de produção irá auxiliar na elaboração de pautas, que irão ser trabalhadas pelos repórteres. Além disso, os responsáveis pelo site também trabalharão em conjunto para levar as informações, antes dadas em áudio, no formato de texto.

    •Equipes envolvidas e seus respectivos papéis
    Serão ao todo 80 profissionais, distribuídos da seguinte forma:

    – 10 narradores dos mais variados esportes;
    – 10 comentaristas;
    – 15 repórteres de assuntos gerais e/ou setoristas de times;
    – 10 responsáveis pela postagem de conteúdo das notícias mais importantes no site;
    – 10 profissionais de produção;
    – 5 profissionais para o setor comercial;
    – 5 operadores de som;
    – 5 responsáveis pela manutenção técnica interna e externa;
    – 5 pessoas para o contato direto com o ouvinte através de e-mails e redes sociais;
    – 5 apresentadores dos programas.

    •Plano comercial
    As transmissões terão anunciantes, tanto para as jornadas esportivas quanto para os programas. Além disso, o site da nossa webrádio terá links patrocinados em formatos de banners.

  9. PROJETO DE PUBLICAÇÃO JORNALÍSTICA PARA MÍDIA DIGITAL
    DISCIPLINA – LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
    PROFESSOR: Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda
    ALUNOS: DANIEL SIDNEI MASTROIANO, N. 03511-551
    PAULO HENRIQUE R. CARDOZO, N. 03512-351

    . Sugestão de nome para o projeto: Jorn cub.com ou Foca.com, em referência aos nomes usados em Inglês e Português para tratar o jornalista inexperiente.
    • Proposta editorial – A ideia é criar um espaço em que o foco de atuação seja a difusão de conteúdo premium, em que jornalistas e profissionais ligados ao meio possam inserir matérias de interesse geral, expondo seu trabalho.
    • Tecnologia utilizada – Criação de uma Rede Social nos moldes das mais conhecidas de hoje (Wikipedia, Linkedin etc), utilizando a internet como plataforma de atuação, destinada à produção de conteúdo jornalístico online, com características corporativas, mas que pode ser acessada por quaisquer pessoas que desejem buscar conteúdo jornalístico diferenciado.
    • Nível de segmentação temática – Como o portal vai abranger pessoas de todas as etnias, raças, classes sociais, oriundas de todas as partes do mundo, consequentemente, o nível de segmentação temática, ou seja, a abrangência de assuntos que o veículo irá cobrir, também será heterogênea, permitindo ao internauta leitor do veículo de comunicação consultar os mais diversos temas de interesses gerais e específicos, de acordo com as opções pessoais ou profissionais.
    • Público-alvo – Na ponta ativa, o público são jornalistas e profissionais que desejem gerar conteúdo e mostrar seu trabalho em um ambiente pensado de modo especial nesse parceiro. Na ponta passiva, a proposta destina-se a qualquer pessoa que busque conteúdo jornalístico Premium e que não o encontre nos veículos e nas mídias tradicionais. O projeto propõe ainda, uma área experimental que é destinada a estudantes que podem publicar suas matérias e submetê-las à apreciação de um grupo de jornalistas que as corrige, instruindo o universitário sobre a maneira adequada de trabalhar o referido texto, isto é, o estudante terá seu texto orientado por tutores do mundo todo.
    • Estrutura de conteúdos – Em principio o site será dividido em três áreas básicas, cada uma voltada ao público alvo específico (jornalista, estudante, área pública).
    • Gêneros e formatos utilizados – Serão utilizados os gêneros informativo e opinativo, com enfoque ao uso dos formatos televisivo e escrito, nos moldes dos grandes sites de notícias mundiais. Assim, através da inserção de vídeos e textos pelo assinante do portal, o conteúdo será produzido.
    Recursos de interatividade – A utilização de recursos de interatividade terá grande prioridade no portal, sendo um dos destaques do projeto. Existirá a possibilidade da produção de vídeos e textos em diversos formatos jornalísticos pelo utilizador do portal. A comunicação portal-público e público-público é o alicerce da ideia.

    Paulo Cardozo e Daniel Mastroiano

    26/11/2012 em 21:54

  10. Olá professor aqui segue o link para visualizar o trabalho -> http://vitullira.wordpress.com/2012/11/27/projeto-de-publicacao-jornalistica-para-midia-digital/

    Produzido pelas alunas: Raíssa Vitulli-03511-047 e Bruna Fernandes 03511-046

    Raíssa Vitulli

    26/11/2012 em 23:38

  11. 1. PROJETO DE PUBLICAÇÃO JORNALÍSTICA PARA MÍDIA DIGITAL
    DISCIPLINA – LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
    PROFESSOR: Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda

    2. ALUNAS: DAIANE DE SOUZA LUCIANO/ CALIANDRA SEGNINI
    Sugestão de nome para o projeto: Canal Viva a Fé.
    •Proposta editorial
    Nossa proposta é Evangelizar todos os públicos, levando a eles Missas da cidade de Aparecida -SP/ Divino Pai Eterno -MG e até missas no Vaticano – Roma. Focando Sempre a Evangelização, atrás de Musicas, palestras e Missa.
    •Tecnologia utilizada
    A tecnologia usada será uma Site, neste site irá conter um canal de Tv na web, que irá transmitir as missas,através de um link.
    •Nível de segmentação temática

    Nosso segmento temático que se expande tanto nacional, internacional. Tudo que for pra evangelizar será nosso foco.
    •Público-alvo
    Nosso público será os Cristãos. Deverá ser aquelas pessoas que se interessam por Louvor, Palestras e Grupo de Oração.
    •Estrutura de conteúdos
    O foco da nossa Tv web, será para transmitir Missas, levando fé e esperanças a todas as famílias.
    •Gêneros e formatos utilizados
    O formato da Tv Web será de transmissões ao vivo e programas religiosos.
    •Recursos de interatividade
    Os ouvintes poderão participar por e-mail, SMS e também pelas redes sociais. Aliás, como se trata de uma Tv web é preciso cativar o público da internet. Para isso, haverá a confecção de um site para a rádio e uma ampla divulgação através de Twitter e Facebook.
    •Periodicidade de atualização

    A Tv terá programação diária, das 7h à 0h. Durante a madrugada, uma programação musical com Ministérios de Musicas da região, com caravana .
    •Uso de imagens e outros elementos gráficos
    Como se trata de uma tv o uso de imagens fica restrito ao site
    •Uso de elementos audiovisuais
    No nosso site, áudios de entrevistas e programas serão colocados à disposição dos internautas, além de imagens dos eventos .
    •Meios de distribuição e difusão
    Serão utilizados Link para a transmissão, áudio para uma boa execução.
    •Processos e fluxos de informação
    As informações irão chegar através de uma equipe , preparada que ficará informada onde , que devemos fazer a transmissão de cada dia, exemplo um dia no Vaticano, no outro em Minas Gerais etc.
    •Equipes envolvidas e seus respectivos papéis
    Serão ao todo 80 profissionais, distribuídos da seguinte forma:
    – 35 pessoas para cuidar de som, iluminação, e transmissão
    – 10 responsáveis pela postagem de conteúdo das notícias mais importantes no site;
    – 10 profissionais de produção;

    – 5 profissionais para o setor comercial;
    – 5 apresentadores.
    – 5 responsáveis pela manutenção técnica interna e externa;
    – 5 pessoas para o contato direto com o ouvinte através de e-mails e redes sociais;
    – 5- padres, para dar palestras
    •Plano comercial
    As transmissões terão anunciantes nos intervalos do programa.

    Nome: Daiane Luciano

    27/11/2012 em 9:43

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